Procurei este Fórum para tentar esclarecer uma dúvida.
Sou usuário de moto há muito tempo e sempre na categoria 250 cc. Recentemente adquiri uma tenere 660 zero km ano 12/13, de estoque, sem abs, depois de fazer várias pesquisas sobre segurança principalmente.
Ao pegar a moto na concessionária, percebi que ela é bem mais alta e isso me fez diminuir o curso do garfo dianteiro em 5cm, máximo possível para não afeta a segurança, segundo o técnico da loja.
Já rodo com ela a mais de 1400km e nunca tive nenhum problema com a estabilidade até o dia 20 de agosto de 2014, quando choveu muito em SP.
Estou sempre com garupa, eu tenho 100km e minha esposa 95 e neste dia ao contornar a Praça de Bagatelli com destino a Santana pela Santos Dummont, não mais que 60km por hora, o transito parou a minha frente e sem querer sair pelas laterais, apenas parando atrás do ultimo carro tive uma surpresa desagradável.
Ao tocar de leve no freio dianteiro, inexplicavelmente a moto saiu de frente como se estivesse escorregado numa grande poça de óleo e foi isso que imaginei na hora,
Levamos um tombo muito rápido, eu rompi o ligamento interno do joelho esquerdo e minha esposa teve amassando da batata da perde e sofre de dores até hoje.
Observei o afasto e não vi sinais de óleo e outros dias que passei lá também não vi.
Estou com receio de andar com esta moto, principalmente em dias de chuva.
Alguém pode me dizer o que provavelmente ocorreu?
Se a diminuição da suspensão dianteira, associada ao peso sobre a moto, mais o tanque cheio, associada ao chão molhado poderia provocar esta queda repentina?
Ou este modelo tem algum problema de instabilidade devido a sua altura e pneu inapropriado para o conjunto?
Seja bem vindo Nivaldo, já considerou a possibilidade da moto ter sofrido uma aquaplanagem?
Como está o pneu dianteiro?
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Toda e qualquer alteração na originalidade da moto, implica na sua pilotagem. Não estou dizendo que a alteração ocasionou a queda, mas o conjunto de fatores pode sim, ter colaborado para isso. Ao "rebaixar" a frente da moto, você altera a estabilidade principalmente em frenagens, onde a maior parte do peso da moto é transferido para a roda dianteira, ela estando com a suspensão ainda mais baixa, aumenta ainda mais a pressão na roda dianteira, unido ao asfalto molhado e uma possível mancha de óleo, aumenta ainda mais a possibilidade de uma queda.
Se acha a moto muito alta para seu perfil, estude a troca de moto, a BMW G650GS é um pouco mais baixa, talvez você se acostume
melhor com a moto sem haver a necessidade de alterar a suspensão.
Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!
´Garupa e baús (top case). Sempre que levar alguém na garupa lembre que terá uma massa extra colocada sobre o eixo traseiro. Isso altera o comportamento da moto, que fica menos estável e os espaços de frenagem aumentam. No caso do baú é pior, porque a massa fica deslocada para atrás do eixo traseiro provocando uma alavanca que desestabiliza a dianteira da moto. Respeite os limites de carga do baú e quando estiver carregado respeite os limites de velocidade indicado pelo manual do fabricante do baú.
by Tite
F 700 GS 17/17
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