Peguei isso num site que falava sobre a XT660. Se for bobagem, desconsiderem, só to tentando aprender alguma coisa, afinal minha fazer 2011 tá acendendo a luz de anomalia quando passo de 120km/h e quando paro a moto, ela fika piscando 2xlentas e 4xrápidas, pesquisando pela net descobri que se trata do erro 24 - SONDA LAMBA, fui na CC e os "mecânicos" disseram que éra problema elétrico e que minha bateria estava com carga baixa, eles deram uma carga lenta e disseram que tava resolvido, já deu pra perceber que não resolveu nada.
Sei que posso ser alvo de críticas por incitar o pessoal a mexer em coisas que não sabe, entretanto eu to com esse problema na minha fazer, eu levo pra concessionaria e nada é resolvido, como na internet se fala de tudo, quem sabe não podemos garimpar informação e levar pros "mecanicos" da CC e ajuda-los a resolver nossos problemas.
Alguem ai ja tentou entrar na ECU e verificar o status dos sensores "Diag Mode" ou regular a proporção de mistura de Ar + gasolina (ajuste de CO).
Diag Mode (modo de diagnóstico), este modo pode ser dividido em 3 fases:
1. Verificação dos sensores. Verifica o status de todos os sensores.
2. Verificação de memória do ECU. Verifica os dados armazenados na memória da ECU e men-sagens de erros (Ex: Leitura do sensor de inclinação “Leia sensor de tombo”).
3. Atuadores. Testa os atuadores controlados pela ECU.
Para entrar mo modo de diagnóstico e regulagem siga os seguintes passos:
• Com a chave geral e o botão corta corrente (Engine Run switch) desligados;
• Pressione os botões SELECT & RESET simultaneamente, mantendo pressionados, ligue a cha-ve geral e aguarde mais de 8 segundos, soltando os botões SELECT & RESET.
• Deverá aparecer no visor do painel a mensagem DIAG.
• Para alternar entre os modos Diag e CO utilize os botões SELECT ou RESET.
• Para selecionar o modo desejado aperte SELECT & RESET simultaneamente durante mais de 4 segundos.
• Como regra geral os botões SELECT ou RESET fazem a navegação e os botões SELECT & RESET apertados simultaneamente fazem a seleção.
• O botão corta corrente (Engine Run switch) faz atuação da opção selecionada, inclusive os tes-tes dos atuadores.
1. Verificação dos sensores (Sensors):
SE Descrição Valor padrão
01 Posicionador de aceleração. 15-17 fechado / 97-100 todo acelerado.
02 Pressão atmosférica em mmHg. 760 ao nível dor mar em condições normais.
03 Diferencial de pressão entre a admissão e a pressão atmosférica.
05 Temperatura do ar na admissão Gr. C.
06 Temperatura do fluído de refrigeração Gr. C.
07 Velocidade absoluta. 000 parado
08 Chave de controle de angulo seguro de inclinação. Este ângulo desliga a moto em caso de tombo. Deve estar entre 0.4-1.4 (frontal) to 3.8-4.2 (lateral). Desmontar a chave para verificar, simulando a inclinação!!!
09 Voltagem da bateria 12V Moto Desligada / 13,8V Ligada
20 Chave do descanso ON – OFF
21 Chave de neutro ON – OFF
2. Verificação e reset da memória ECU;
60 EEPROM – código da presença de erro 00- sem erros / 01 – erro no cilindro 1 / 02 erro no cilindro 2
61 Mostra o registro do código do erro 00 – Sem erros na memória / (11 a 50) se tiver erros mos-tra o código conforme tabela de erros abaixo.
62 Mostra o número do código de erro e limpa memória. Para limpar a memória de código de erros posicione o “Engine Run Switch” na posição “ON”(não pode ser desfeito, por isso anote todos os códigos antes).
70 Verifica o número do código de erro. De 0 a 255.
Tabela de códigos de erros:
11 Erro no sensor de identificação do cilndro
12 Erro no sensor de marchas na carcaça
13 Erro no sensor de pressão de entrada de ar
14 Erro no sensor no duto de entrada de ar
15 Erro no sensor de posicionamento de aceleração. (Throtlle position)
19 Erro no sensor do descanso lateral
20 Erro no sensor de pressão do ar na enrada (caixa de ar).
21 Erro no sensor de temperatura do líquido de resfriamento.
22 Erro no sensor de temperatura do ar na admissão.
23 Erro no sensor de pressão atmosférica.
25 Erro no sensor lambda (O2) – Sensor de oxigênio livre.
30 Ventilador com problemas
33 Sistema de resfriamento 1 em aberto
34 Sistema de resfriamento 2 em aberto
41 Sensor de choque (colisão ou queda acionado)
42 Erro no sensor de velocidade e ou curto circuito no sensor de neutro. (Diags 07 e 21)
43 Erro no controlador de voltagem da bateria.
44 EEPROM com erro de leitura e ou escrita (Diag 60)
50 Erro na memória do ECU
ER-1 Erro no link da ECU
ER-2 Erro no link da ECU
ER-3 Erro no link da ECU
ER-4 Erro no link da ECU
Os erros 11/12/19/30/41/50 e ER-1 a ER4 não possibilitam o funcionamento do motor.
Os erros 13/14/20/21/22/23/24/42/43/44, Possibilitam o funcionamento do motor, mas requer intervenção imediata..
3. Ativadores – Esta seção é utilizada para testes de componentes;
• Para ativar o teste selecionado, utilize o botão corta corrente
30 Centelha da vela cilindro 1 A vela centelhará 5 vezes por segundo
31 Centelha da vela cilindro 2 A vela centelhará 5 vezes por segundo
36 Solenóide do bico injetor 1 A solenóide ativará 5 vezes por segundo
37 Solenóide do bico injetor 2 A solenóide ativará 5 vezes por segundo
48 Solenóide do duto de ar A solenóide ativará 5 vezes por segundo
49 Solenóide da admissão de ar A solenóide ativará 5 vezes por segundo
50 Relé da injeção eletrônica O relé ativará 5 vezes por segundo
51 Ventilador do radiador O ventilador ativará a cada 5 segundos
52 Relé do farol O ventilador ativará a cada 5 segundos (2” lig. /3”desl.)
Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.
Hoje em dia como muitos sabem para diagnosticar alguns problemas nos carros existe um aparelho que faz isso conectando um cabo que está embaixo do painel, não me lembro o nome dele agora, creio que as novas motos devem ter um sistema parecido, conectando um aparelho para diagnosticar a falha, mas acredito que os mecânicos ainda não estõ familiarizados com o mesmo, ou então não querem usá-lo, ou é preguiça mesmo.
Creio que com o conhecimento dessa tabela (sendo verdadeira) vai ajudar os proprietários a não serem enrolados pelos mecânicos principalmente os de concessionária, que não nos deixam ver o que estão fazendo com nossas máquinas.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
scanner automotivo patrão ou ids e outros depende da
fabricante, mais todos conhecem como scanner...........
nossa otimo topico, so querendo ja abusar de alguem se
desse pra colocar um video no you tube sobre isto ai seria
sensacional.........não precisar ser de tudo e sim somente
de uma parte como exemplo.........
nossa quem tem fazer tem que ter isto na carteira se um dia
precisar e estiver na rua, pelo menos não vai precisar
deixar os mecanicos de 125 carburada ficar fuçando em
sensor de moto IE..
Minha frota:
Sundown Web (Amor eterno)
Honda CG Titan;
Honda NXR Boz (profissional), Vem ai a Dafra Citycom;
Kasinski Comet GT (nova paixão)
rodrigoalves100 escreveu: nossa quem tem fazer tem que ter isto na carteira se um dia
precisar e estiver na rua, pelo menos não vai precisar
deixar os mecanicos de 125 carburada ficar fuçando em
sensor de moto IE..
Desculpem se falo uma bobagem, mas a Fazer antiga não tem este sistema de diagnose pelo painel. Apenas regulagem de CO em marcha lenta. A XT 660 tem tudo o que o amigo escreve acima, mas a Fazer tem que espetar o Scanner. A não ser que as Fazers novas mudaram muito (o que eu duvido) estas opções acima não servem não...
abç
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
No manual de serviços da fazer tem os códigos de erro
Creio que pelo painel digital não se faz nada além das
leituras das informações de hora, hodometro parcial (1e2),
total, nivel do tanque e alerta de reserva.
ja vi na net alguns videos da própria Yamaha mostrando algumas ferramentas especiais para a manutenção da fazer e
junto tinha o tal scaner, mas alguem ja tentou acessar a
ecu com os passos descritos pelo nosso amigo RhinoKako????
Muito bom o tópico, e as vezes a gente aprendendo mexemos melhor que os mecanicos.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
prancha escreveu: ja vi na net alguns videos da própria Yamaha mostrando algumas ferramentas especiais para a manutenção da fazer e
junto tinha o tal scaner, mas alguem ja tentou acessar a
ecu com os passos descritos pelo nosso amigo RhinoKako????
Já e digo:
isso não existe para a Fazer 250.
abç
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Saudações a todos!
Adiquiri recentemente uma Fazer ano 2006. A moto esta apresentando um problema em que o Conta-giro nao esta fuincionando. O painel faz o chek list porem nao marca o giro do motor. Levei em um mecanico e o mesmo constatou que era o módulo ECU, testando outro modulo o conta-giro funcionou corretamente. Alguem ja passou ou ouvir falar de alguem problema desses? Achei estranho pois so o conta-giro nao funciona corretamente.
Newbos, seja bem vindo ao Moronline.
Putz, vc tá ai desde o dia 25 e sem resposta.
Certamente é porque o problema é incomum e ninguém quer
opinar sobre o que não sabe, ou vivenciou.
Veja: Se a moto está com o funcionamento normal, não
justificaria uma despesa alta na aquisiçaõ de um módulo.
De qualquer forma, verifique o preço do módulo fabricado
pela servitec, normalmente os produtos dela são bons e
muito mais baratos que os originais.
Realmente esse problema é muito incomum. Conversei com varios mecanicos e ninguem nunca viu esse problema, ate mesmo os mecanicos da Yamaha. Consegui comprar um modulo usado por 250,00. Agora esta tudo ok.