Carta aos futuros, ou novos motociclistas

16 Dez 2013 10:39 - 16 Dez 2013 10:42 #46 por mateus.lima1
Tirando a parte de que você deixa a entender que toda moto pode chegar a raspar a pedaleira nas curvas (penso que é até um pouco perigoso deixar subintendido isso)... o resto eu concordo em gênero número e grau.... Parabéns pelo texto, minha namorada está preparando-se para tirar carteira, e eu já venho dando os toques nela a respeito de transito e tudo mais, vou enviar esse texto por e-mail para ela (com os devidos créditos ao auto). Mais uma vez, parabéns, pudera todo motociclista pensar assim!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2013 11:33 #47 por túlio.alcantara
Cara muito obrigado por este seu texto!
B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2013 12:32 #48 por nuno.arthur
Parabéns pelo texto.
Não tenho essa experiência toda, mas já ando de moto diariamente para pequenos percursos, há mais de 15 anos.
Já tomei muitos sustos, e sou meio medroso por natureza. E isso me ajudou muito, pois até hoje nunca caí de moto.
Tenho uma Lander, mas já tive uma GS 500 Suzuki, onde andava sempre acima dos 100km/h na cidade.
Posso dizer que tudo que está escrito no texto está correto, e se vc não andar olhando nos retrovisores, sabendo exatamente quais são os carros que estão perto de vc, vai ser susto atrás de susto.
Faltou dizer sobre isso, o uso dos retrovisores.
Um piloto novato vai sempre ter uma tendência à virar o pescoço o tempo todo, procurando os carros. Não que isso seja totalmente errado, mas só funciona em baixas velocidades. O tempo que leva para olhar em volta quando vc está rápido, é o suficiente para algo acontecer na sua frente. Sem contar a força do vento sobre a cabeça, que faz com que esse tipo de movimento seja brusco em maiores velocidades, atrapalhando seriamente na hora de voltar a olhar pra frente.
Usem os retrovisores, e acreditem ou não, com bons retrovisores vc consegue ver a sua faixa, e mais duas pra cada lado.
Parem com esse modismo de micro espelhos...
Confesso que sou "roda quadrada" hoje em dia. Já deitei mais a moto, mas agora prefiro entrar mais devagar nas curvas.
Só não concordei com os modelos de motos indicados no texto, para os primeiros motociclistas.
Acho q deveriam começar com motos como a Bros para cidade. Ou as mais clássicas, Factor, Titan, Yes...
Pra estrada o legal são as 250cc, pois são leves, andam bem, freiam bem, e bebem pouco.
Depois disso só para motociclistas mais experientes.
Colocar um novato numa moto grande não tem como dar certo.
Somente quando passar por diversas situações e aprender como agir é que se pode pilotar motos acima de 300cc.
Também achei que houve um pouco de exagero no texto. Fiquei com muita pena dos 2 que andavam lado a lado devagar e foram atropelados. Definitivamente isso não é uma coisa que se vê todos os dias. Foi uma fatalidade.
Vai parar no semáforo ? É o último da fila de carros ? Sai daí, corte pelo corredor e vai lá pra frente, pois isso sim pode dar merda. Tem engavetamentos todos os dias, e o último carro da fila é sempre a vítima de alguém que não viu o trânsito parar.
Parou, poe a primeira e fica olhando no retrovisor. Certíssimo !!!
Já escapei de assaltos dessa forma. Percebi uma twister (ladrão sempre usa twister) com 2 caras vindo, e não pensei 2 vezes em vazar dali. Sorte a minha, pois eles iam me roubar mesmo. Consegui fugir, o que não foi nada fácil de se fazer.
Jamais fique na última faixa da direita num semáforo, com intenção de ir reto. Os carros da sua esquerda vão virar em cima de vc.
Já passei muitos sustos assim...
E realmente as motos freiam mais rápido que os carros. Nunca ande com um carro colado atrás de vc. Se vc quer andar mais devagar, deixe o cara passar, pois se vc precisar frear, o cara vai bater em vc com certeza.
Nos cruzamentos, parem a porra da moto e olhem. Perdem 2 segundos a mais, e podem continuar com a vida.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraço.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marco.de paula, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2013 20:17 #49 por paulo.aloise
ACREDITO QUE HOJE. AS XRE 300 E TENERÉ 250, TAMBÉM SE PRESTAM BEM PARA O TRANSITO URBANO E VIAGENS. ASSIM COMO A FALCON, RELANÇADA E COM INJEÇÃO ELETRÔNICA.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2013 21:38 #50 por MANDRUVADOIDAO

paulo.aloise escreveu: ACREDITO QUE HOJE. AS XRE 300 E TENERÉ 250, TAMBÉM SE PRESTAM BEM PARA O TRANSITO URBANO E VIAGENS. ASSIM COMO A FALCON, RELANÇADA E COM INJEÇÃO ELETRÔNICA.



Seja bem vindo Paulo.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2013 13:37 #51 por marcos.sousa
falou tudo,,sobre a realidade de nos motociclistas no meio deste transito doido. :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2013 18:28 #52 por Patricia Ventura
Adorei o texto, tudo verdadeiro, sensato... parabéns! :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Fev 2014 11:44 #53 por _Gabriel_
Bom texto! Parabéns pela iniciativa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2015 21:07 #54 por malaguti

Ceifador escreveu: O autor deste tópico encontra-se hospitalizado para colocação de platina no ombro, após mais um de seus incontáveis acidentes (um acidente por mês, em média).

Sejam espertos e NÃO sigam esses conselhos!

Estive sem entrar aqui por um bom tempo, e, depois ,não respondi essa "gracinha", porque esqueci a senha e o meu e-mail cadastrado acabou. Graças à deus, consegui resolver esses problemas...

Mas você Ceifador não vai se identificar, eu tenho certeza.

Respeite a dor de uma mãe que perdeu seu filho por conta de ele nem ter tido contato com regras básicas de segurança. Respeite a dor de várias mães que perderam seus filhos, porque não havia NADA escrito para que os novatos lessem. Se você não gosta de mim, seja homem, e vá me confrontar, em outro lugar.

Se você não concordasse com o que eu escrevi, já teria contra-argumentado. Mas você não tem nada de inteligente, ou de útil, para escrever... Não é?

Não confunda a cabeça dos novatos. A falta dessa informação pode ser letal para eles, como foi para o filho da minha amiga.

E eles não tem nada com a raiva/inveja que você tem de mim.

Agora não mais me dirigindo à esse palhaço, mas a quem estiver precisando de informações sobre como começar a andar de moto...

Eu ando de moto todos os dias, faça chuva, ou faça sol. Até mudar para o Recife, andava 1600 km/mês. Quem anda desse jeito tem um "esfrega" todos os anos, em um espaço que vai entre oito, e quinze meses, acontece um evento, que pode não ser nada além de uma calça furada, e uns arranhões, ou ser como aconteceu comigo, por exemplo, pois foi justamente na minha convalescença, que escreveram essa palhaçada.

Todos que conhecem o Rio, sabem que a Ayrton Senna é o fim de uma via expressa, chamada linha amarela, e que nela, os veículos as vezes ultrapassam os 120Km/h. Estava esperando o sinal abrir, para atravessar essa via, exatamente no primeiro sinal após a via expressa. Meu sinal abriu, eu parti, e fui pego por um carro que avançou o sinal. O detalhe é que o sinal fica vermelho para os dois lados por 5 segundos. Mas, graças à deus ele não me pegou em cheio. O motorista desviou para o canto, a ponta de seu para-choques bateu na ponta da minha roda dianteira, me fez rodar na moto. A minha cabeça pegou na coluna direita do carro, junto com o meu ombro que bateu no retrovisor. O carro estava muito rápido, e o resultado é que eu só acordei no hospital, com a clavícula esquerda quebrada. Estava de bota, de couro, jaqueta, luvas, e um senhor capacete (Shark) de mais de mil reais, que foi a diferença entre eu estar aqui escrevendo pra vocês, e eu estar sequelado numa cama.

Notem bem: Eu comecei a andar de moto com 9 anos, fazendo trilha, e já levei uma infinidade de tombos. Não se mede um motociclista pela quantidade de tombos que ele já tomou. Mas sim por ter sobrevivido a eles. Os primeiros 10 anos (9-19 anos) eu sobrevivi por pura sorte. Mas, depois que a cabeça assentou, eu só levei tombo bobo, a maioria deles uma areia, ou um óleo, que eu não vi por pura distração. Os nem tão bobos, todos eles aconteceram sem que eu fosse o culpado.

Quem anda o tanto que eu ando, sabe que vai haver uma hora em que vão jogar você no chão. É por isso que eu invisto tanto em equipamentos de segurança, e estou sempre com eles. O capacete correto para você, e de uma excelente marca, pode salvar a sua vida, como salvou a minha.

Não. Eu não operei a clavícula de novo, por conta desse acidente... O pior nem foi a clavícula. Foi ter ficado com dengue dois dias após o acidente...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2015 21:23 #55 por malaguti

mateus.lima1 escreveu: Tirando a parte de que você deixa a entender que toda moto pode chegar a raspar a pedaleira nas curvas (penso que é até um pouco perigoso deixar subintendido isso)... o resto eu concordo em gênero número e grau.... Parabéns pelo texto, minha namorada está preparando-se para tirar carteira, e eu já venho dando os toques nela a respeito de transito e tudo mais, vou enviar esse texto por e-mail para ela (com os devidos créditos ao auto). Mais uma vez, parabéns, pudera todo motociclista pensar assim!

Mateus.
Eu não deixei subentendido isso não. Deixei explicito. Isso é uma verdade.

Um pneu normal (sem ser remold, ou do tipo Rinaldi, por favor), em bom estado, dentro de sua vida útil, rodando sobre asfalto limpo, livre de objetos estranhos, areia, água, ou óleo, vai permitir que você incline a sua moto até você raspar as suas pedaleiras no chão sim. Eu posso fazer isso com uma Falcon, que tem a pedaleira lá no alto, você pode fazer com quase qualquer moto razoavelmente calçada.

Antigamente, quando as pedaleiras eram fixas, muita gente caia porque o peso da moto se apoiava na pedaleira e tirava a roda de trás do chão. Mas, agora, toda elas são retráteis, e esse perigo não existe mais.

Repare bem: Como eu disse no texto: Não estou convidando ninguém a levar sua moto ao limite o tempo todo. Mas o motociclista tem que saber oque a sua moto é capaz de fazer. Já vi muito acidente de moto porque seus condutores tiveram medo de inclinar a moto, e se machucaram, ou até morreram por conta disso. Estes motociclistas são os famosos rodas quadradas...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2015 23:55 #56 por rafael.pen
malaguti

Excelente tópico. Gostaria de tirar apenas uma dúvida sobre os equipamentos de segurança.

Qual marca de capacete recomenda?
Aqueles capacetes com a frente escura são melhores ou prejudicam a visão?
E conhece algum site de confiança onde tenha esses equipamentos?

Obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2015 15:15 #57 por malaguti

rafael.pen escreveu: malaguti

Excelente tópico. Gostaria de tirar apenas uma dúvida sobre os equipamentos de segurança.

Qual marca de capacete recomenda?
Aqueles capacetes com a frente escura são melhores ou prejudicam a visão?
E conhece algum site de confiança onde tenha esses equipamentos?

Obrigado

Rafael.
Tem as grandes marcas, tipo Shoey, Aray, AVG, DELL, mas dentre os capacetes deste patamar, eu sou fã de carteirinha da marca francesa Shark, pelo preço mais em conta, e pela quantidade de peças de reposição que eu encontro no mercado livre.

As lentes escuras são proibidas à noite. E, cá entre nós, deveria ser proibida nos túneis também. Não dá pra enxergar nada!!! Caiu a noite, e você não tem lente cristal pra substituir, você está no mato sem cachorro, e corre o risco de tomar uma multa. Se for parado, o seu Gualda só te larga, se a lente cristal aparecer. Caso contrário ele apreende a moto. Eu tenho a solução pra isso mais abaixo, você vai ver.

Mas sempre confira a nota que o seu capacete recebeu no teste dessa fundação inglesa, que testa rigorosamente todos os capacetes do mercado. Se essa fundação não testou, nem pense em comprar... INMETRO??? HAHAHAHAHAHAHA
http://sharp.direct.gov.uk/

Pegue uma fita métrica, e meça a circunferência da sua cabeça na altura das sobrancelhas. A minha medida é 62cm. Meu capacete é o XL. Essa medida é fundamental, porque capacete folgado, e nada, é a mesma coisa. Se não entrar dobrando as orelhas, não serve pra nada. Além do que, ele folgado demais chapa na sua cara, em altas velocidades, e não adianta apertar a fita. Pior... Dependendo do capacete o vento vai forçar a fita na sua glote te dificultando a respiração. O balanço dele em altas velocidades, por conta do vento, geralmente da um "jeitinho" no seu pescoço, que, no dia seguinte, parece que você tá com torcicolo.

Compre seu capacete na medida exata recomendada para a sua cabeça. Capacete novo incomoda uma semana, até a espuma se assentar com a sua cabeça. Não ligue pra isso. você vai agradecer muito, quando precisar dele.

Atenção agora para o mais importante de tudo!!!!

Capacete é igual air-bag! Bateu com o capacete? Ficou alguma marca de contato (ralado) nele? Se for no queixo, ainda vai. Mas se for em qualquer outra parte, jogue fora!!! Ele não serve mais para te proteger!!! O isopor no interior do capacete tem uma deformação programada para acontecer, e ela só acontece uma vez. Jogue fora!!! Respeite a sua integridade física!!! Se dê valor!!! Só você pode fazer isso!!!

Esse é o meu capacete temporário.
http://www.ebay.com/itm/Shark-S500-Air-Skully-Red-Full-Face-Helmet-Size-XS-RRP-109-CLEARANCE-/361208142321?pt=LH_DefaultDomain_3&var=&hash=item5419aed9f1

Estou de olho nesse aqui que tem um visor solar escamoteável. Você abaixa durante o dia, e recolhe, durante a noite, e dentro dos túneis.
http://www.ebay.com/itm/SHARK-S900C-MANTH-DVS-FULL-FACE-MOTORCYCLE-HELMET-BLACK-or-WHITE-SALE-OFFER-/331424743586?pt=LH_DefaultDomain_3&var=&hash=item4d2a7440a2

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2015 15:46 #58 por sergiotucano
Malaguti, texto muito bom.

Tirando alguns pontos, como parar com a primeira engatada, andar preferencialmente no rastro das rotas dos carros, e as dicas de motos, de resto, eu concordo.

E digo mais, cair é uma questão de tempo..hehehehe.

Eu usei mochila durante um tempo, mas comprei o balueiro. Cabe mais itens e guarda o capacete quando necessário.
Não saio de casa sem uma blusa de frio, roupas de chuva e luvas.

Já saí muitas vezes com o dia de céu aberto e com 30 min andando, fechar completamente o tempo. É melhor sempre prevenir
.

Yamaha Factor ED 2014
Honda CG Titan 150 KS 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2015 16:58 #59 por malaguti

sergiotucano escreveu: Malaguti, texto muito bom.

Tirando alguns pontos, como parar com a primeira engatada, andar preferencialmente no rastro das rotas dos carros, e as dicas de motos, de resto, eu concordo.

Eu paro com a primeira engatada, porque quero sempre ser o primeiro a sair, pra não correr o risco de ser jogado no chão. E, se aparecer lá longe, uma moto suspeita, ou um pedestre suspeito, eu me mando! Que se dane o sinal...

Eu não vejo melhor lugar para andar em uma estrada, com o tempo seco, ou molhado. Não estou falando para andar atrás de carro nenhum. Mas, sem sombra de dúvidas é a parte mais limpa do asfalto. porque você discorda?

Você discorda especificamente do que, no que eu coloquei como critério de escolha, para a moto a ser comprada?

sergiotucano escreveu: E digo mais, cair é uma questão de tempo..hehehehe.

Não é? O seu "tempo" e o meu "quando" concordam plenamente. :cheer:

sergiotucano escreveu: Eu usei mochila durante um tempo, mas comprei o balueiro. Cabe mais itens e guarda o capacete quando necessário.
Não saio de casa sem uma blusa de frio, roupas de chuva e luvas.

Já saí muitas vezes com o dia de céu aberto e com 30 min andando, fechar completamente o tempo. É melhor sempre prevenir
.

Eu, tirando quando vou à praia, só ando de bota de couro, social, cano alto, jaqueta de cordura, e luvas. Levo roupa de chuva, luvas de chuva, galochas para a bota, e o interior térmico da jaqueta. Só ando de balaclava no capacete, para dar uma sobrevida ao interior do capacete, mas ela ajuda a proteger o pescoço. No inverno eu até uso echarpe, para deixar a garganta mais aquecida.

Eu já fiz a experiência de colocar bauleto na minha moto. No meu caso, a tendência é que ele encha muito rápido, e que dure 2/3 semanas, até ele ser arrancado por alguma lateral de ônibus. Não sei se fiz escolhas muito largas, mas o barulho das tralhas dentro dele, me desesperava. Parece que, agora, eles vem com uma bolsa interna, que deve melhorar muito o barulho. Mas eu desisti quando o segundo bauleto ficou no chão todo arregaçado... :sick:

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2015 20:11 #60 por sergiotucano
Costumo parar na linha de frente também.
Mas para a segurança, tu sabe que não é a melhor opção né?

É o ponto mais visado por bandido.

Quando da fico do lado direito da via ao lado de um carro. A menos que eu vá livrar a esquerda logo após o semáforo.

Fira isso, deixo quem está na frente sair e saio e já ultrapasso pela direita.


Sobre andar na esteira das rodas. .. se a via estiver seca não faz diferença, somente sib muita chuva mesmo.
Eu ando naquela posição de segurança, olhando para a careta do condutor pelo retrovisor esquerdo.
Se eu vejo ele, ele me ve.

cara, na cg eu tenho um baú da prologic, 31l estreito e um pouco alto.
Na Factor um da Givi um pouco mais largo mas nenhum deles aumentaram a área lateral da moto.

Mas tem uns que aumentam demais a área... deveriam ser proibidos.
Para mim vale a máxima, passou o retrovisor? O resto passa. :)

Por falar em queda semana passada cai com a Cg.
Queda babaca, mas que muita gente teria deixado de pilotar.
O importante é não ficar com receio nem medo.

Continuo a passar pelo mesmo cruzamento e durante uns dias minha marca estava lá para lembrar - me da queda.

Fato... o baú abriu e parecia uma mala sendo aberta no asfalto! Hehehehe.

Yamaha Factor ED 2014
Honda CG Titan 150 KS 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.269 segundos