Neutral escreveu: Ticano vou fazer uma trip dessa em janeiro14. Peguei uma Vstrom650 só p o role de 27dias ... 11mil km total ida e volta. Nao vejo a hora... To armado até os dentes. Já to curtindo o brinquedo pacas, mas num largo o modelo que muitos como eu, adoramos a 800R...
Fiquei meio preocupado de novo com a renovacao do seguro da BM! O corretor disse que tem proprietário fdp sem noção que ja andam insistindo nas bocas, se tem peça das nossas, daí ja viu os nóias atrás das encomendas, enfim, aumentando a sinistralidade, e premio lá pra estratosfera. Entao, digam aí, como estao as cotacoes, e quem já fez recentemente, como ficou a participacao p as seguradoras que andam esfolando para garantir o modelo q admiramos !!!
Forte abraco a todos...
Neutral.
Quanto ao seguro, minha situação é deveras interessantes.
Quando fui comprar a minha primeira moto grande, isso em out/2012, eu havia alguns modelos em mente: F800R, Hornet, XJ6N, Bandit. Sempre quis a F800R, mas poderia me decidir por outras se fosse o caso. Mas a F800R sempre foi o meu alvo (acho simplesmente animal o farol assimétrico, pra só ficar num dos motivos).
Então fui cotar o seguro de todas essas 4 motos. O ricksc na época me sugeriu fazer a cotação no site do Banco do Brasil (
www.bbseguroauto.com.br
) e fui surpreendido.
Para o meu perfil (solteiro, 24 anos, 3x ou mais na semana, +1000km por mes, com garagem fechada na casa e no trabalho e morando em Florianópolis/SC), o seguro da Hornet, Bandit e XJ6N variava de R$ 7.000.00 a R$ 9.000.00 no site do BB Seguro Auto, com franquia de uns R$ 5.000.00. Ou seja, impossível de pagar.
Para a F800R, o seguro era de R$ 3.300.00 com franquia de R$ 4.000.00. Fiz cotação com a franquia reduzida e o seguro foi para R$ 3.500.00 com franquia de R$ 2.000.00. Como a moto era nova e era a minha 1a moto grande (logo eu podia fazer algum barbeiragem no 1o ano hahaha), decidi fazer com a franquia reduzida (eu teria que não usar o seguro uns 6~7 anos pra fazer valer a pena a franquia normal).
Ou seja, o seguro da F800R é 2x a 3x mais barato que das outras nakeds.
Fiquei um pouco desconfiado por causa do preço do seguro e fui numa agência fazer a cotação. Na agência, o seguro era cotado pelo DOBRO, R$ 7.000.00. O atendente me disse que o BB estava com uma promoção especial para cotação pela Internet e que as propostas na Internet valiam 1 mês (pelo o que me lembro). Então comprei a moto e fechei o meu seguro pela Internet.
Este ano, quando o seguro venceu em out/2013, o BB me ligou oferecendo "renovação garantida" do meu seguro. O preço era de R$ 3.800.00, que era um pouco mais caro, mas continuava bem interessante. Só que eu me mudei de Fpolis/SC para Curitiba/PR. Se eu renovasse ainda como residente em Fpolis/SC, o seguro continuava os tais R$ 3.800.00. Mas mudando para Curitiba/PR, eu perdia a renovação garantida e o seguro ia para R$ 6.800.00. Depois de chorar muito, baixaram para R$ 5.400.00. Uma atendente do BB até me sugeriu de renovar dizendo que eu morava em Fpolis/SC e depois endossar para Curitiba/PR que ia ficar tudo certo, pelos R$ 3.800.00, mas outro atendente do BB me disse que eu ia ter pagar a diferença depois no endosso.
Então fui atrás de outras 2 corretoras de seguro. Uma delas cotou o seguro a R$ 4.500.00 com franquia de R$ 2.000.00. A 2a cotou em R$ 3.600.00 com franquia de R$ 2.000.00 também, que baixou para R$ 2.800.00 de seguro e R$ 2.000.00 quando cotei com perfil de casado (tenho união estável, o que é equivalente a casado para a seguradora com quem fechei).
Ou seja, 2 conclusões:
1a - seguro de moto BMW tende a ser mais barato (vai comprar a XT660R com a G650GS pra ver que chega a 3x a diferença);
2a - vale a pena pesquisar e ser muito chato na hora de contratar/renovar; basta ver que eu economizei, pelo menos, R$ 4.000.00 só este ano.
Pra quem quer saber a corretora com quem eu renovei, vai o link deles:
www.desde1945seguros.com.br/contato.html
Eu cotei e fechei com a Alessandra. A mulher tem uma paciência de Jó.
Só pra complementar, fiz também o seguro do meu carro, e o preço saiu por R$ 1.000.00 do que na outra corretora e no site do BB.
@ Neutral e ricksc
Falando em viagem e consumo de combustível, mês passado fui pro Salão Duas Rodas em São Paulo, saindo de Curitiba/PR.
A ida transcorreu sem problemas, mas na volta eu passei um sufoco. A minha moto faz uma media de 18km/l na estrada, a uns 110-130km/h. Com a mão pesada, a 170-200km/h ela tava fazendo uns 13-15km/l.
Na volta de São Paulo a Curitiba, a Regis Bittencourt tem um trecho de uns 110km sem um posto de combustível sequer. E eu entrei nesse trecho com o combustivel na reserva. Pra encurtar a conversa, basta dizer que eu vinha fazendo 13-15 km/l de média e quando precisei economizar, me enfiei atrás de um caminhão e fiquei a 80km/h em 6a marcha e o consumo baixou para 30-32km/l.
Então amigos, a F800R, quando precisa pelo menos, faz mais km/l do que uma Twister (a minha fazia, no máximo, 25km/l).
Evidentemente que a VStrom é melhor de viagem que a F800R, mas dava pra ir de F800R sem medo. Inclusive, quando eu voltei do Salão Duas Rodas, toquei direto de São Paulo para Fpolis, algo como 700km, e cheguei inteiro. A moto não cansa. Minha mulher acha a garupa super confortável, algo que não existe na Hornet, por exemplo.