Quando as mãos falam

13 Jan 2010 14:49 #1 por Harada

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2010 08:18 #2 por Leo Amorim
Respondido por Leo Amorim no tópico Quando as mãos falam
Na teoria esse contra-esterço é muito complexo pra mim. Por exemplo, se eu, em uma reta, virar o guidão para a esquerda (a mão direita vai pra frente e a esquerda para traz) siginifica que a moto vai curvar para a direita?? isso muito me confundi Nunca reparei se em uma velocidade maior eu faço o contra-esterço, mas com certeza em baixa velocidade se eu virar o guidão para a esquerda a moto vai para a esquerda por tomar o sentido da roda, e em velocidades maiores ocorre o contrário
Abraços e Parabens pelo trabalho!!
Leo Amorim40192,4412615741

"O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA, AGORA, DESATAR OS NÓS."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2010 09:55 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Quando as mãos falam
O contra-esterço é um movimento por demais sutil no guidão, para o lado oposto da curva. A moto de imediato responde inclinando para dentro da curva de maneira segura e agradável soueu40192,4974305556

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2010 12:08 #4 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Quando as mãos falam
Leo, entra no youtube e digita counter steering
ed

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2010 13:01 #5 por Leo Amorim
Respondido por Leo Amorim no tópico Quando as mãos falam
hehe, vendo é mais fácil de entender. Virar o guidão no sentido contrário à curva não significa que ele continuará no sentido contrário (o que eu, lendo o texto, imaginava). O movimento simplesmente serve para jogar a moto para o lado oposto. Agora sim entendi esse negócio, ou melhor essa técnica. A partir de hoje mesmo vou fazer um teste e começar a reparar mais. Valeu pela dica Tio Tite e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
Abraços!!
Leo Amorim40192,6265740741

"O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA, AGORA, DESATAR OS NÓS."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2010 08:48 #6 por Leo Amorim
Respondido por Leo Amorim no tópico Quando as mãos falam
Apliquei a técnica ontem com minha motinho. O negócio é muito doido, muito legal mesmo. O difícil é aplicar nas curvas, por enquanto fiz o teste só quando estava em linha reta. Tentei aplicar nas curvas, mas dá uma certa insegurança, mas com algum treino isso deve melhorar.
Abraços e espero ancioso por mais dicas de pilotagem!!

"O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA, AGORA, DESATAR OS NÓS."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2010 19:05 #7 por jussarameyer
Respondido por jussarameyer no tópico Quando as mãos falam
Olá Tite, adorei o artigo.


Estou interessada em aprender quantos tempo devo pressionar a manopla para poder realizar a manobra do contra esterço com sutileza e segurança?


De mais, sem palavras para agradecer!

JUSSARA M.O.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2010 19:16 #8 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Quando as mãos falam
Jussara
Não existe "um tempo", é tudo muito rápido e sutil, menos de um segundo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2010 19:34 #9 por fredao
Respondido por fredao no tópico Quando as mãos falam
Muito legal o artigo !

Vou tentar esse lance de não olhar pro buraco e sim pra
onde quero passar ! Parece que ajuda...

Falando do contra-esterço, na verdade não dá para
caracterizar como ação e reação (pelo menos não no
sentido físico da expressão). Simplificadamente
(ignorando o ângulo de caster), é uma força aplicada para
gerar um torque vertical que faz aparecer uma velocidade
de precessão (angular) num eixo ortogonal ao plano
formado pelo torque e o momento angular da roda, i.e., o
eixo horizontal ao longo da moto. Resultado: a moto
inclina, e aí a gravidade cuida do resto e a gente faz a
curva. :)

Na prática, o que costuma confundir as pessoas (pelo
menos o que me confundia antes de eu tentar pensar com
fórmulas em vez de com a intuição - que engana aqui) é
pensar que você vai virar o guidão prum lado e a moto vai
fazer a curva pro outro. Na verdade, você não vira o
guidão prum lado, apenas aplica uma pressão pra esse
lado. Ele não chega a se mecher por conta da resistência
do efeito giroscópico. Aí então acontece o que eu falei
acima e a moto inclina. Enquanto ela inclina, graças ao
ângulo de caster, o guidão vira pro lado da curva e aí
conseguimos fazer a curva. Tudo isso quase
instantaneamente.

Vale comentar que o contra-esterço é igualmente útil para
sair da curva, nesse caso, aplicando uma pressão no
guidão para dentro da curva. Aí o efeito é inverso e a
moto levanta !

Se alguém se interessar, tento preparar um documento com
círculos e setas.

Abraço,
Fred Pessoa

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2010 10:53 #10 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Quando as mãos falam
Oi Fredão

Essa forma "simples" de explicar como açãoxreação é para não fundir a cuca dos alunos e dos leitores. Seu eu fosse explicar cada tema de forma "científica" os caras dormiriam em 3 minutos de aula!

Sim, eu gostaria de ver um documento com setas, círculos, resultantes etc. Se puder, me mande pro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2010 11:49 #11 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Quando as mãos falam
Ta sumido Tite.... ve se aparece mais... Cade aquela coletancia de testes de motos desde o inicio de 80 que vc ficou de estudar??? Gostaria de ter um livro de cabeçeira com uma coletacia maior de todos as motos testadas por sua mao na sua narraçao, com comentarios atuais adicionados...
Ja que tu ta trabalhando pra uma revista agora de moto novamente...rs.. poderia até ver a possibilidade de vir em parcelas, como vinha aqueles livrinhos do Paulo Coelho nas revista Caras...

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Fev 2010 19:44 #12 por Luciano Sanchez
Respondido por Luciano Sanchez no tópico Quando as mãos falam
Fiz o curso de pilotagem com o Tite e ele demonstrou como funciona nas curvas e é impressionante como um leve toque no guidão na direção contrária da curva a moto se alinha e não perde a tangencia.


Na reta eu nunca tentei mas vou fazer uma experiência


Parabéns pela matéria

Pilotar uma moto é mais que uma paixão é um estilo de vida

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2010 09:14 #13 por Fragoso
Respondido por Fragoso no tópico Quando as mãos falam
Como sempre, mais um excelente artigo do Tio Tite.


Desde o artigo sobre o pêndulo venho treinando o contra-esterço. É muito mais fácil fazer que explicar, de fato. É pressionar o guidão pra forçar a inclinação da moto, o que boa parte dos motociclistas faz de forma intuitiva.


Eu sempre pilotei no jogo de cintura, e todas essas dicas me fizeram começar a tentar envolver todo o corpo na pilotagem, os pés, as mãos. É outro tipo de controle, a curva flui melhor, você tem mais segurança em cima da moto.


É difícil fazer o tempo todo, admito. Mas como tudo em motos, é treinamento, né? Vou tentando treinar aqui em Brasólia enquanto não consigo ir até Sampa fazer o Speedmaster.

GSX-R 750 Preta

Sonho realizado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.203 segundos