A1, A2 e A3

11 Abr 2012 15:26 #31 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico A1, A2 e A3
espera ai gente, a maioria das doideras que vejo no transito referente a motos é de pessoas que estão com motos ate 150cc.
Na boa, com uma 150cc quem é irresponsável ja faz muita besteira. O problema nao está na cilindrada esta no motociclista, ou melhor piloto de fuga!

Imagina os policiais vendo um cara passando numa hornet com aqueles capacetes maneiros e roupas de motociclistas. Não dá pra saber se é muleke ou senhor ou se tem cara(como se desse pra ver) de que tem habilitação a 2 ou 10 anos. Vao ter que parar todo mundo pra verificar?!

Essa lei não vai mudar nada.

tinha é que aprovar uma lei pra poder dar um cacete nesses caras que andam que nem um louco sem motivo nenhum e fazem o DPVAT ser 300 reais.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2012 17:50 #32 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico A1, A2 e A3

Jean_SP escreveu:
MarceloO Psicotécnico, é renovado apenas para quem for exercer atividade remunerada, o que não informam na hora, já que é uma forma de arrecadar mais um trocado. A minha é AC, e não paguei o psicotécnico, pois, não exerço atividade remunerada( motorista profissional).


Cara, tb não exerço atividade como profissional com a categoria C, e declarei isso, mas tive de fazer o psicotécnico,
coisa para prestar atenção na próxima renovação !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2012 19:21 #33 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico A1, A2 e A3
Pra principio de conversa,

eu vejo essa situação de uma seguinte maneira: analisando por um prisma mais amplo, ou seja, não somente a situação dos motociclistas e sim de todos os condutores habilitados em qualquer categoria. Depois de ver muita coisa na teoria e, principalmente, na pratica percebo que o metodo e os criterios de avaliação de um candidato a CNH são muito falios desde o inicio do processo. Vou explicar por que:

Vocês nobres colegas ja devem ter se deparado com diversas situações no transito de pessoas que ficam muito nervosas no transito. Umas ficam desnorteadas por deixar o carro ou moto morrer em um morro e naum conseguem sair do lugar e ficam tremulas de tao nervosas. E tem tambem aquele cara que eh nervoso......mas tao nervoso que chega a ser estupido o suficiente pra sair no soco com outro condutor soh pq alguem buzinou pra ele. RESUMINDO: Tem gente que nao tem estrutura psicologica nenhuma pra estar no transito.

Acho que os esames psicotecnicos tinham que ser reformulado de maneira que sejam mais detalhados para identificar melhor o perfil do candidato a CNH e poder antever certas caracteristicas como as que relatei acima.

Outra coisa que pra mim foi uma verdadeira regressão, foi ter acabado com as aulas de moto nas ruas. Acredito que se conciliar parte das aulas na motopista e outra parte nas ruas, o candidato ja começa a ter mais contato direto com o transito. Com aulas somente em motopistas, o candidato fica muito limitado e seguramente nao tem malicia alguma perante o transito real.

Tambem sou a favor de uma reformulação das aulas de legislação e direção defensiva. A grade curricular atual eh muito focada soh para carros, caminhoes e ônibus. Acho que deveria criar uma grade especifica para o candidato a categoria A. Mais especificamente a de direção defensiva que no caso das motocicletas, eh muito mais vasto e detalhado que os carros.

Ainda acho que poderia melhora muita coisa, mas acho que isso ja melhoraria muito, pois ia fechar mais o cerco para os candidatos que nao estao preparados para o transito e ia dar mais enfase a situaçoes reais de transito com as aulas nas ruas para motociclistas e com uma grade de aulas de direção defensiva mais focada para motociclistas.

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2012 20:42 #34 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico A1, A2 e A3
Poisé, acho que a formação dos motociclistas é realmente falha e deve ser revista, mas pra mim, como eu disse lá na página 1 desse tópico, acredito que a principal vantagem dessa segmentação por categoria seria que a médio prazo isso aumentaria significativamente a quantidade de opções no mercado brasileiro, como ocorre em países que existe esta limitação o segmento de baixa e média cilindrada é muito amplo.

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2012 11:34 #35 por madnando
Respondido por madnando no tópico A1, A2 e A3
Essa questão é por causa de $$$. Quanto menos investimento e mais rápido for o retorno, melhor pros politicos.

Ninguem quer saber se vc tem treinamento. Há uma bola de neve rolando ai.

Condutor de moto inexperiente = acidente
Acidente = ambulancia e hospital
Hospital = medicamentos e cirurgias
Tratamento = Compra de materiais de forma emergencial pra suprir a demanda.
Compra = Hiperfaturamento e desvio de dinheiro que...
Desvia por contratar outras empresas pra cuidar das ambulancias
Que desvia por termos um asfalto porco e muito acidente é por causa de buraco.

Ou seja, tem toda uma "cadeia alimentar" pra que as coisas sejam como são hoje.

Não vejo futuro nesse país de m&rd@.

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2012 13:53 #36 por cros
Respondido por cros no tópico A1, A2 e A3

Ik@ro..... escreveu: Ainda acho que poderia melhora muita coisa, mas acho que isso ja melhoraria muito, pois ia fechar mais o cerco para os candidatos que nao estao preparados para o transito e ia dar mais enfase a situaçoes reais de transito com as aulas nas ruas para motociclistas e com uma grade de aulas de direção defensiva mais focada para motociclistas.


É o que eu digo, mas o brasileiro malemolente e com espirito de macunaima não quer ascender de maneira correta, quer atropelar todos os processos e ir direto pros finalmente, ainda bem que eles se "adequaram" ao ensino escolar, senão já tinha gente saindo da creche direto pra universidade.

Depois não sabem porque o DPVAT de moto é mais caro!

O cara sai da loja numa Hornet sem ter subido na vida motociclistica e perde o controle do bicho, pois desconhece a potencia da maquina, e se for zero e o lojista esquece de lavar e limpar bem os peneus derrapa na primeira curva.

Além do fato de não termos motos de media cilindrada, então alguns que tem 125cc já vão pras 500cc achando que é tudo a mesma coisa. O apelo da midia ajuda a empurrar esses incautos afobados pro abismo.

Teve um recorte de jornal muito circulado por ai o carinha se gabava de nunca ter caido, era um as nas pistas, no dia seguinte ele bate e morre. Excesso de confiaça nunca foi muito bom em cima de 2 rodas.

E claro nas 4 rodas então é pior.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2012 18:37 #37 por L.Martinelli
Respondido por L.Martinelli no tópico A1, A2 e A3
Não adianta o governo fazer esse tipo de alteração nas CNHs. O problema maior está nas auto/moto escolas. O treinamento dos alunos é precário, o cara sai de lá e pega um Golf ou uma 750cc e sai fazendo besteira. Digo isso com experiência de causa, meu filho tirou a CNH e tive que dar muitas aulas para ele começar a dirigir apenas na cidade, agora ele já viaja por aí.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2012 09:29 #38 por r.oliveira
Respondido por r.oliveira no tópico A1, A2 e A3
Resumindo, vamos ter que pagar o quebra
A1, A2 e A3 rsrsrs o din din resolve tudo neste pais cheio de "leis"tanta que deveria ter atenção e não tem me vem essas leis !!!

o problema não esta na moto seja ela 125/250/1000 etc e sim no piloto! Alias pq não fazem isso para os carros ?? tipo a1 pro uninho e a3 pra ferrari / carros de alta potencia

na mao de doido tudo vira uma arma ate uma 50cc

mAiS 1 do Bando do Macaco - CG125 Pandora

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2012 23:16 #39 por ialves
Respondido por ialves no tópico A1, A2 e A3
aso de uma troca automática de habilitação para tipos diferentes como A1 para A2 para A3, o que garantiria que o condutor tem competência para pilotar uma moto com uma cilindrada maior? Tenho 18 anos, apesar da minha idade piloto motos a anos, tive oportunidades de pilotos diferentes tipos de motos como CG 150 (moto atual), Fazer, Shadow 600, XR 250, CBX 750, CB 600F Hornet. E não foi apenas o tempo que me fez ter uma boa pilotagem e também a experiencia de pilotar essas motos! Como eu vou ser apto a pilotar uma moto com mais de 50 cv se estou acostumado a pilotar uma CG de 15 cv? Quando for pegar uma moto com grande potencia, apesar de possui uma certa "experiencia" como garantir que o tempo é sinônimo de capacidade neste caso?
Me considero apto a pilotar motos com grandes potencias, mas não pelo tempo que piloto minha humilde CG 150, e sim porque tive a oportunidade de pilotar diversas vezes motos grandes. ( Grandes cilindradas não são sinônimos de grandes potencias, dai já fica equivocada a avaliação por cilindrada )
Sou a favor de terem diferentes categorias para a pilotagem de motos, e acho que a melhor maneira de se avaliar isso é através de um teste práticos, mas como avaliar? Tirei minha habilitação dirigindo em um circuito fechado, isso não garante que sou apto nem para pegar uma 125cc e sair na rua. (Lembrando que já é um absurdo tirar carteira em nosso pais)

Antes a adrenalina de estar sobre duas rodas, do que estar no conforto das quatro rodas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2012 05:09 #40 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico A1, A2 e A3
que diferença tem um motoboy a 90km/h no corretor e um jaspion a 200km/h na estrada

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2012 11:55 #41 por Bishop
Respondido por Bishop no tópico A1, A2 e A3
Na minha opinião existem soluções muito melhores pra evitar que motociclistas novatos se envolvam em acidentes.
A primeira seria melhorar a qualidade do curso de pilotagem. Aumentar a quantidade mínima de horas e obrigar algumas aulas noturnas foi um bom começo, mas é preciso mesmo melhorar a qualidade dos cursos desde os fundamentos teóricos, hoje o cidadão só faz uma provinha escrita que malemá comprova não ser analfabeto e que consegue decorar meia dúzia de símbolos, isso acompanhada de um atestado psicotécnico e ele vai pras aulas práticas... As coisas que ele aprendeu antes? Ele espera nunca mais ouvir falar.
Educação de trânsito devia ser ensinado pras crianças desde o primeiro grau porque hoje isso simplesmente não é parte da cultura de quem tá fazendo 18 anos e pretende tirar carta.
Melhorar a fiscalização também é imprescindível pra melhorar a qualidade dos cursos de pilotagem, basta visitar umas 5 cidades vizinhas que qualquer um pode notar que a suas pistas de prova são diferentes e não raramente nenhuma segue o CTB... Além da roubalheira que rola solta entre auto-escolas, fiscais de prova, funcionários de detrans e siretrans Brasil a fora.
A segunda medida é começar a fazer com que as pessoas se responsabilizem pelo que fazem no trânsito. Neguinho tira racha, dirige perigosamente, muitas vezes alcoolizado, e não fica uma semaninha na cadeia a não ser que mate algum coitado... E mesmo se matar responde ao processo em liberdade. Há de se considerar que muita gente se envolve em "acidentes" (que muitas vezes está mais pra desgraça anunciada) não é um novato numa moto grande... Aliás, ao contrário, o que mais se vê nos pronto-socorros de São Paulo é motoboy de carreira que se arrebentou com a sua moto simples, ferramenta de trabalho mesmo. Esse é uma grande fatia dos acidentes pra qual a lei proposta não ajuda em nada.
E ainda pensando no pessoal que usa a moto como fonte de renda, já citaram aí os corredores que são necessários e que ajudaria muito a diminuir os acidentes (e seus custos, não apenas financeiros), mas aqui sim eu concordo que se precisa de uma categoria nova, não por cilindrada, mas sim pela ocupação, uma habilitação profissional. Moto não tem habitáculo, para-choque é o capacete e o trânsito nunca antes foi tão disp**ado. Se isso não é condição insalubre que requer um conhecimento a mais, eu não sei o que é. Muita gente pode até torcer o nariz, enxergar isso como forçar mais um dever aos motociclistas, ao meu ver é garantir o direito do profissional de ter as ferramentas pra realizar o seu trabalho.
Francamente, não é nem que eu ache que essa soluções sejam melhores, mas sim que o sistema de categorias de habilitação por potência não ajuda em nada. A diferença entre pilotar uma CG de 150cc e uma Hornet de 600cc é muito menor que a diferença entre dirigir motos de estilos diferentes independentemente de cilindrada. Quem tá acostumado com naked 250cc apanha pra andar de 250 carenada, que é bem mais pesada, o guidão não distorce tanto e simplesmente foi projetada pra andar em circuito, não em rua. Do mesmo jeito, quem é acostumado só com motos altas tipo ON/OFF road pode tomar tombos feios em Scooter ou Customs, que não é tão simples de inclinar ou passar em buracos... E aí, vamos criar uma categoria de carta pra cada categoria de moto? E como disseram sobre o cara tirar carta num compacto e sair dirigindo uma ferrari, o mesmo vale pra carro, vai fazer curva numa camionete do mesmo jeito que você faz num compacto e você vai acabar vendo o mundo de cabeça pra baixo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 07:41 #42 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico A1, A2 e A3
#FATO!

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 10:41 #43 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico A1, A2 e A3

Bishop escreveu: Francamente, não é nem que eu ache que essa soluções sejam melhores, mas sim que o sistema de categorias de habilitação por potência não ajuda em nada. A diferença entre pilotar uma CG de 150cc e uma Hornet de 600cc é muito menor que a diferença entre dirigir motos de estilos diferentes independentemente de cilindrada. Quem tá acostumado com naked 250cc apanha pra andar de 250 carenada, que é bem mais pesada, o guidão não distorce tanto e simplesmente foi projetada pra andar em circuito, não em rua. Do mesmo jeito, quem é acostumado só com motos altas tipo ON/OFF road pode tomar tombos feios em Scooter ou Customs, que não é tão simples de inclinar ou passar em buracos... E aí, vamos criar uma categoria de carta pra cada categoria de moto? E como disseram sobre o cara tirar carta num compacto e sair dirigindo uma ferrari, o mesmo vale pra carro, vai fazer curva numa camionete do mesmo jeito que você faz num compacto e você vai acabar vendo o mundo de cabeça pra baixo.


Bishop, vc está coberto de razão. Há uma série de variáveis que deveriam ser levadas em conta na elaboração de projetos de lei específicos para motos. O problema é que a imensa maioria dos legisladores e seus respectivos assesores ou consultores não tem nenhum embasamento teórico, técnico - e, menos ainda, prático - para poder emitir qualquer parecer ou elaborar norma sobre o assunto.

Ao contrário dos automóveis, cuja maneira de dirigir é, digamos, mais homogênea, com particularidades isoladas aos quais o condutor se adapta mais facilmente (altura e peso nos utilitários, desempenho maior nos esportivos), as motocicletas são veículos mais complexos, embora a sua aparência e dimensões sugiram o contrário.

Para quem gosta e entende do assunto - como muitos dos amigos deste fórum - não é novidade que há maior diversidade de fatores e peculiaridades que influenciam diretamente na segurança e dirigibilidade entre uma Biz 125 e uma Fazer 250 do que entre um Fusca e um Ford Focus.

Como você, acredito que a lei é falha desde a sua concepção, e portanto acho que não surtirá os efeitos esperados - supondo que o objetivo das autoridades seja, realmente, a melhoria das condições do trânsito.

Ainda assim, concordo que a categorização pode vir a influenciar os fabricantes e montadoras a colocar maior variedade de produtos no mercado. Logo, o maior benefício, tanto para a indústria, como para o motociclista será essencialmente comercial. Artur Felipe2012-04-16 15:18:14

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 20:03 #44 por Marcelo Barros
Respondido por Marcelo Barros no tópico A1, A2 e A3
Sou a favor da divisao das categorias de moto, pois pilotar uma mobylete nao tem nada a ver com pilotar uma CBR 1000 por exemplo, acho que para conseguir a habilita'cao na categoria para pilotar motos de alta cilindrada deveria ser autorizada somente depois da pessoa ter um tempo de experiencia em uma categoria inferior.

Celao Barros

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 20:12 #45 por ialves
Respondido por ialves no tópico A1, A2 e A3
Se nao tem tem nada a ver pilotar uma mobylete e pilotar uma CBR 1000, to que vale a experiencia com uma moto inferior sendo são motos diferentes???

Antes a adrenalina de estar sobre duas rodas, do que estar no conforto das quatro rodas !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.234 segundos