Para cada cabeça, vários capacetes

21 Mar 2017 19:35 #2 por Patriarca
Conversamos com Ricardo Kadota (Rock_Ténéré), viajante com mais de 40 mil km rodados por vários países da América do Sul e pelo Brasil, com diferentes motos. Veja o que ele diz sobre a escolha de um bom capacete para viajar.

Peso – Se for muito pesado, em longas viagens faz diferença.
Campo de visão – Seus olhos não podem ter no campo de visão periférica as bordas do capacete. Se tiver, quanto menos, melhor.
Manipulação – Verifico se é fácil colocar, afivelar, desafivelar e retirar.
Conforto – Vestir bem, ter um bom encaixe na cabeça, ficar firmemente preso no crânio e não apertar onde não precisa, encaixe para as orelhas, vedação acústica, contato do tecido com a pele, ventilação adequada…. tudo isso é fundamental porque ficar desconfortável por horas e horas não vai resultar agradável ao final de um dia de viagem.
Comunicação – Eu acho importante ter espaço para o fone e o microfone do intercomunicador, pois quem viaja pode querer conversar com outros do seu grupo ou mesmo com o (a) garupa.
Acabamento – Observe o acabamento do capacete e não aceite peças mal encaixadas, cola aparente ou borrachas e acabamentos plásticos com rebarbas. Tudo isso, com o uso intenso, tende a piorar rapidamente e pode deixar você na mão no meio de uma viagem.
Higienização -Um bom capacete deve ser fácil de limpar, sobretudo a forração que tem contato direto com sua cabeça. Por isso escolha um que seja fácil retirar e lavar o forro.
Turbulência – Claro que é difícil testar na hora da compra, mas pergunte para outros viajantes que tenham a mesma moto que você sobre turbulência no capacete, porque isso tem mais a ver com o desenho da frente da moto (bolha ou para brisa).
Ventilação – Procure um capacete que tenha um bom sistema de entradas indiretas para ventilação quando em movimento. Uma boa solução é escolher um capacete que permita pequena abertura da viseira, apenas uma fresta mesmo, pois isso além de ser bem confortável no calor, é decisivo nos dias de chuva ou muito frio para a viseira não embaçar por dentro.
Viseira – A viseira de seu capacete é a única proteção do seu rosto contra pedras, pedriscos, insetos e outros “objetos” que voam pelos caminhos. Portanto, escolha um capacete com viseira regulamentada, com no mínimo 2 mm de espessura e que tenha tratamento anti embaçante e um bom sistema de segurança para não soltar, mas que seja fácil de remover para limpeza.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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22 Mar 2017 18:01 #3 por aliciomf
OPA, to meio sumido do mundo magico das motos, mas falou que o assunto é capacete eu faço questão de ler e aprender mais um pouquinho. De tudo que o Patrão relatou da conversa com o Rock eu acrescentaria uma coisa o capacete deve ser fechado, eu sempre fui a favor do uso de capacete de verdade e não apenas para passar em blitz. já vi muito acidente onde o capacete escamoteável abriu ou o cara se lascou pq estava com um capacete aberto dentro da cidade. E de nada adianta gastar 5 mil em um capacete e andar com ele desafivelado, e falo com a experiencia de quem tem um cemitério de capacetes em casa.
Forte abraço e Vamo que Vamo

Alicio Macedo

Paracatu MG
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