Agora, vou falar um pouco sobre o
contra-esterço.
Bom, o contra esterço no dia a dia é bem simples na
teoria: a moto vai pro lado contrário ao que vc vira o
guidão. Mas por que isso acontece? Pra fazer um teste bem
simples, segure a moto parada e sem cavalete (segura
firme pra ela cair no chão!). Fica em pé ao lado da moto
e segura ela com as mãos na manopla, deixando ela bem
reta, equilibrando bem o peso (sem ficar mais pra um lado
do que pro outro). Aí, vira totalmente o guidão pra um
lado. Repare que o peso da moto foi deslocado pro lado
contrário ao que vc virou o guidão. Por exemplo, se vc
virar o guidão todo pra direita, a moto vai querer cair
pra esquerda. Esse é o princípio básico do contra-
esterço: a moto tomba pro lado contrário ao que vc
esterça (vira) o guidão.
No dia a dia vc com certeza faz isso sem perceber, tanto
numa moto quanto numa bicicleta. Não vou ficar falando
das aplicações do contra-esterço no dia a dia, a 40km/h,
vou falar como ele funciona nas curvas em estrada (80km/h
ou mais).
Nessa situação, a não ser que a curva seja muito fechada
ou vc esteja muito rápido, vc tem duas opções: fazer
pêndulo ou contra-esterço. Qual a diferença entre os dois
sistemas?
Enquanto no pêndulo vc tira metade do corpo da moto e
deixa seu joelho próximo do chão, no contra-esterço a
curva é feita com todo seu corpo encaixado na moto
("carenado", como alguns dizem).
Se vc está andando como um plioto de moto gp, fazendo
curvas fechadas em alta velocidade, o uso do pêndulo é
muito mais recomendável, pois com o pêndulo a moto
precisa de menos inclinação para fazer a mesma curva que
vc faria contra-esterçando. Isso porque no pêndulo, o que
mantém a moto na curva é o peso do seu corpo sendo
forçado para dentro a curva e, no contra-esterço, vc não
tem ajua do peso do corpo, e a moto precisa deitar muito
mais pra não sair da curva e, aí, a chance do pneu
escorregar e vc sair deslizando na estrada é grande.
Pessoalmente, raríssimas vezes eu faço pêndulo. Acho que
fazer as curvas "carenado" é muito mais emocionante e
seguro, desde que vc não queira entrar numa curva em
formato de cotovelo a 200km/h.
Pois bem, feitas estas considerações, vamos à técnica,
que é na verdade bem simples: ao definir o ponto de
entrada na curva (o ponto onde vc para de freiar e se
prepara para "deitar a moto") vire um pouquinho (bem
pouco mesmo) o guidão da moto para o lado oposto da
curva. Parece loucura não é? Eu falar para vc virar o
guidão pra direita quando a curva é pra esquerda! Mas
lembra do teste que eu disse pra vc fazer? Quando vc vira
o guidão pra um lado, a moto tomba pro outro!!
E é precisamente isso que o contra-esterço faz: ele tomba
a sua moto pro lado correto da curva, e aí a lateral dos
pneus entra em contato com o solo e a moto vai começar a
ir sozinha pro lado que a lateral do pneu encostou no
solo.
Importante no contra-esterço é não se apavorar. Uma vez
que vc contra-esterçou e a moto tombou e começou a fazer
a curva, mantenha o guidão nessa posição. Se vc voltar o
guidão pra posição "reto", a moto vai levantar e vai
acontecer igualzinho o cara a hornet que bateu de frente
com um caminhão (muitos devem ter visto esse vídeo já).
Sabe o que aconteceu com aquele cara? Ele deve ter visto
que a curva era fechada de mais ou alguma coisa do tipo,
se apavorou e parou de contra-esterçar, aí a moto levanta
e ele foi em linha reta....
Assim como no pêndulo, vc tem que perder a mania de se
agarrar ao guidão pra se segurar na moto. Com contra-
esterço é muito mais fácil relaxar o braço, pois vc
estará com ambas as coxas pressionando o tanque de
gasolina, e ambos os joelhos grudados na carenagem, com
os pés firmemente apoiados nas pedaleiras.
Ah, uma coisa legal é que, ao contrário do pêndulo, o
contra-esterço pode ser feito (dependendo da velocidade e
da curva), com o corpo na postura montada tradicional,
sem necessidade de deixar o peito no tanque.
Bom, agora que eu já disse o básico, vamos as dicas.
Durante o contra-esterço, evite ficar fazendo correções.
Uma vez que vc tombou a moto, mantenha o guidão na mesma
posição, até acabar a curva. Se tiver que fazer alguma
correção, faça sutilmente E SEM FREIAR. Freiar em uma
curva, só em última hipótese e com o freio traseiro,
nunca o dianteiro.
Se por um acaso vc achar que vai sair da curva pq entrou
errado e está quase avançando pra outra pista, NÃO FREIE.
Freiar vai fazer a moto levantar e vc vai passar reto da
curva. Então, o que fazer nessa situação? Parece
idiotice, mas o que vai te salvar é contra-esterçar mais
(virar mais o guidão pro lado oposto da curva) e
ACELERAR. Sim, acelerar. Quando vc acelerar e contra-
esterçar, a moto deita mais, e vc vai voltar mais pra
dentro da curva.
Na maioria das situações, o que faz vc cair ou passar
reto de uma curva é a frenagem. Coloca na cabeça que em
99% da situações acelerar vai te salvar. Não pode ter
medo de acelerar. Quando vc acelera a moto volta pra sua
mão, pode testar.
Uma experiência minha, mas que
só é possível de ser aplicada depois que vc dominar o
contra-esterço, e eu tenho certeza que muita gente vai
falar "se vc fizer isso a moto levanta", "o certo é
apoiar do outro lado" e coisas desse tipo, é a seguinte:
eu faço curva contra-esterçando e forçando pro chão a
pedaleira do LADO DE FORA da curva. Parece sem lógica
certo? Mas não é. Ao fazer isso, eu sinto as duas forças
em conflito, e sei exatamente qual a quantidade de contra
esterço que eu preciso aplicar para contornar as curvas.
Vc, que é mais experiente, experimente fazer isso. Vc vai
ver que parece que a moto ganha força e fica muito mais
estável.
Bom, é isso ae...espero ter ajudado os que estavam em
dúvidas