Pêndulo e contra esterço.

15 Out 2010 08:06 #1 por BlackHawk
Bom, muita gente já ouviu falar de pêndulo e contra esterço, principalmente acompanhando corridas de motos,
Mas mostrar o que significa é outra história.
Tem muitas explicações na net, mas muitas um pouco "técnicas" demais para o meu gosto.
Tentarei mostrar o que é de uma forma simples, e alguns cuidados com eles.

Contra-esterço

Arquivo Anexo:


O contra esterço nada mais é que a mudança de direção quando vc faz a moto deitar um pouco, a banda de rodagem que antes agia como uma esteira em linha reta agora faz que a moto vá para o lado, mesmo mantendo o guidao puxado para o centro e até um pouco para o outro lado.
O porque disto é simples: Quando vc esta andando em pé a moto segue a banda central, como eu já disse age como esteira, mas quando vc inclina a moto, a banda que trabalha é a lateral, que como já é curva, puxa a moto para o seu sentido, sem ter que alterar o guidom.

Pêndulo
Todo mundo lembra dos desenhos animados quando um personagem pegava o relógio pendurado e o balançava para um lado e para o outro, isto que ele fazia era o pêndulo (pender, alterar o lado).
O pêndulo usamos a todo instante quando andamos em nossos veículos, até no onibus fazemos pendulo para não deixar a força centrifuga nos jogar para o lado.
Agora nas motos a coisa muda um pouco de figura, nas motos de massa menor, normalmente o pêndulo pode ser feito quase que instantaneamente, mas nas brutas você tem que planejar e fazer ele um pouco antes.
Quantos já cairam, ou souberam de algum colega que caiu com uma moto nova, (maiores normalmente) porque estava "acostumando ainda" com ela.
A grande muitas vezes precisa de uma "ajudinha" para deitar, principalmente as com pneus largos na frente. Tive um colega que se perdeu em uma curva porque ele havia saida de uma moto pequena para uma grande e "não deu tempo" de fazer a curva. Resultado da diferênça grande de massa para vc deslocar e que não reage instantanemente. Quando trocar de moto, treine a inclinação do corpo para diferentes velocidades e curvas, sempre com bastante e atenção, o que lhe garantirá uma boa pilotagem e nada de quedas por seu próprio erro.
Espero ter ajudado.

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Ihr Mann

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15 Out 2010 08:57 #2 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Pêndulo e contra esterço.
Boa , já vi um monte de posts sobre contra-esterço, esse parece que ficou "mais claro"... Se alguém tiver algo a acrescentar, por favor

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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15 Out 2010 13:32 #3 por Gui Jungkenn
Respondido por Gui Jungkenn no tópico Pêndulo e contra esterço.
essa foi a explicação mais simples sobre assunto
que eu ja vi

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

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16 Out 2010 07:06 #4 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo e contra esterço.
Na verdade está simples demais e pode levar à conclusões equivocadas.

Na verdade o contra-esterço é causa da inclinação da moto e não consequencia. É o contra-esterço que faz a moto inclinar e não a inclinação da moto que causa o contra-esterço.

O contra-esterço da moto é diferente do contra esterço do carro. O contra esterço é causado pelo efeito giroscópio da roda em movimento e a diminuição do raio da curva quando a moto é inclinada é causada pelo efeito "cônico" da banda de rodagem convexa, que diminui a circunferência externa quando mais a moto é inclinada.

Estou complicando demais, eu sei, mas o assunto é complicadinho mesmo, pois é física pura e é preciso esclarecer, pois se trata de questão de vida ou morte para um motocliclista.

Vamos tentar simplificar:

Contra esterço, no carro, é quando se vira o volante para o lado contrário da curva para controlar uma derrapagem:





Os pilotos de moto também usam esta técnica para corrigir a trajetória quando a moto "sai de traseira":



Só que a moto ainda tem um outro contra-esterço, causado pelo efeito giroscópio da roda em movimento, e é este o que nos interessa aqui. É impossível descrever por escrito, mas cada um pode fazer um simples teste prático: vá para uma rua calma e com bom pavimento e ande em linha reta numa velocidade moderada (entre 60 e 80 km/h). Então force o guidão pra frente com a mão esquerda, como se quisesse virar para a direita. Não é pra virar o guidão, é apenas para FORÇAR. Faça isso e veja qual a reação da moto! Depois faça o mesmo com a mão direita, forçando o guidão pra frente com a mão direita, como se quisesse virar o guidão para a esquerda. Sinta as reações da moto. Vá aumentando a velocidade e aumentando a força aplicada no guidão. Depois faça movimentos combinados, forçando com uma mão para a frente e com a outra para trás. Faça isso e depois volte aqui e me diga o que você achou!! Já expliquei isso para vários amigos aqui do Motonline, muitos não conheciam e nunca tinham aplicado o contra-esterço e ficaram surpreendidos com a reação da moto.

Para entender porque a moto "puxa" pra dentro quando é deitada, façamos um outro exercíco prático de física: pegue um bastão cilindrico (um lápis, por exemplo), coloque-o deitado sobre uma superfície plana e gire-o. Ele vai andar reto, para a frente. Correto? Agora povidencie alguma coisa cônica (como um copo redondo que seja mais largo na boca)



Role este copo sobre a mesa e veja para que lado ele vai... Ele irá "puxar" para o lado mais fino. Porquê? Porque a circunferência é menor, portanto percorre um caminho menor. Este é o efeito que acontece com o pneu da moto!! A banda de rodagem é cônica, então quanto mais inclinada menor fica a circunferência, menor fica a distãncia percorrida e a moto "puxa" pra dentro da curva.

Será que consegui me fazer entender?!

Vão lá, peguem a motoca, andem em linha reta, forcem o guidão pra frente uma vez com cada mão, prestem atenção à reação da moto e depois voltem aqui para contar suas impressões e aprofundarmos o assunto. OK

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16 Out 2010 08:35 #5 por alvarofisica
Respondido por alvarofisica no tópico Pêndulo e contra esterço.
...esse é um assunto muito complicado mesmo...
...as explicações estão boas mais quanto mais se fala
mais complicado vai ficar...

...contra-esterço é um tema para mestrado, nas
explicações entram as leis de newnton e outras mais
complexas para explicar esse comportamento...

...mais o mais importante, eu acho, é fazer esse teste de
andar em uma rua vazia citado pelo Jota Nunes e se
acostumar...

..olha que tenho uma 125cc e isso ja me ajudou em varias
ocasiões imagina quem tem uma moto maior e gosta de andar
mais rapido...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

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17 Out 2010 18:05 #6 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Pêndulo e contra esterço.
A intenção é de dar uma noção mais simples possível sem ficar discutindo o "sexo dos anjos" procurei colocar de forma suscinta para se ter uma boa compreençao do que seria, tentando simplesmente definir contra= contrário esterço =esterçar = virar
Somente sobre o assunto mencionado, agora correçoes de derrapagens e o " teste "que vc propõe acredito que seja um pouco perigoso mesmo e eu particularmente não faria, agora alguém que não compreenda as implicações do que vc propoz tem boas chances de ir de nariz para o chao.
Agora me desculpe desculpe Jota, mas sem pendulo, vc não faz curva, principalmente em velocidades mais altas, e o contra-esterçamento não pode ser a causa da inclinação da moto e sim o esterçamento e a força centrifuga que te manterá agarrado no asfalto mesmo vc em angulo agudo em relação a ele.
Para se ter uma boa idéia de contra esterço e esterço é só ir em uma oficina que faz alinhamento à laser, lá estará o gabarito para as correções e vc irá notar que em média a roda de dentro esta em um angulo e a de fora da curva está a algo de 3 graus mais aberta, justamento para a correção do esterçamento, (qdo o automóvel faz a curva) para carros, o contra esterçamento só é valido para correçoes de derrapagens, pois o carro segue sempre em esteira e seu contra esterço não depende de nenhum outro fator a não ser a angulação da roda que está do lado de fora da curva, so sendo realmente necessário qdo ele está derrapando, ( o drift que agora está em moda em muitos países)
Espero ter colaborado.

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17 Out 2010 21:44 #7 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Pêndulo e contra esterço.
Pode ser complicado na teoria, mas na prática, facilita e muito a pilotagem.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

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18 Out 2010 18:54 #8 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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17 Nov 2010 12:20 #9 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Pêndulo e contra esterço.
O piloto causa o contra-esterço, mesmo sem perceber.

O teste que o Jota Nunes fala para fazer é a coisa mais
simples do mundo... e se o "peão" cair fazendo isso...
pode aposentar a motoca...

é simples, em uma rua reta, e sem movimentos, nem
buracos... abra as duas mãos, ficando apenas com a palma
da mão apoiada nas manoplas... apenas com uma mão,
empurre DEVAGAR com a mão direita, como se você fosse
fazer a moto virar para a esquerda (sim, empurre o guidão
com a mão direita para a esquerda)... o que vai
acontecer??!?

A MOTO INCLINA E VAI PARA A DIREITA!!!!!! pq o piloto
esta utilizando o contra-esterço

tem uma materia do tite que explica bem... se eu achá-la
posto o link aqui

PS: a foto do meu perfil foi tirada com puro contra-
esterço... isso é uma delicia!! _paulo_ricardo_40499.5990740741

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

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17 Nov 2010 13:08 #10 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Pêndulo e contra esterço.
Foi a lembrança desse contra-esterço que me salvou das curvas do Rastro da Minhoca...

Rezar o terço ajuda, mas nem tanto...

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17 Nov 2010 20:10 #11 por winter
Respondido por winter no tópico Pêndulo e contra esterço.
essa de forçar o guidão pra frente sem virar achei estranho. Se eu forçar o guidão pra frente em qualquer lado ele já vai virar ué (eu num intindi o que ele falou)

e esse nome pomposo de contra esterço quer dizer o mesmo que o bom e velho deitar a moto pra fazer curva?

"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley

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17 Nov 2010 20:36 #12 por donytello
Respondido por donytello no tópico Pêndulo e contra esterço.
winter faça o teste que você vai intender melhor, mas o que o pessoal quer dizer é o seguinte:
Se você tentar virar o guidon da moto para a direita, poucos graus, a moto irá para....
Esquerda, por isso esse nome pomposo.
Observação isso só irá funcionar em velocidades acima de 30 km/h. Abaixo disso a moto irá virar para a direita mesmo.
Faça o teste, mas atenção vire bem pouquinho o guidon.
Isso é muito útil.

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17 Nov 2010 21:02 #13 por winter
Respondido por winter no tópico Pêndulo e contra esterço.
ah tá, acima de 30km/h. Eu ainda não passei disso na moto pista onde fiz as aulas pra tirar a carteira, por isso não tava entendendo

"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley

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17 Nov 2010 21:16 #14 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Pêndulo e contra esterço.
Mas pode testar futuramente que funciona , principalmente pra motos mais pesadas que são mais difíceis de fazer curva, penso que funfa legal

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Sem moto no momento :(

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24 Nov 2010 08:29 #15 por Khan
Respondido por Khan no tópico Pêndulo e contra esterço.
O contra-esterço é alma do negócio... Deviam incluir esse ensinamento nas autoescolas da vida...

Pessoal, o teste é simples mesmo, e a explicação do colega Jota Nunes ficou simples e boa, qualquer leigo entende... Esse é um assunto que não pode querer simplificar demais, e acho que não tem nada demais em se aprender um pouco de física usada no dia a dia, ainda mais que você não vai precisar parar a moto e fazer cálculos complicados para poder realizar o contra-esterço, são apenas os príncipios...

Para finalizar, como citou um colega, o contra-esterço só atua na moto a partir da velocidade de 30 km/h, absixo disso a moto se comportta como uma bicicleta: virou o guidão para direita ela vai para a direita, virou para esquerda ela vai para esquerda.. E não se preocupem, todos usam o contra-esterço diariamente mesmo sem saber, sem se dar conta do bicho; entendendo seu funcionamento fica ainda melhor se pilotar...

Voando Baixo de:



Yamaha YBR Factor K 08/09 - Fairuza

Suzuki YES 08/09




Meu Blog: somenteporprazer.blogspot.com

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