Pós-venda. Devo me preocupar? Superado? E o Futuro?

23 Ago 2014 00:45 #1 por GuilhermeBSB
Pessoal,

Estou estudando pegar uma 250 no início do próximo ano, a ideia é tentar pegar um modelo 2014 zero km ou usada mais barata, geralmente as concessionárias vendem mais baratas para despachar logo e não encalhar com a chegada dos modelos 2015.

Estou em dúvida entre a Fazer e a Next, a ideia é ficar nessa categoria por no máximo 2 anos.
Eu já tive uma Kasinski, e definitivamente não me importo tanto com a maior depreciação do preço que certamente vai ocorrer na Next.
Me preocupo mais, em conseguir manter a moto pelo período que for utilizar.

Enfim, olhei alguns dados no site da abraciclo, vi que a Next está em 3º lugar nas vendas ( se for comparar com a CB300 e com a Fazer ), e a Dafra em 3º lugar no comparativo entre marcas. Isso me deixa "tranquilo", não totalmente pois quando comprei a Mirage 150 na época a Kasinski também estava em 3º lugar.
Outro comparativo que fiz, foram as vendas da Next de 2012 até 2014, e vi que as vendas têm caído, mesmo tendo muitos comentários positivos.
Para ter uma ideia, nos dois primeiros meses de venda em 2012, já vendeu mais que todo o ano de 2014.
A minha preocupação maior, é em relação a peças de reposição, pois a lógica seria com a diminuição de fabricação e vendas, também diminua o fornecimento de peças de reposição.

Como não se bastasse isso, no DF só tem uma concessionária, e no GO a mais próxima da minha casa fica no mínimo a 200km.

Então gostaria de saber de quem tem uma moto da Dafra, se hoje o pós-venda e o fornecimento de peças ainda é um problema a se considerar.
Será que a Dafra ainda não conseguiu superar esse problema?

Felizmente hoje tenho também como meio de transporte o carro da patroa, mas não gostaria de ter que ficar 1 mês ou mais esperando peças da fábrica.
Se alguém aqui do fórum tiver algo a dizer sobre a única concessionária que existe no DF também vai ajudar bastante.

Bandit 650S Vermelha!
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23 Ago 2014 12:18 #2 por Patriarca
A primeira coisa que o vendedor me mostrou quando fui ver a Next foi o código dos cabos, da fischer, com esses códigos em mãos é fácil comprar até em loja de motopeças, a maioria das peças de reposição dela foi adaptada ao Brasil, segundo eles é fácil de achar. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
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24 Ago 2014 11:18 #3 por MANDRUVADOIDAO
A substituição de peças que vem de outro país deve ser verificada com cautela neste período que estamos que é o chamado ano eletivo.
O comércio externo está comprometido com a atual gestão governamental e isso pode implicar na importação de peças.
Como os fabricantes hoje não trabalham com estoque, há de importar-se tudo de acordo com os pedidos.
Vendo pela ótica mercadológica de importação isso pode ser um problema se os planos e acordos comerciais de importação não forem melhor tratados a fim de atrair capital externo.
O lisarb tem perdido muitos investidores e tende a perder ainda mais se essa política for mantida.
É preciso ver isso com cuidado.
Mesmo que seja um bem de baixo custo como é uma moto de 250cc. Mas para quem compra o custo é alto e geralmente é o único ou segundo meio de transporte. Com isso o impacto é grande.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
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24 Ago 2014 15:21 #4 por GuilhermeBSB
Patriarca,
Já imaginava mesmo que a maioria das peças, principalmente as de desgaste rápido ( cabos, relação, freios, etc ) fossem "fáceis" de achar similares nas lojas de motopeças.
Mas se o vendedor teve essa preocupação em mostrar os códigos das peças para explicar que são fáceis de achar, é por que a própria concessionária não deve estar conseguindo atender com prontidão.
E é justamente isso que me preocupa, se com peças fáceis de achar podem esporadicamente não conseguir disponibilizar a pronta entrega, imagina com peças mais específicas, principalmente as de estética, que por experiências passadas são muito mais difíceis de conseguir similar ou parecida do que as de mecânica.

Mandruva,
Também estou atento à nossa política de importação, e pode ter certeza que para quem compra, uma moto de 250cc não é mesmo de baixo custo.

Bandit 650S Vermelha!
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26 Ago 2014 20:01 #5 por GuilhermeBSB
No dia 22, um dia antes de abrir esse tópico decidi testar o "Fale Conosco" da Dafra, pelo site... E num é que tive resposta?!
E até rápido, me responderam ontem dia 25. Tá certo que talvez não tenham muita demanda de mensagens enviadas no site, mas com todas as outras marcas de carros e motos que já tentei tirar alguma dúvida, as que não deixaram de responder, demoraram quase 1 mês, depois que eu nem lembrava mais que havia mandado uma mensagem.

Segue a mensagem que eu enviei:
"Contato enviado via site em 22/08/2014 às 23:58

· Nome: Guilherme Nunes Gonçalves
· E-mail:
· Telefone: (61)9243-0803
· Estado / Cidade: GO / Águas Lindas de Goiás
· Tipo Contato: Dúvida
· Marcou para receber newsletter? sim
Olá, gostaria de saber se há interesse ou previsão para abertura de novas concessionárias no Distrito Federal ou nas cidades do entorno ( Águas Lindas - GO, Formosa - GO, Planaltina-GO, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso-GO, Luziânia-GO). Se puder, me informe sobre a previsão e o planejamento da Dafra para abertura de concessionária nessa região, que ao meu ver está carente. Pretendo adquirir uma moto na categoria de 250 cilindradas e o fato de ter um bom pós venda próximo pode ser um fator decisivo na minha escolha. Desde já agradeço."


Resposta da Dafra no dia 25 de agosto de 2014 10:18:
"Prezado Guilherme,



A Dafra Motos agradece seu contato. Informamos que não possuímos concessionária na região mencionada e ainda não temos previsão para abertura de uma concessionária neste local.

Em nossa home page www.daframotos.com.br está disponível a relação completa de concessionários DAFRA.


Atenciosamente,

Central de Relacionamento Dafra Motos."


Apesar da resposta não ter me agradado, fiquei satisfeito com a rapidez da empresa.
Mas infelizmente, pelo que percebi, para ser aberta uma nova concessionária deve haver interesse de algum empreendedor local.
Alguém sabe dizer se com todas as outras marcas de motos funciona dessa forma?

Bandit 650S Vermelha!
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