A “nova” F 800 R se apresenta com um novo farol dianteiro simétrico,perdeu o olho caolho kkkk, o que já se viu em outros novos modelos. A carenagem lateral também está diferente, assim como coberturas do radiador e para-lamas. O guidão de alumínio recebeu um formato diferente. As pedaleiras foram reposicionadas e o banco abaixou em 10 mm. Tudo isso trás uma ergonomia bem diferente neste modelo em relação ao anterior. Os novos esquemas de cores procuram passar um estilo mais esportivo. A instrumentação tem dois mostradores analógicos, uma para velocímetro e luzes-espia e outro para conta-giros, e uma tela de LCD multifuncional.
O propulsor bi-cilíndrico de 798 cc e refrigeração líquida ganhou mais 3 CV, passando para 90 CV a 8.000 rpm, com torque máximo de 86 Nm a 5.800 rpm. Para tornar a arrancada dessa roadster um pouco mais suave, a relação de primeira e segunda marchas foram alteradas. O garfo é do tipo invertido e o sistema ABS é de série, enquanto o sistema de controle de estabilidade (ASC) e o sistema de regulagem eletrônica da suspensão (ESA) são opcionais.Deveria se de série também