Pêndulo e contra esterço.

11 Jan 2011 00:41 #46 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Pêndulo e contra esterço.
Olá galera tudo ok comigo. O médico disse que as dores eram provenientes do impacto, nada de mais .
Ele disse : "caramba, vc tá cheio de lugar roxo, mas não tem um ralado, só sangue pisado e sem fraturas se tivesse sem equipamento a coisa ia ser muito pior", ou seja, ele deduziu o óbvio.
Agradeço a todos pelo apoio e usem sempre equipamento de proteção, no início a gente sente calor mas depois acostuma, é melhor que ficar cheio de feridas

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

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11 Jan 2011 06:07 #47 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Eu sempre digo pra minha esposa quando ela teima em não
usar equipamento por causa do calor:

- Calor é só enquanto está vestido, quando tira o calor
passa. Mas escoriações, luxações e fraturas passam meses
doendo e incomodando (algumas até nunca mais voltam ao
normal). E então? O que é melhor? Passar alguns minutinhos
de calor com uma jaqueta e uma luva ou passar meses de
calor, dores e incômodos com talas, gessos e ataduras??

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21 Jan 2011 07:48 #48 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Pêndulo e contra esterço.
Paulo, eu tb passei por situação semelhante, mas estava
quase parado, chegando no farol fechado e passei numa poça
de óleo (tava chovendo). Perdi a dianteira e fui pro chão,
mais só um ralado na mão, na carenagem e no retrovisor.
Nada de mais

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21 Jan 2011 08:17 #49 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Pêndulo e contra esterço.
Agora, voltando ao tópico...

Apesar de ter comprado a minha "moto de verdade" a apenas
um mês (comprei uma nijinha 250 em dezembro, antes dela
tinha uma Biz), peguei muito material de leitura,
principalmente gringo, e vi muitos vídeos. Começei a ler
os materiais em outubro, pois a compra da nija em
dezembro ja estava planejada. Tudo que aprendi com muita
leitura fui colocando em prática aos poucos.

Como tenho tudo fresco na cabeça, vou escrever aqui
algumas linhas sobre minha experiência, tentando ser o
mais claro possível, sem utilizar termos técnicos...vamos
lá.

O pêndulo, que muitos já ouviram falar e viram,
consiste naquela técnica de "tirar a bunda do banco" ou
então "raspar o joelho no chão". O fundamento por tráz
disso é simples: quando vc faz uma curva com o carro, em
alta velocidade, vc sente seu corpo sendo jogado pro lado
de fora da curva, certo? A mesma coisa acontece com a
moto. Durante a curva, a moto tb quer ser jogada pro lado
de fora a curva. Para evitar que isso aconteça, os
pilotos fazem de tudo pra jogar o corpo pro lado de
dentro da curva, pra vencer a força que quer jogar a moto
pra fora a curva. O importante é como vc faz pra jogar
seu peso pro lado de dentro da curva.

IMPORTANTE: ESSE MOVIMENTO É ARRISCADO, POIS DEIXA SEU
JOELHO PRÓXIMO DO CHÃO. Nessa hora, se vc bater o joelho
em uma pedra ou então naquelas tartarugas que dividem as
pistas, a chance de continuar fazendo a curva e deixar a
rótula do seu joelho na estrada é grande. Muito cuidado
ao aplicar essa técnica, pois um amigo infelizmente bateu
em uma dessas tartarugas fazendo a curva a 120km/h e
arregaçou o joelho. Anda de bengala hoje em dia, mas
graça a deus não teve que amp**ar a perna.


A maneira correta de fazer o pêndulo (e precisa de muito
treino até acertar), é a seguinte: em primeiro lugar, vc
deve perder o hábito de se segurar no guidão da moto pra
não cair dela. Muita gente faz isso. O correto é segurar
com a coxa contra o tanque. Depois, o pêndulo só vai sair
bem feito se vc estiver deitado com o peito no tanque da
moto, e os seus antebraços (a parte entre a mão e o
cotovelo), devem estar retos em relação ao tanque de
gasolina. Tente achar essa posição com a moto apoiada no
cavalete: deita no tanque e, com as suas mãos na manopla,
tenta deixar os antebraços retinhos, seguindo a linha do
tanque de gasolina.

Daqui pra frente, mantenha essa posição. Tudo que eu
falar daqui pra frente é pra ser feito com o peito
encostando no tanque de gasolina e os antebraços
paralelos ao tanque.


Após conseguir ficar nessa posição, o segundo passo é o
trabalho de perna. A perna que vai ficar para o lado de
dentro da curva, tem que inclinar para fora da moto.
Colocando de maneira mais simples, imagine que vc está em
uma estrada reta, sem curvas. Seguindo uma estrada reta,
o joelho da perna que irá ficar pro lado de dentro da
curva tem que estar apontando para o acostamento, ou o
mais perto que vc conseguir chegar disso. Nessa posição,
é importante que o pé esteja bem apoiado na pedaleira,
porque se escapar vc fica sem perna.

Já a perna que vai ficar pro lado de fora a curva, tem
que estar flexionada e encaixada perfeitamente no tanque
de gasolina, pois é essa perna que vai te segurar em cima
da moto durante a curva quando vc aprender a não se
agarrar ao guidão.

Pra saber se a posição está certa, existe um teste muito
simples: na posição em que vc está, solte as mãos do
guidão (com a moto parada e apoiada no cavalete, pelo
amor de deus). Se vc não cair pro lado, é sinal que se
encaixou perfeitamente na moto.

Agora vc está na posição para começar a curva.

Um pouco antes da curva começar, vc deve, nessa posição
em que está, tirar metade da bunda do banco, jogando o
peso do corpo pra fora da moto, em direção à parte
interna a curva. É nessa hora que seu pé de dentro da
curva (o pé cuja perna está virada pra fora da moto, em
direção à parte iterna da curva), tem que estar bem
apoiado, pois instintivamente é ele que vai segurar seu
peso (pois vc está com metade do corpo fora do banco).

Depois e tirar metade da bunda do banco, é hora de
corrigir a postura. Nada de ficar torto em cima da moto,
com medo de cair.

Nessa posição em que vc está, com metade da bunda fora do
banco, vc deve alinhar sua cabeça ao retrovisor que está
virado pro lado de dentro da curva, sempre mantendo a
coluna reta
. Manter a coluna reta é muito importante.
Para conseguir alinhar a cabeça ao retorvisor, vc vai ter
que flexionar mais o braço que ficou pro lado de dentro
da curva, e esticar levemente o braço que ficou do lado
de fora a curva. É nessa hora que todo mundo se segura no
guidão pra não cair...NÃO FAÇA ISSO! Se vc se segurar no
guidão e passar por alguma imperfeição na pista, vai
sentir toda a vibração da moto e possivelmente alterar a
trajetória da curva, e aí vc sabe o que pode acontecer.
Como eu disse anteriormente, é a coxa que está grudada no
tanque e seu pé apoiado na pedaleira (o pé da perna que
está virada para fora da moto) que te seguram em cima da
moto.

Parece que ficou complicado, mas quem quiser aprender a
técnica do pêndulo, imprime esse post e vai fazendo o
passo a passo, que vc vai ver que dá certo!!!!

Coltzin40564.4366203704

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21 Jan 2011 08:30 #50 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Pêndulo e contra esterço.
Essa técnica então só se aplica a motos esportivas, certo?

Pois numa moto street, não há como ficar na posição correta, além de não ser tão necessário usar esta técnica, pois a moto é mais leve e não foi projetada pra isso.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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21 Jan 2011 09:06 #51 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Pêndulo e contra esterço.
Agora, vou falar um pouco sobre o contra-esterço.

Bom, o contra esterço no dia a dia é bem simples na
teoria: a moto vai pro lado contrário ao que vc vira o
guidão. Mas por que isso acontece? Pra fazer um teste bem
simples, segure a moto parada e sem cavalete (segura
firme pra ela cair no chão!). Fica em pé ao lado da moto
e segura ela com as mãos na manopla, deixando ela bem
reta, equilibrando bem o peso (sem ficar mais pra um lado
do que pro outro). Aí, vira totalmente o guidão pra um
lado. Repare que o peso da moto foi deslocado pro lado
contrário ao que vc virou o guidão. Por exemplo, se vc
virar o guidão todo pra direita, a moto vai querer cair
pra esquerda. Esse é o princípio básico do contra-
esterço: a moto tomba pro lado contrário ao que vc
esterça (vira) o guidão.

No dia a dia vc com certeza faz isso sem perceber, tanto
numa moto quanto numa bicicleta. Não vou ficar falando
das aplicações do contra-esterço no dia a dia, a 40km/h,
vou falar como ele funciona nas curvas em estrada (80km/h
ou mais).

Nessa situação, a não ser que a curva seja muito fechada
ou vc esteja muito rápido, vc tem duas opções: fazer
pêndulo ou contra-esterço. Qual a diferença entre os dois
sistemas?

Enquanto no pêndulo vc tira metade do corpo da moto e
deixa seu joelho próximo do chão, no contra-esterço a
curva é feita com todo seu corpo encaixado na moto
("carenado", como alguns dizem).

Se vc está andando como um plioto de moto gp, fazendo
curvas fechadas em alta velocidade, o uso do pêndulo é
muito mais recomendável, pois com o pêndulo a moto
precisa de menos inclinação para fazer a mesma curva que
vc faria contra-esterçando. Isso porque no pêndulo, o que
mantém a moto na curva é o peso do seu corpo sendo
forçado para dentro a curva e, no contra-esterço, vc não
tem ajua do peso do corpo, e a moto precisa deitar muito
mais pra não sair da curva e, aí, a chance do pneu
escorregar e vc sair deslizando na estrada é grande.

Pessoalmente, raríssimas vezes eu faço pêndulo. Acho que
fazer as curvas "carenado" é muito mais emocionante e
seguro, desde que vc não queira entrar numa curva em
formato de cotovelo a 200km/h.

Pois bem, feitas estas considerações, vamos à técnica,
que é na verdade bem simples: ao definir o ponto de
entrada na curva (o ponto onde vc para de freiar e se
prepara para "deitar a moto") vire um pouquinho (bem
pouco mesmo) o guidão da moto para o lado oposto da
curva. Parece loucura não é? Eu falar para vc virar o
guidão pra direita quando a curva é pra esquerda! Mas
lembra do teste que eu disse pra vc fazer? Quando vc vira
o guidão pra um lado, a moto tomba pro outro!!

E é precisamente isso que o contra-esterço faz: ele tomba
a sua moto pro lado correto da curva, e aí a lateral dos
pneus entra em contato com o solo e a moto vai começar a
ir sozinha pro lado que a lateral do pneu encostou no
solo.

Importante no contra-esterço é não se apavorar. Uma vez
que vc contra-esterçou e a moto tombou e começou a fazer
a curva, mantenha o guidão nessa posição. Se vc voltar o
guidão pra posição "reto", a moto vai levantar e vai
acontecer igualzinho o cara a hornet que bateu de frente
com um caminhão (muitos devem ter visto esse vídeo já).
Sabe o que aconteceu com aquele cara? Ele deve ter visto
que a curva era fechada de mais ou alguma coisa do tipo,
se apavorou e parou de contra-esterçar, aí a moto levanta
e ele foi em linha reta....

Assim como no pêndulo, vc tem que perder a mania de se
agarrar ao guidão pra se segurar na moto. Com contra-
esterço é muito mais fácil relaxar o braço, pois vc
estará com ambas as coxas pressionando o tanque de
gasolina, e ambos os joelhos grudados na carenagem, com
os pés firmemente apoiados nas pedaleiras.

Ah, uma coisa legal é que, ao contrário do pêndulo, o
contra-esterço pode ser feito (dependendo da velocidade e
da curva), com o corpo na postura montada tradicional,
sem necessidade de deixar o peito no tanque.

Bom, agora que eu já disse o básico, vamos as dicas.

Durante o contra-esterço, evite ficar fazendo correções.
Uma vez que vc tombou a moto, mantenha o guidão na mesma
posição, até acabar a curva. Se tiver que fazer alguma
correção, faça sutilmente E SEM FREIAR. Freiar em uma
curva, só em última hipótese e com o freio traseiro,
nunca o dianteiro.

Se por um acaso vc achar que vai sair da curva pq entrou
errado e está quase avançando pra outra pista, NÃO FREIE.
Freiar vai fazer a moto levantar e vc vai passar reto da
curva. Então, o que fazer nessa situação? Parece
idiotice, mas o que vai te salvar é contra-esterçar mais
(virar mais o guidão pro lado oposto da curva) e
ACELERAR. Sim, acelerar. Quando vc acelerar e contra-
esterçar, a moto deita mais, e vc vai voltar mais pra
dentro da curva.

Na maioria das situações, o que faz vc cair ou passar
reto de uma curva é a frenagem. Coloca na cabeça que em
99% da situações acelerar vai te salvar. Não pode ter
medo de acelerar. Quando vc acelera a moto volta pra sua
mão, pode testar.


Uma experiência minha, mas que
só é possível de ser aplicada depois que vc dominar o
contra-esterço, e eu tenho certeza que muita gente vai
falar "se vc fizer isso a moto levanta", "o certo é
apoiar do outro lado" e coisas desse tipo, é a seguinte:
eu faço curva contra-esterçando e forçando pro chão a
pedaleira do LADO DE FORA da curva. Parece sem lógica
certo? Mas não é. Ao fazer isso, eu sinto as duas forças
em conflito, e sei exatamente qual a quantidade de contra
esterço que eu preciso aplicar para contornar as curvas.
Vc, que é mais experiente, experimente fazer isso. Vc vai
ver que parece que a moto ganha força e fica muito mais
estável.

Bom, é isso ae...espero ter ajudado os que estavam em
dúvidas

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21 Jan 2011 09:09 #52 por Coltzin
Respondido por Coltzin no tópico Pêndulo e contra esterço.

__Rox escreveu: Essa técnica então só se aplica a motos
esportivas, certo?Pois numa moto street, não há como
ficar
na posição correta, além de não ser tão necessário usar
esta técnica, pois a moto é mais leve e não foi projetada
pra isso.


Exatamente...o pêndulo se aplica à motos esportivas, mas
tem alguns caras que fazem o pêndulo (completamente
errado e sem técnica nenhuma, só pra ver se conseguem
raspar o joelho no chão), com Twister

Para esse tipo de moto, o contra-esterço é a maneira
correta de fazer curva.Coltzin40564.4724189815

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21 Jan 2011 09:32 #53 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Pêndulo e contra esterço.
Como eu suspeitava ,

Valeu.

Ex Biz C100 2005
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24 Jan 2011 09:04 #54 por felipedelega
Respondido por felipedelega no tópico Pêndulo e contra esterço.
Caramba, esse negocio de pendulo e contra esterço é complicado rss Ainda mais pra mim que não tenho muitas nocoes. Mas agora ja aprendi exatamente a diferença de pendulo e contra esterço. Pendulo eu ainda nao quero saber muita coisa, nao vou usar tao cedo. Talvez nao tenha entendido tao claramente assim a diferenca. Tipo, se eu jogar a moto pra um lado e o corpo para o mesmo lado, isso seria o pendulo? Afinal ficaria mais proximo do chao, o joelho pertinho, etc ja se eu jogar a moto pra um lado e o corpo para o outro, o corpo ficaria "pra cima", ou seja, longe do chao, correto? Entao em uma curva tenho que jogar a moto pra um lado e o corpo pro outro? Esse teste pra FORÇAR o guidao eu ainda não consegui entender como forcar sem virar, mas vou tentar fazer isso hoje em casa.

Suzuki Yes 2008 Preta - Next: ninjinha

São Paulo - SP - Zona Sul

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25 Jan 2011 08:55 #55 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Felipe, não existe receita de bolo, são muitas variáveis na pilotagem de uma moto. O tipo de terreno, o tipo de moto, a velocidade, o traçado da curva, as condições atmosféricas, as condições da pista, etc, etc. Enfim, cada coisa é uma coisa! Cada situação exige uma abordagem diferente.


A arma mais importante é a informação. Sugiro você dar uma lida nesses tópicos aqui:


http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=13545& amp; amp;PN=1&TPN=27


http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14322& amp; amp;PN=11&TPN=1


http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14300& amp; amp;PN=0&TPN=1
Jota Nunes40568.4564814815

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25 Jan 2011 09:31 #56 por Jota Nunes

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10 Mar 2011 15:30 #57 por Emerson_rj
Respondido por Emerson_rj no tópico Pêndulo e contra esterço.
Amigos,


Depois que aprendi a aplicar a técnica do contra-esterço faço pilotagens muito mais seguras.


Abração.
Emerson_rj40612.7719791667

Emerson_rj
XRE300 Vermelha

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15 Mar 2011 06:32 #58 por João_Luiz
Respondido por João_Luiz no tópico Pêndulo e contra esterço.
Aê galera!!!


Ontem 14/03/2011, depois de ler este tópico inteiro e mais uns outros do fórum comecei a ensaiar meus primeiros contra esterços. Indo pro trabalho, numa avenida que pego pra chegar lá dei 70 km/h e apliquei uma força no guidom como se quisesse virá-lo, e por incrível que pareça a moto tende a ir pro lado contrário mesmo!!! Não deu pra fazer muita coisa porque já era noite e tinha trânsito, mas já deu pra sentir o efeito da manobra. Agora resta praticar para começar a usar de fato em curvas, desvios, etc...


Obrigado aí à galera do Motonline, especialmente a galera que postou nesse tópico e nos outros relacionados (li todos).


Vlw!!!

Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc

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15 Mar 2011 07:09 #59 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
A vida é um eterno aprendizado. Não há ninguém que saiba tanto que não precise aprender mais nada, nem ninguém que saiba tão pouco que não possa ensinar alguma coisa.

É isso que pomos em prática aqui no fórum. Dividindo experiências e conhecimentos, todos ensinamos alguma coisa para alguém e todos também aprendemos com os outros.

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15 Mar 2011 07:13 #60 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Pêndulo e contra esterço.
Boa

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
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