Abrí este tópico para que possamos ter uma noção do tempo que uma relação e pneus duram em nossas motos. Haja vista que ambos equipamentos são os que mais puxam no valor de manutenção de uma moto, é legal sabermos as experiencias com produtos originais ou não.
Pois bem;
Muitos aqui sabem que aprendí a pilotar "na minha" há 6 meses atrás e com 3 mil quilometros precisei fazer o primeiro ajuste da corrente; hoje, com 7.000, ela está tensionada praticamente como estava no dia do ajuste! Com certeza isto aconteceu por causa da minha inexperiente tocada em que a cada troca de marcha não acontecia o sincronismo entre a mão da embreagem e a mão do acelerador resultando em trancos constantes. Neste tempo todo, devo lubrificar minha corrente pelo menos duas vezes por mês, o que ajuda na preservação do conjunto.
Baseado neste meu relato, se continuar assim, vou ter relação pra pelo menos 20.000km só pelo fato de eu ter aprendido a trocar de marcha de maneira descente, então vamos ver daqui um tempo o que acontece.
Com relação aos pneus, só saberemos quando tiver que trocar mesmo.
Abraços.
ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black
É aí que entra o custo das coisas. O pneu traseiro da minha Burgman 125 durou 22.000 KM. Dizem que Fazer e Twister comem um pneu a cada 14.000. Quanto maior a potência, maior o consumo de pneu e do bolso também (dãããr óbvio).
Relação original sem emendas durou 29.975 km; comprei da mesma marca na Yamaha, com emenda, e não estou gostando. Está afrouxando com muita frequencia.
Vela original durou 29.764 km;
Pneu traseiro durou 21.270 km;
Pneu dianteiro original ainda está na moto com 31.754 km !! Este eu preciso trocar para ontem...
galera sou meio experiente em motos vou dar algumas dicas para a durabilidade da relação e os pneus:lavar com diesel ou querosene a cada 15 dias e jamais coloque graxa, eu uso oleo sw40 , quando a moto estiver fria jamais engate a marcha para evitar aquele tranco não parece mais ele é muito forte na relação! bombe o manete da embreage 2 ou 3 x antes. quanto os pneus o q mais gasta o dianteiro é o freio, evite freiar muito proximo das esquinas ou farol, no traseiro q mais gasta e a arrancada e o freio tambem, evite sair esguelando a bichinha e freiar proximo das esquinas ou farol, Obs. pra quem viaja muito os pneus duram no maximo 14mil km, a relação bem cuidada dura até 33mil km
meu irmao tem uma fazer e os pneus duram 15000 km andando normalmente...se ficar arrancando forte pode chegar a durar somente 10000 e a relacao terá sua vida tambem mais curta.
quanto relacao secundária, devo resaltar que aos 17000 kilometros a corrente e a coroa estavam em muito bom estado..mas o pinhao ja tinha desgaste adiantado e já fazia mais barulho que o normal de quando era novo ....ele se desgasta antes porque gira tres vezes mais que a coroa... e seus dentinhos entortados começariam a estragar o resto da relacao....para evitar o barulho e que o pinhao meio ruim detonasse de vez a relacao, ele usa 2 pinhoes(o segundo da riffel aco 1045) para cada jogo de transmissao...o primeiro ele trocou aos 17000 e o segundo durou até o final da relacao com 32.500 kilometros ...podia rodar mais um pouco mas já estava muito desgastada e barulhenta entao trocou todo o conjunto por novos(coroa,corrente,pinhao).
Comandante40116,1407060185
1º pneu traseiro - Durou 20 mil km
1º pneu dianteiro - Durou 39 mil km ( só porque estragou )
Relação - Ainda original com 44500 km. Ainda não necessita de troca e ainda tem muita regulagem.
O Segundo pneu traseiro já tem 24500 km. Em breve trocarei pois a estabilidade já está comprometida, embora os frisos ainda não tenham desaparecidos.
Não vou fazer nenhuma citação pra não desmerecer os outros comentários mas o Ribeiro salientou uma coisa muito importante e que percebí fazem apenas duas semanas que é o lance de engatar a primeira marcha com o motor frio. Eu sempre deixo a moto esquentar um pouco antes de sair porque assim dá tempo do óleo afinar e lubrificar melhor a caixa de cambio e fatalmente não dá aquele tranco que acontece com o motor frio.
Obrigado a todos pelos comentários! Tenho certeza que muitos vão ver este tópico e pensar duas vezes antes de colocar uma corrente com emenda por exemplo.
Abraços.
ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black
Comandante escreveu: ...entao se quer fazer ela durar muito, basta andar feito um vovozinho nos 60km/h...arranque sempre devagar e mantenha a relacao limpa e lubrificada.
Depois que você arranca, a meu ver pode andar a 300 km/h.
Em estrada, minha velocidade média é entre 90 e 120 km/h. E ainda não sou avô...