Carta aos futuros, ou novos motociclistas

30 Mar 2012 10:52 #31 por Infanato
excelente artigo, li tudinho hehe, muito bom mesmo...

bom eu só ando na faixa da direita praticamente em cima da onde passam as rodas da direta dos carros com um pouquinho mais para a direita para mostrar para o carro da frente que eu estou alí, e sempre olhando o retrovisor, nunca deixo caminhões ou qualquer veicul ode grande porte atras de mim pela dificuldade de frear em uma emergência...


abraço a todos e paz no trânsito.

vruuuuuuummm!!1!!onze
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2012 06:26 #32 por marceloe
Malaguti,

Incrivel o texto, parabéns pela redação, como já disse um colega (desculpe esqueci o nome), as auto-escolas estão longe de esclarecer isso.

Lembro-me quando estava ensinando minha esposa (na época ainda namorada (iiihh faz tempo)) a dirigir (carro) , as vezes eu dava um berro dentro do carro, falava que tinha coisa na pista, etc, resumindo ela se assustava me xingava horrores, hoje (vários anos depois) é eximia motorista, tendo já se livrado de alguns acidentes por ter se assustado em épocas remotas, e hoje ao invés de gritar ou entrar em panico em uma iminente situação de risco ela consegue discernir o mehor movimento a ser feito!

Como dito anteriormente, as CFC, estão londe de realmente habilitar alguém no transito, deveriam haver simuladores com Need for Speed, para aprender.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2012 06:51 #33 por marceloe

Infanato escreveu: excelente artigo, li tudinho hehe, muito bom mesmo...

bom eu só ando na faixa da direita praticamente em cima da onde passam as rodas da direta dos carros com um pouquinho mais para a direita para mostrar para o carro da frente que eu estou alí, e sempre olhando o retrovisor, nunca deixo caminhões ou qualquer veicul ode grande porte atras de mim pela dificuldade de frear em uma emergência...


abraço a todos e paz no trânsito.




Somos 2 !!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Abr 2012 10:07 #34 por malaguti

RuffBA escreveu: alguem ai ja levou por tras?


Quem levou por trás, está no cimitério Ruff...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Abr 2012 10:18 #35 por malaguti

Infanato escreveu: excelente artigo, li tudinho hehe, muito bom mesmo...
bom eu só ando na faixa da direita praticamente em cima da onde passam as rodas da direta dos carros com um pouquinho mais para a direita para mostrar para o carro da frente que eu estou alí, e sempre olhando o retrovisor, nunca deixo caminhões ou qualquer veicul ode grande porte atras de mim pela dificuldade de frear em uma emergência...


Você está correndo um grande risco de ser atropelado. Até porque, se dois ônibus forem ultrapassar você, o primeiro vai te ver, mas o segundo não porque a traseira do primeiro vai impedir. Ele só vai te ver qdo. já não der pra fazer mais nada...

Caso vc. seja alvo da maldade humana, vão te jogar na calçada. Os postes, as árvores, e os pilaretes estão todos lá pra te quebrar os joelhos...

Quer andar devagar vá para a esquerda. lá, pela posição dos motoristas, todos poderão te ver...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2012 23:44 #36 por Angra
Brasília-DF,26/04/2012.
Malaguti, parabéns pelo relato.Tenho 56
anos de idade e, há 30 anos, essa paixão por motocicletas, vem fazendo parte da
minha vida. Como diz o ditado, existem duas classes de motociclistas: os que já
caíram e os que ainda irão cair. Graças a Deus ainda não bati de frente com
nenhum veículo, nem tive fraturas graves. Mas tenho meus dois ombros deformados
por quedas inesperadas que poderiam ter sido evitadas.No ombro direito tenho
um parafuso enorme devido a um tombo em 1992, de uma Honda XL250R, por luxação do acrômio-clavicular, 3º grau
(cirurgia). No ombro esquerdo tenho o osso do “cabide” elevado devido a outro
tombo em 2010, de uma Yamaha XT660R, também por luxação do acrômio-clavicular,
1º grau (não necessitou cirurgia).O primeiro tombo foi numa trilha, ao tentar
subir a encosta de um rio. O segundo tombo foi durante uma chuva, por triscar
no freio dianteiro ao ver o carro que ia a frente frear repentinamente.
Confesso que com a chegada da idade e com a grande quantidade de acidentes com
motos, não tenho rodado com a mesma frequência de antes. É que ando sofrendo do
pânico de acidentes por ver (diariamente) do alto da minha caminhonete Nissan, motociclistas caídos
nas pistas e motos esmagadas debaixo dos carros.Recentemente, no segundo dia
com minha nova BMW F800GS, levei outra queda boba, foi na avenida W3 Sul, em
Brasília, onde moro. Parei de 4º marcha na fila de um retorno e ao arrancar, por
distração, sai de 3º marcha. O motor apagou e como o guidão estava virado para a
esquerda, não dei conta de segurar os 207 Kg da malvada e com a moto
parada, fui novamente ao chão. Por sorte não quebrou nada da moto, mas estou há
10 dias fazendo fisioterapia no meu ombro esquerdo que já vinha bichado do
tombo de 2010.Bem, uma coisa que aprendi é que cada tombo é um ensinamento. A dica que deixo para os mais jovens e iniciantes é:
MANTENHAM O MEDO. Assim vocês poderão, talvez, como eu e Malaguti, passar dos
50.Que Deus nos proteja dos imprudentes e dos negligentes.Grato,Angra.

Nunca desista dos seus sonhos:
BMW F800GS - 2012;
Yamaha XT660R - 2008;
Honda 650-Dominator - 1995;
Honda 350-Sahara - 1993;
Honda XLX 250R - 1991;
Honda CB400 - 1980 e,
Honda CG125 - 1978.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2012 11:07 #37 por pchaves83
Fábio,
Parabéns pelo seu texto. Realmente foram anos de experiência, que provavelmente o fizeram um ótimo moticiclista, certo?
Pretendo comprar um moto, para uso diário (4km em média), só para fugir do transporte público cheio e esse texto na minha opinião foi o melhor para falar sobre o assunto. Muitas vezes, pessoas (motociclistas ou não), dão opiniões muito abrangentes e que não auxiliam e nos mostram os diversos cuidados e dilemas de dirigir no dia a dia.
Acho que seu texto, filtrado, pode ser usado para carros, caminhões, jetski e demais meios de transporte, pois tem um conteúdo muito rico de realidades. Muitas vezes as pessoas responsabilizam os motoboy, os motoristas de carros, os caminhoneiros como os loucos imprudentes, não que não haja, pois acredito que há sim, mas ao mesmo tempo, muitos deixam de tomar algumas atitudes que ajudariam a ter uma vida no trânsito mais tranquila e segura.
Por parte do governo e orgão de trânsito, acho que falta muito para melhorar a educação dos motoristas em geral. Algumas vezes, acho que podemos pensar que o próprio "sistema" apoia alguns fatos e resultados... mas fazer o que.
Meus parabéns!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2012 05:09 #38 por MATUSA
50 anos.
32 de motos.
Medo?
Só de ser roubado de novo. Já me levaram 2 motos "encarnezadas"...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2012 11:53 #39 por ialves
Muito interessante o texto, parabens ao autor! Ele consegue passar para os futuros motociclitas, qula sera sua realidade ! ! !

Antes a adrenalina de estar sobre duas rodas, do que estar no conforto das quatro rodas !
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2012 16:43 #40 por Chicolau
ótimas dicas para motoqueiros iniciantes e para experiente não esquecer
que somos o elo fraco das maquinas no transito maluco e de mal educados

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti, Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2012 06:09 #41 por Chicolau
Essa dica parece ser mais para cidade e na estrada?

Chicolau2012-05-10 09:09:49

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2012 14:49 #42 por malaguti

MATUSA escreveu:

50 anos.
32 de motos.
Medo?
Só de ser roubado de novo. Já me levaram 2 motos "encarnezadas"...


Medo disso eu não tenho. Eu pago pra não ter esse medo... Pago caro todo o ano, mas, se quiser levar, pode levar, meu camarada!!! Entro na consecionária e compro outra no mês seguinte.

Medo mesmo eu tenho de gente ruim, descontando as frustrações nos motociclistas... Isso sim é que é perigoso.

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2012 15:29 #43 por malaguti

Chicolau escreveu:
Essa dica parece ser mais para cidade e na estrada? 


Oi Chicolou.

Na estrada, eu tenho umas dicas pra você. Nunca! Nunca mesmo!!! Vá para a estrada sem ter uma moto de média cilindrada!!! Eu diria que o ideal é você ter uma moto de 600cc pra cima, pra pegar a estrada. Se não tiver pelo menos 400cc, vá de ônibus. Troque o seu farol, e ponha um farol de Xenon, de 55W 4300K, porque o farol original da moto é ridículo, e, na estrada, à noite, ele não ilumina nada. Em hipótese alguma fique atrás de um caminhão. É a forma melhor de você levar uma pedrada, lançada pela roda de trás dele (Dói... Dói muito!!!). Nunca pilote por mais que duas horas, porque a sua bunda vai ficar quadrada se vc. fizer isso. E, além do que, vc. vai ficar mudando de posição pra bunda parar de doer, e é uma excelente forma de vc. levar um 'esfrega'... Pare em paradas de ônibus, ou postos de gasolina, tire água do joelho, tome um café, hidrate-se, e siga caminho. Amarre a sua bagagem no seu bagageiro, e/ou no seu tanque de gasolina. Evite levar mochilas super-pesadas nos ombros. Além de cansativo pra c*r*lh*, isso altera a dinâmica de pesos a qual você está acostumado, e pode te levar ao chão. Calibre o seu pneu o mais perto de casa para que eles ainda não tenham se esquentado, qdo. vc. for calibrar. Se eles já estiverem quentes dê mais uma libra da calibragem recomendada pelo fabricante. Muita gente aumenta a calibragem recomendada pelo fabricante. Se vc. fizer isto, vc. vai estar diminuindo sensivelmente a vida útil do seu pneu, vai estar diminuíndo a área de contato do pneu com o solo, e vai correr o risco de derapar ao menor contato de um pedrisco com a sua roda. Use sempre a calibragem recomendada...

Na estrada seja de carro, ou seja de moto, para atravessar a pista, o primeiro caminho é parar no acostamento da sua pista. Uma vez parado, espere o momento oportuno de atravessa-la. Não cai na tentação de poupar tempo, atravessando direto a pista, sem antes parar no acostamento. Um dos calcanhares de aquiles da moto é a visibilidade para o que vem atrás dela, e pode ter um cara querendo te ultrapassar qdo. vc. fizer isso. Da mesma forma, se vc. for ultrapassar alguém, certifique-se de que o animal, não vai entra à esquerda... O posicionamento da moto na faixa de rolagem é mais importante ainda: Ande aonde as rodas esquerdas dos carros passam. É, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para você andar na estrada. Se vc. andar muito na direita algum engraçadinho vai te empurrar para o acostamento.

Depois eu posto outras dicas.

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Maio 2012 09:58 #44 por jl
sou iniciante,gostei muito dessas dicas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: malaguti

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2012 15:41 #45 por malaguti

jl escreveu: sou iniciante,gostei muito dessas dicas.


Obrigado JL.

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.361 segundos