Na verdade está simples demais e pode levar à conclusões equivocadas.
Na verdade o contra-esterço é causa da inclinação da moto e não consequencia. É o contra-esterço que faz a moto inclinar e não a inclinação da moto que causa o contra-esterço.
O contra-esterço da moto é diferente do contra esterço do carro. O contra esterço é causado pelo efeito giroscópio da roda em movimento e a diminuição do raio da curva quando a moto é inclinada é causada pelo efeito "cônico" da banda de rodagem convexa, que diminui a circunferência externa quando mais a moto é inclinada.
Estou complicando demais, eu sei, mas o assunto é complicadinho mesmo, pois é física pura e é preciso esclarecer, pois se trata de questão de vida ou morte para um motocliclista.
Vamos tentar simplificar:
Contra esterço, no carro, é quando se vira o volante para o lado contrário da curva para controlar uma derrapagem:
Os pilotos de moto também usam esta técnica para corrigir a trajetória quando a moto "sai de traseira":
Só que a moto ainda tem um outro contra-esterço, causado pelo efeito giroscópio da roda em movimento, e é este o que nos interessa aqui. É impossível descrever por escrito, mas cada um pode fazer um simples teste prático: vá para uma rua calma e com bom pavimento e ande em linha reta numa velocidade moderada (entre 60 e 80 km/h). Então force o guidão pra frente com a mão esquerda, como se quisesse virar para a direita. Não é pra virar o guidão, é apenas para FORÇAR. Faça isso e veja qual a reação da moto! Depois faça o mesmo com a mão direita, forçando o guidão pra frente com a mão direita, como se quisesse virar o guidão para a esquerda. Sinta as reações da moto. Vá aumentando a velocidade e aumentando a força aplicada no guidão. Depois faça movimentos combinados, forçando com uma mão para a frente e com a outra para trás. Faça isso e depois volte aqui e me diga o que você achou!! Já expliquei isso para vários amigos aqui do Motonline, muitos não conheciam e nunca tinham aplicado o contra-esterço e ficaram surpreendidos com a reação da moto.
Para entender porque a moto "puxa" pra dentro quando é deitada, façamos um outro exercíco prático de física: pegue um bastão cilindrico (um lápis, por exemplo), coloque-o deitado sobre uma superfície plana e gire-o. Ele vai andar reto, para a frente. Correto? Agora povidencie alguma coisa cônica (como um copo redondo que seja mais largo na boca)
Role este copo sobre a mesa e veja para que lado ele vai... Ele irá "puxar" para o lado mais fino. Porquê? Porque a circunferência é menor, portanto percorre um caminho menor. Este é o efeito que acontece com o pneu da moto!! A banda de rodagem é cônica, então quanto mais inclinada menor fica a circunferência, menor fica a distãncia percorrida e a moto "puxa" pra dentro da curva.
Será que consegui me fazer entender?!
Vão lá, peguem a motoca, andem em linha reta, forcem o guidão pra frente uma vez com cada mão, prestem atenção à reação da moto e depois voltem aqui para contar suas impressões e aprofundarmos o assunto. OK