Pêndulo e contra esterço.

17 Mar 2011 16:35 #61 por Emerson_rj
Respondido por Emerson_rj no tópico Pêndulo e contra esterço.
Boa, Jota Nunes.


Abração.

Emerson_rj
XRE300 Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 13:34 #62 por TECO
Respondido por TECO no tópico Pêndulo e contra esterço.
Venho lendo as respostas deste tópico e fiquei curioso e
intrigado com as observações de todos. Antes de ler nunca
tinha ouvido falar desta técnica, sempre ouvimos e vemos o
famoso pêndulo.
Na motocada que fiz ontem, estava decidido a começar a
conhecer mais de perto esta técnica, que vai contra todos
os instinto possíveis, pois se entendi, deve-se "forçar"o
guidon para o lado contrário ao da curva.
Sai de casa e com este pensamento na cabeça, sai pela BR
116 e no trecho que que fiz não haviam mtas curvas, mas
tentei como o indicado, aos poucos ir aplicando a força em
uma das manopla e tentar sentir a reação da motoca.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 13:39 #63 por TECO
Respondido por TECO no tópico Pêndulo e contra esterço.
Confesso que senti uma leve "puxada"para o lado, mas não sabia se
era efeito da técnica ou qualquer outra variável.
Ao ingressar na RS 239 as curvas aumentaram e pude experimentar
com mais "peso" a técnica, mas não me sai muito bem, pois apesar
das curvas serem boas para quem começa, não percebia o seu
efeito, talvez por inexperiência mesmo ou sabe-se lá por que?
Em uma das curvas, inconscientemente fiz o oposto, ao invés de
empurrar o guidon para o lado oposto da curva, com o braço
contrário ao sentido da curva, puxei-o e para minha surpresa,
senti a moto entrar com vontade na curva.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 13:46 #64 por TECO
Respondido por TECO no tópico Pêndulo e contra esterço.
Surpreso, pensei comigo mesmo,"acho que encontrei a minha
forma de contra-esterçar".
Ao ingressar na RS-020, uma estrada que não conhecia, as
curvas nas mais diversas condições e formas se
apresentavam uma após a outra, e fui aplicando a técnica,
adaptada a minha capacidade, e ia me deliciando com esta
descoberta, cada curva era feita com maior precisão e
segurança, pois ao meu ver, a moto entrava mais firme e
eu percebi que o uso dos freios,não se fazia tão
necessário quanto antes, ao contrário, em algumas eu até
acelerei para fazer a curva de forma mais perfeita.
Ainda tenho muito à aprimorar, mas já posso dizer que
consigo usar esta técnica.
Aos mestres, fica o pedido, de que continuem
compartilhando seus ensinamentos.
Abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2011 08:18 #65 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
É isso ae, Teco !

Quando você dominar o "empurrar" e "puxar" ao mesmo
tempo, vai ficar ainda mais fácil e divertido.

Com o tempo o movimento das mãos e braços vai ficando
inconsciente e aí você pode poderá ir prestando atenção
ao posicionamento dos pés nas pedaleiras e das pernas no
tanque e verá que tudo contribui para a condução da
motoca.

Além das pernas e pés, há também o posicionamento do
corpo e até da cabeça. É impressionante como na pilotagem
de uma moto tudo influi, desde a pegada no guidão até a
posição do pé na pedaleira. A gente pilota uma moto com o
corpo todo. Por isso moto é tão divertido! É um
aprendizado contínuo. A cada viagem, a cada curva a
gente aprende uma coisinha diferente, descobre as reações
mais sutis da moto, como a diferença que faz 2 ou 3
libras num pneu, um "clic" a mais ou a menos no ajuste da
suspensão ou as mudanças nas reações conforme o nível de
combustível no tanque vai baixando.

E não existe receita de bolo. Cada um vai desenvolvendo o
seu jeito, a sua pegada, a sua tocada. Existem, claro, as
regras básicas, mas o ajuste fino é individual de cada um
e só se consegue na prática contínua.

E nós aqui na encosta da Serra Gaúcha somos
privilegiados, pois as curvas da BR116, RS020, RS115,
RS235, etc são perfeitas.

Olha só:

BR116 - Entre Dois Irmãos e Nova Petrópolis - RS Jota Nunes40624.4915856481

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2011 13:15 #66 por TECO
Respondido por TECO no tópico Pêndulo e contra esterço.
E aí Jota, tudo bem?
Tem razão, com o tempo vou aprimorando.
A RS 020 é mesmo uma delícia, já estou como vontade de
voltar (é capaz de eu ficar viciado nela).
O trecho da 116 até Dois Irmãos conheço bem.
Abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Mar 2011 06:14 #67 por Marcinho-Moto
Respondido por Marcinho-Moto no tópico Pêndulo e contra esterço.
Parabens ai Gauchadas, vcs tem realmente este privilégio de poder contar com essas rodovias com paisagens maravilhosas, cada estrada, cada curva lindas, ainda não as conheço, mas quero conhecer um dia, pois acho esses caminhos de serras indos.


Igual a este que vi abaixo, essas estradas poxa maravilha. Agora que cidade é essa aonde o cara parece que está em cima de uma pedra e tem um vista lindíssima dela sobre uma cidade.


http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=15523& amp;PN=1&TPN=86


Apaixonante...


Parabens.

Marcinho - Apaixonado por Motos e Aventuras!!!

Atual
Suzuki Burgman
Honda CBR 600RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Mar 2011 07:08 #68 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Marcinho, essa é a cidade de Osório, no litoral norte do
RS. Na página 76 tem mais fotos do local e do passeio até
lá.

E veja na página 87 do mesmo tópico umas fotos no mesmo
estilo, só que na cidade serrana de Nova Petrópolis.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2011 08:04 #69 por Marcinho-Moto
Respondido por Marcinho-Moto no tópico Pêndulo e contra esterço.
Blz Jota Nunes, vi as fotos, cara sou louco pra conhecer a região Sul do país, acho muito lindo essa região e o clima tb eu gosto, prefiro o calor claro, mas acho o clima apaixonante.


Lindas as fotos, região belíssima. Parabéns. E se tiver mais fotos ai pra mostrar, manda pra nós aí. Abraços.

Marcinho - Apaixonado por Motos e Aventuras!!!

Atual
Suzuki Burgman
Honda CBR 600RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2011 17:50 #70 por ftanure
Respondido por ftanure no tópico Pêndulo e contra esterço.
Boas explicações, mas pra esclarecer:
- FORÇAR = EMPURRAR
se deseja ir para a direta, empurre o lado direito do guidon com a mão direita.se deseja ir para a esquerda, empurre o lado esquerdo do guidon com a mão esquerda.
MAS QUAL FORÇA DEVO APLICAR AO EMPURRAR?
- a força varia de acordo com o ângulo da curva- é importante lembrar que a moto oferecerá um resistência - normal - a esse movimento,tornando o movimento da moto na curva mais uniforme e estável
NEM TODOS APLICAM O CONTRA ESTERÇO NO DIA-A-DIA, É UMA FORMA DE PILOTARQUE TORNA AS CURVAS MAIS SUAVES E DEVE SER PRATICADA AOS POUCOS E COMCUIDADO, LEMBRANDO QUE SÓ SE APLICA A VELOCIDADES SUPERIORES A CASA DOS 30-4Okm/h
ABRAÇO

MotorOfficer, H-D Police Motorcycle Operator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2011 15:16 #71 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Pêndulo e contra esterço.
achei um video muito bom de contra-esterço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2012 15:28 #72 por RuffBA
Respondido por RuffBA no tópico Pêndulo e contra esterço.
muito bom esse tópico!a estrada daqui de camamu pra ilheus (via itacare) é cheia de curvas, espero em breve poder testar na SM

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2012 22:14 #73 por fireblade
Respondido por fireblade no tópico Pêndulo e contra esterço.
blz galera .. ando de moto esportiva mas a inclinação da moto é algo q estou aprendendo e o contra esterço tem auxiliado.. a duvida é..
quando eu pendular devo usar o contra esterço pra ter a inclinação necessária pra passar pela curva?
abraços

srad 750

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2012 21:37 #74 por gildalfer
Respondido por gildalfer no tópico Pêndulo e contra esterço.
Uma dica que um amigo, Jaime Nazário, piloto de corridas, me deu: Se v. entrar muito rápido numa curva e sentir que não vai vencê-la, faça o seguinte. Mantenha a moto acelerada normalmente e pise suavemente no freio traseiro. A moto tende a "acocar" e adquire mais aderência na curva. É o efeito "freio de mão" que ocorre nos carros quando v.tenta sair com ele puxado. Eu já testei e funcionou.

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2012 11:13 #75 por terreno
Respondido por terreno no tópico Pêndulo e contra esterço.

gildalfer escreveu: Uma dica que um amigo, Jaime Nazário, piloto de corridas, me deu: Se v. entrar muito rápido numa curva e sentir que não vai vencê-la, faça o seguinte. Mantenha a moto acelerada normalmente e pise suavemente no freio traseiro. A moto tende a "acocar" e adquire mais aderência na curva. É o efeito "freio de mão" que ocorre nos carros quando v.tenta sair com ele puxado. Eu já testei e funcionou.



muito bem lembrado , ja faço uso desse expediente a muitos e muitos anos , e ja me ajudou ( salvou) em algumas situaçoes , basta ter sensibilidade e frear pouquinho e continuar acelerando , a moto continua colada ao chao e a velocidade nao aumenta a ponto de te derrubar .
boa , valeu o toque ai pa rapaziada ..........

MINI GT 50 1973 RD 75 1977
CG 125 1980 RX 180 1982
XL 250R 1982 Tornado 250 2001
DT 180 e DT 200 CRF 230 07 09
Twister 06 07 08
Fazer 06 07 08 CB 300 2010
Hornet'S 2008 ABS & STD 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.429 segundos