Fazer amarrada não passa de 135 km/h

02 Set 2014 23:19 #1 por wmoreira
Galera minha Fazer 2008 não está conseguindo passar nem de 135 NA DESCIDA, e sou magrelo (65kg), o que diabos pode estar acontecendo? Cabo todo enrolado, tenho certeza que estava de 5ª aliás tentei várias vezes mas nunca passou de 135khm/h, nem a 10 mil giros. Será valvula presa? Quando comprei deixei na revisão e o mexanico disse que regulou, também pedi pra que trocasse o óleo e por sinal ela veio com o nivel bem alto, terá sido por isso? Hoje eu deixei descer um pouco do óleo até ficar dentro da marca máxima da vareta, amanhã vou testar... alguma sugestão?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2014 09:34 #2 por ezenecon

wmoreira escreveu: Galera minha Fazer 2008 não está conseguindo passar nem de 135 NA DESCIDA, e sou magrelo (65kg), o que diabos pode estar acontecendo? Cabo todo enrolado, tenho certeza que estava de 5ª aliás tentei várias vezes mas nunca passou de 135khm/h, nem a 10 mil giros. Será valvula presa? Quando comprei deixei na revisão e o mexanico disse que regulou, também pedi pra que trocasse o óleo e por sinal ela veio com o nivel bem alto, terá sido por isso? Hoje eu deixei descer um pouco do óleo até ficar dentro da marca máxima da vareta, amanhã vou testar... alguma sugestão?


Caro Wmoreira,

Se o motor atinge 10 mil RPM e a velocidade final mostrada no painel não ultrapassa os 135 km/h, provavelmente o problema não seja o motor, que atinge sua rotação máxima e, diferentemente dos veículos equipados com CVT (transmissão continuamente variável) os equipados com câmbio convencional sempre atingem a mesma velocidade com a mesma rotação, se utilizadas as mesmas peças que compõem a transmissão (coroa, pinhão, pneu, etc.).

Assim, se vc não trocou a relação recentemente por uma mais curta, o que justificaria essa velocidade final reduzida, as causas podem ser:

1 - erro do tacógrafo (conta-giros) que pode estar marcando uma velocidade angular do motor menor que a efetiva. Se for esse o problema, vc pode identificar pelo barulho do motor que parece não estar condizente com a rotação mostrada;

2 - erro do velocímetro (ou acerto) que pode estar mostrando uma velocidade diferente, porém, no caso da Fazer, mais próxima da real, pois uma 250 com 21 hp não passa de 135 km/h real. Então o que é marcado a mais é puro erro de velocímetro; ou

3 - embreagem patinando que não transfere toda a rotação do motor para o câmbio, reduzindo a velocidade final.

Tente aferir seu velocímetro com um GPS. Vc pode compar com outras motos, emparelhando com elas e verificando o mostrado no da sua moto em relação à outra.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2014 11:49 #3 por elielanderson

ezenecon escreveu:

wmoreira escreveu: Galera minha Fazer 2008 não está conseguindo passar nem de 135 NA DESCIDA, e sou magrelo (65kg), o que diabos pode estar acontecendo? Cabo todo enrolado, tenho certeza que estava de 5ª aliás tentei várias vezes mas nunca passou de 135khm/h, nem a 10 mil giros. Será valvula presa? Quando comprei deixei na revisão e o mexanico disse que regulou, também pedi pra que trocasse o óleo e por sinal ela veio com o nivel bem alto, terá sido por isso? Hoje eu deixei descer um pouco do óleo até ficar dentro da marca máxima da vareta, amanhã vou testar... alguma sugestão?


Caro Wmoreira,

Se o motor atinge 10 mil RPM e a velocidade final mostrada no painel não ultrapassa os 135 km/h, provavelmente o problema não seja o motor, que atinge sua rotação máxima e, diferentemente dos veículos equipados com CVT (transmissão continuamente variável) os equipados com câmbio convencional sempre atingem a mesma velocidade com a mesma rotação, se utilizadas as mesmas peças que compõem a transmissão (coroa, pinhão, pneu, etc.).

Assim, se vc não trocou a relação recentemente por uma mais curta, o que justificaria essa velocidade final reduzida, as causas podem ser:

1 - erro do tacógrafo (conta-giros) que pode estar marcando uma velocidade angular do motor menor que a efetiva. Se for esse o problema, vc pode identificar pelo barulho do motor que parece não estar condizente com a rotação mostrada;

2 - erro do velocímetro (ou acerto) que pode estar mostrando uma velocidade diferente, porém, no caso da Fazer, mais próxima da real, pois uma 250 com 21 hp não passa de 135 km/h real. Então o que é marcado a mais é puro erro de velocímetro; ou

3 - embreagem patinando que não transfere toda a rotação do motor para o câmbio, reduzindo a velocidade final.

Tente aferir seu velocímetro com um GPS. Vc pode compar com outras motos, emparelhando com elas e verificando o mostrado no da sua moto em relação à outra.



Bom dia Srs. Perfeito Ezenecom, pode realmente ser embreagem patinando. No caso da fazer e suas derivadas - leia-se ténéré e lander - não há como acontecer isso por conta da transmissão secundária alterada, pois altera tbm o velocímetro por conta do sensor no eixo de engrenagem do pinhão. Se caso encurtasse a relação ela atingiria os 10000 rpm mais facilmente mas a velocidade iria ser de próximo 155 km/h no painel que é exatamente a máxima da Fazer

Pode ser tbm problemas no sensor de velocidade como o amigo Ezenecon citou ou o próprio painel tbm com defeito. Enfim, tem que fazer testes para resolver seu problema. Um GPS ajuda nisso ai tbm...


Abraços

Yamaha Fazer 250 preta em Joinville/Araquari - Santa e bela Catarina ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2014 01:13 - 04 Set 2014 15:07 #4 por wmoreira
Acho que houve um erro de grafia meu, eu quis dizer que a moto sequer chega aos 10 mil giros de cabo enrolado na descida em 5ª.

Bom, creio que em relação ao velocímetro não seja problema pois passei num radar eletrônico a 39 km/h no painel e o radar mostrou que eu havia passado a 33, uma diferença monstruosa digna do painel das Fazers.

Eu gosto de deixar a embreagem alta, até porque a Fazer com embreagem baixa tende a ficar com o cambio duro e teima em dificultar o engate do ponto morto, mas ja fiz alguns testes e tenho certeza que há uma folga razoável no manete, que creio eu seria insuficiente pra fazer a embreagem patinar, mas em todo caso pretendo fazer um teste com a embreagem mais baixa pra ver se muda o resultado. A propósito, o cabo de embreagem é novo.

Não tive tempo de testar a moto hoje, como eu disse, o nivel de óleo estava bem acima do máximo e pelo que andei pesquisando, isso pode deixar o motor mais pesado. Soltei óleo até ficar dentro da marca de nível máximo. Obs: fiz conforme manda o manual, andei um bom tempo até esquentar, desliguei e deixei esfriando uns 15 minutos pra aferir o nível.

ATUALIZANDO: consegui testar hoje, mesma coisa, um parto pra passar de 135 km/h, com muito custo num baixadão mais longo deitado em cima do tanque deu 140 :S um amigo me disse pra encher o tanque de Podium e acelerar sem dó na BR pra ver se limpa o motor, outro disse pra andar arregaçando giro de 3ª na BR por uns 2 minutos pois o motor estaria "preso" (que aberração auehaueh). Reparei também, que a 120 o giro está exatamente em 8 mil RPM, é o correto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2016 06:49 #5 por doutor estranho
Verifica a vela e filtro de ar, tem mecanico que fala que verificou, mas tem preguiça.
Já aconteceu de eu tirar a moto da revisão com filtro sujo, por isso que eu nao vou mais em oficina.
verifica se quando vc enrola o cabo, lá embaixo no tbi, o cabo tá acelerando tudo o que tem que acelerar.Com a moto parada e desligada.
Verifique a calibragem dos pneus.
Pode ser a compressão do motor, a fazer não fuma, mas o motor vai perdendo força, tive uma fazer que com 90mil andava bem, mas nao andava nem perto do que era com 20mil.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.109 segundos