Cara, eu sempre defendi aqui que quem tem Twister não valia a pena trocar por uma CB 300, afinal a
maioria dos ganhos fora estéticos.
Beleza, em 3 meses me acidentei 2 vezes com a Twister, PELO MESMO MOTIVO: numa emergencia que
precisei frear forte, a traseira travou e perdi o controle.
A primeira eu estava a 80, tomei uma fechada de um carro, e freei, a traseira saiu de lado, me
fazendo bater no canteiro central e voar na contra-mão, e ainda sendo acertado pela minha propria
moto, "que voou comigo". Graças a deus não aconteceu nada, só leves arranhões, nem com a moto deu
nada, só afundou um pouco o tanque, pois a moto só bateu com o tanque, na minha queixeira do
capacete, que absorveu o impacto todo.
A segunda foi sábado agora, a uns 70, ao fazer uma curva, dei de cara com areia na pista. Fiquei com
a moto em pé, tudo certinho e freei. Adivinha? Traseira travou de novo, atravessei a contra-mão e
"rampei" em um barranco coberto de mato alto, coisa d euns 2,5m. Estava de jaqueta, bota e calça
jeans... Meu capacete arranhou TODO fundo, a jaqueta protegeu meu ombro, se não teria quebrado com o
impacto no chão de terra, minha coxa ta toda ralada (mesmo com a calça jeans), e a bota impediu que
eu quebrasse o tornozelo, pois senti o impacto. A moto arrebentou o painel, farol, quebrou paralams,
retrovisor, e deu 3 bolhas no pneu dianteiro. Felizmente pude levantar, pegar a moto e voltar pra
casa. Felizmente tambem em ambos acidentes a moto não empenou chassi nem nada.
Mas que seja, minha conclusão: Era certo que eu ia trocar a Twister pela Ninja 250R agora em maio.
Depois dessa ultima queda, desisti de compra-la, por não ter ABS, e ao invés disso vou tirar uma XRE
300 ABS. Gosto do estilo da CB 300R, mas como vou fazer uma viagem em agosto pra Fortaleza, e ia com
a Ninjinha (por ser mais potente, poderia fazer o trajeto mais rapido), mas como quero uma moto com
ABS agora, sei que de Twister não rolaria a viagem por ser muito cansativo, então com a CB também não
rola, logo vou pegar a XRE, que vai reduzir um pouco a velocidade de cruzeiro, mas em compensação se
pegar trechos esburacados ou estradas de terra ruim, tiro a diferença com ela, além de poder contar
com o ABS, além de ser mais confortável, ao invés de fazer, por exemplo, 7 horas em um dia com a
Ninja, vou poder fazer 10, 11 com a XRE e chegar inteiro.
Então gente, fica o meu conselho... A menos que realmente não tenha condições de pagar o preço a
mais, nem fazendo esforço, comprem as motos com ABS. É a mesma história do equipamento de proteção...
Uma jaqueta jeans ia absorver o impacto de 70kg sendo arremessado a 2,5m pra proteger o ombro? Um
capacete Liberty 4 ia aguentar uma Twister de 130kg batendo com todo o peso em cima da sua queixeira?
Um tênis qualquer ia impedir seu tornozelo de quebrar?
Segurança é fundamental. Por mais que eu ame moto esportiva, prevejo que minha "primeira esportiva"
vai ser a Ninja 650R ABS, ou então quem sabe direto a CBR 600RR ABS.