Pêndulo, esse incompreendido

01 Out 2009 07:52 #2 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Pêndulo, esse incompreendido
"Uma coisa que me assusta muito é ver motociclistas
raspando joelho no asfalto nas estradas. Se o piloto bater
com o joelho em alguma irregularidade no piso, ou naqueles
tachões com olho de gato, correrá o risco de ficar com a
rótula enfiada no acetábulo!"

Para quem anda desse jeito nas estradas, ficar com a rótula
enfiada no acetábulo é pouco... Devia ir parar na escápula.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2009 15:13 #3 por henyv
Respondido por henyv no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Estranhei uma coisa, o peso do corpo na curva não fica
apoiado na perna do lado interno? É do lado externo mesmo?

Eu sempre que curvo procuro apoiar no lado interno.

Abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2009 16:00 #4 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Pêndulo, esse incompreendido
É... nem tinha reparado isso. Também pensava ser pelo lado
interno...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2009 19:44 #5 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Não confudam peso, com força!!!

Você faz FORÇA na perna do lado externo para empurrar a moto para dentro da curva e apóia o peso na pedaleira INTERNA!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2009 19:50 #6 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Ah, saquei a confusão, onde está escrito "o piloto apóia na perna externa" é que ele se prende à moto pela perna. Se não se apoiar na perna o cara simplesmente cai do banco da moto! Mas note que é PERNA e não PÉ!!! São partes bem diferentes do corpo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2009 21:36 #7 por aliciomf
Respondido por aliciomf no tópico Pêndulo, esse incompreendido
O Tite onde é que eu ja tinha lido esse texto seu?

Alicio Macedo

Paracatu MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2009 09:30 #8 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Pêndulo, esse incompreendido

aliciomf escreveu: O Tite onde é que eu ja tinha lido esse texto seu?



Deve ter sido lá no Motite, o blog do Tio Tite. Publicado dia 26 de agosto. Eu já tinha lido no mesmo dia !!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2009 11:11 #9 por RogerMecanic
Respondido por RogerMecanic no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Ótimo e muito bem explicado ! Parabéns !

Sempre tem alguém com alguma dúvida , gostei das respostas !

E quanto ao estilo de pilotar motard ?
Tentei explicar a uns amigos que em pista curta e curva muito fechada é melhor inclinar a moto , mas acho que só levando eles no kartódromo para assistir uma etapa de Supermotard que talvez entendam ...

Quem sabe quando Vc puder escrever um artigo sobre Motard explicaria o motivo de inclinar a moto e não o corpo neste estilo de pilotagem .

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2009 21:16 #10 por _paulo_ricardo_
abdomén tbm é bom estar "em dia" pra fazer curvas assim... pra não apoiar o peso nem um pouco nas mãos... deixar os braços apenas para "acertar" o contra-esterço

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2009 20:15 #11 por Alencar Racing
Respondido por Alencar Racing no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Parabéns pela matéria, eu mesmo
apesar de pilotar uma 250 gosto de chamar um pouco para o
chão nas curvas, por isso uso sempre os pneus bem
calibrados e em bom estado. E nunca havia parado para
observar a tão forte ação da física em um ato que muitas
vezes é tido com a maior naturalidade e pensado por alguns
que é muito fácil e outra incompreendido como abordou o
mestre Tite o que os pilotos desenvolvem nas curvas das
pistas.

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Che Guevara

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Out 2009 07:01 #12 por Zielfc
Respondido por Zielfc no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Eu ja tinha percebido isso!!!!!!!! que não precisamos raspar o joelho no chão para fazer uma boa curva , hoje tenho uma Firebolt e não preciso inclinar tanto a moto para contornar as curvas que outros com motos SS fazem raspando o joelho e jogando muito a moto para dentro da curva , com a minha eu não preciso fazer tanto esforço nem inclinar tanto .


um abraço

Buell Firebolt XB12R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2009 12:16 #13 por marpial
Respondido por marpial no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Tite, com todo respeito, quem eu ouvi uma vez, falando que usava o joelho como ponto de apoio, foi ninguém menos do que o Alexandre Barros.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 14:32 #14 por Tio Tite
Respondido por Tio Tite no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Marpial

Uma vez o Doohan estava quase caindo quando meteu o joelho com força no chão e conseguiu trazer a moto de volta. Eu tb, no velho traçado de Interlagos, com uma Yamaha RD 350 fiz a Curva do Sargento e a frente quis ir embora, bati com o joelho no chão e a moto não caiu. Garanto pra vc que no meu caso foi pura reação instintiva.

Essa correção é uma consequência de estar com o joelho tão perto do asfalto, mas não a causa da postura. Certamente se ele usasse o joelho como ponto de apoio em todas as curvas a estas alturas estaria sem a rótula (ou patela). ALém disso o Alexandre é alto, assim como Valentino Rossi, isso faz as pernas ficarem o tempo todo encostando no asfalto. O Ben Spies da SBK tem quase 2 metros de altura e ele raspa até os cotovelos nas curvas, mas ninguém é louco de dizer que isso seria o quarto ponto de apoio!

E como explicar o sucesso do Stoner, que pilota quase sem encostar no chão? Ele não precisa de ponto de apoio?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Out 2009 18:35 #15 por thf.poa
Respondido por thf.poa no tópico Pêndulo, esse incompreendido
Nada a ver com o tópico mas PQP! hauahuhuah Tite! Tuas matérias são algo! além da informação técnica traduzida para uma linguagem, que até mesmo leigos nos assuntos sobre duas rodas podem compreender, agente chora de tanto rir! huahuahuah parabéns cara! acho fundamental essa metodologia de levar o universo da moto além da mecanica, técnica, e novidades, afinal acho o mais interessante são as amizades e aventuras que se descobre dentro dele!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.162 segundos