Intruder 125 cc - dicas de amaciamento

12 Jun 2012 23:02 #1 por mandsximenes
Boa noite pessoal, estou pegando minha primeira moto uma intruder 125 cc...na auto escola so deixavam andar com a moto na 1º marcha e agora que estou começando a andar com ela, aqui mesmo pelo bairro, para aprender...estou com algumas duvidas e se pudessem me ajudar, ficaria grata.
Nao entendo nada de RPM do motor, e estou com duvidas de quando devo trocar as marchas da minha intruderzinha...andei lendo sobre amaciamento, li o manual, mas nada melhor do que as dicas de vocês que já são mais experientes.
Devo me basear na velocidade, ou observar o painel de RPM para trocar as marchas?
E quando eu estou reduzindo, seguro a embreagem e vou frenando com ambos os freios e reduzindo todas as marchas ate a primeira, ai a moto fica silenciosa....parece que ta morrendo...é assim mesmo?
Ah comprei um encosto de garupa tambem para ela, vocês acham que a instalação pode atrapalhar essa fase de amaciamento?

Grata
e desculpem se soltei alguma pergunta ignorante....hehe...espero aprender mais pra podermos trocar experiencia.
Abracos
boa noite

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2012 21:57 #2 por L.Martinelli
Tive uma Intruder 125cc 2010/2011, vendi depois de um ano de uso sem problemas, gostei muito da moto, muito robusta, econômica, média de 37 km/l, você fez uma ótima escolha. Para amaciar o motor pode seguir as recomendações do manual do proprietário. Se não me engano no manual diz para rodar os primeiros 800 km com rotações em torno dos 6.000 rpm, depois disso pode se aumentar progressivamente conforme a quilometragem aumenta, com isso você não força o motor e terá uma vida longa. Não se esqueça das revisões dos 1.000 e 3.000 km nas CC autorizadas para não perder a garantia.
O encosto do garupa, em nada atrapalha o amaciamento e nem perde a garantia da moto, pois é um acessório e não implica em alterações mecânicas.
O único fator que merecia mais atenção da Suzuki é a potência do motor. Se você for viajar fique atenta para subidas, a moto perde um pouco a velocidade, no plano ela mantém tranquilamente 100km/h. Você vai perceber que quanto mais amaciada ela estiver, mais solto fica o motor, quando peguei a minha 0km, que decepção, tenho moto a mais de 30 anos, pensei que tinha um mico nas nãos, mas rodei com paciência e a "menina" ficou bem mais esperta, e acho que ficará mais ainda porque a vendi com apenas 3.900km, estava amaciando ainda.
No dia a dia ela é muito guerreira e valente, aliás, vendi a minha para um cara que também comprou sua primeira moto, isso depois dos 50 anos de idade, e não se arrependeu.
Seja bem vinda ao fórum, aproveite e leia a respeito da Intruder nas postagens mais antigas, você vai ver que quem tem uma está satisfeito, quase não se vê reclamações, e quando tem são coisinhas simples, abraço.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2012 14:18 #3 por mandsximenes
;)
Muito obrigado..estou muito feliz com minha Intruderzinha, ainda nao planejo viagens com ela, tenho andado apenas no bairro e logo mais usarei para vir trabalhar e faculdade..vou seguir as dicas e instalar meu encosto, que deixa ela bem mais charmosa hehe.
Abraco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2012 10:03 #4 por Peank
Parabéns pela compra, Intruder é uma excelente moto para começar hehe

basta seguir o que o Martinelli falou, trocando marchas em torno de 60000rpm você garantira uma boa vida útil para o motor e o melhor economia de combustivel. Eu hoje com 10mil km na minha ainda troco nessa faixa de rotaçao, de inicio se oriente pelo conta giros que logo logo você acostuma com a vibração e ruido caracteristico da rotaçao e ja trocara as marchas sem nem olhar o painel. Eu hoje com 10mil km na minha ainda troco nessa faixa de rotaçao.

felicidades e muitos kilometros de alegria

Intruder 125cc 2010

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2012 18:53 #5 por Andrei

Boa noite pessoal, estou pegando minha primeira moto uma intruder 125 cc...na auto escola so deixavam andar com a moto na 1º marcha e agora que estou começando a andar com ela, aqui mesmo pelo bairro, para aprender...estou com algumas duvidas e se pudessem me ajudar, ficaria grata.
Nao entendo nada de RPM do motor, e estou com duvidas de quando devo trocar as marchas da minha intruderzinha...andei lendo sobre amaciamento, li o manual, mas nada melhor do que as dicas de vocês que já são mais experientes.
Devo me basear na velocidade, ou observar o painel de RPM para trocar as marchas?

Inicialmente deve se basear no RPM sim. Com o tempo, você adquire experiência e se acostuma com a moto, e saberá quando trocar a marcha sem precisar olhar no conta-giros, mas antes disso você depende um pouco dele.
O manual da Intruder recomenda o seguinte:

Até 800km rodados - Não passar de 5.000 rpm
Até 1.600km rodados - Não passar de 7.500 rpm
Acima de 1.600 rodados - Não passar de 10.000 rpm

Recomendo que siga. Se existe um manual, feito pelos engenheiros e pelo fabricante, não está ali a toa né. Claro, eventualmente você pode sim passar um pouco dessa rotação, mas recomendo que seja bem eventualmente mesmo.

E quando eu estou reduzindo, seguro a embreagem e vou frenando com ambos os freios e reduzindo todas as marchas ate a primeira, ai a moto fica silenciosa....parece que ta morrendo...é assim mesmo?

É interessante você ir diminuindo gradativamente as marchas...

Por exemplo:
Está em 5ª...
Vai freando, aperta a embreagem, reduz pra 4ª, solta embreagem... (sem soltar freios)
Espera reduzir um pouquinho a velocidade (continua freando, claro), aperta embragem, reduz pra 3ª, solta embreagem...(sem soltar freios)
E assim, até chegar à 2ª... aí quando parar, joga pra 1ª.

Claro que eu explicando, e você lendo, demora muito mais! Isso tudo ae acontece rápido. No começo demora um pouco mais, vc pode se atrapalhar, mas com o tempo pega o jeito.

Ah comprei um encosto de garupa tambem para ela, vocês acham que a instalação pode atrapalhar essa fase de amaciamento?

Grata
e desculpem se soltei alguma pergunta ignorante....hehe...espero aprender mais pra podermos trocar experiencia.
Abracos
boa noite


O enconsto, também chamado de Sissy-bar ou Santo Antônio, não afeta em nada não, pode ficar tranquila.

E sobre as perguntas, a gente só aprende assim. Todos nascemos "ignorantes", vamos aprendendo perguntando, observando, treinando, e, principalmente, errando.

Qualquer coisa, volta ae no fórum que a gente te ajuda, e não tenha vergonha de perguntar nada, por mais simples que pareça =)

Intruder 125 11/11 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2012 10:18 #6 por mandsximenes
Valeu Peank ... ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2012 10:25 #7 por mandsximenes
Ola Andrei, valeu pelas dicas.
Estou seguindo o que diz o manual e na propria moto vem um adesivo com as dicas de amaciamento.
Ate os primeiros 1600km - abaixo de 5.000 RPM.
Se bem que é bem dificil manter-se assim, mas to me segurando nela...rs...to nos primeiro 180km rodados ainda.

Com relação a troca da marcha percebi que ir frenando e trocando as marchas gradativamente conforme a velocidade vai diminuindo é bem melhor mesmo. So tenho tido problemas para engatar primeira, se esperar a moto parar totalmente, nao engata, empurro, empurro pra baixo e nada...ai tem que andar um pouco com a moto pra frente, empurrando em ponto morto, e empurra um pouco pra tras e a moto engata kkk... li em algum forum outras pessoas que tambem tinham o mesmo problema com a intruder... mas acho que com o tempo melhora.
Sem contar que o freio traseiro ta fazendo um barulho de apito....(piiiiiiiii) quando eu tô frenando em 2º ou 3º, deve ser por que sao novos, não??
Ainda tô bem ruim nas saídas, saio em primeira aí me precipito para passar para 2º, ai acabo caindo no ponto morto, e a moto sai quicando..kkk...da uma vergoinha, faz mo barulhao :blush: ....Acho que tenho que me precipitar menos, e colocar pra cima com mais força...to tentando me superar hehe..

Valeu pessoal pela participaçao no forum...Estou adorando minha experiencia com a Intruderzinha, 10 mil vezes mais do que imaginei,
Bom dia a todos :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2012 11:04 #8 por L.Martinelli
O problema que você está tendo em engatar a primeira, pode ser a folga da embreagem. Observe quando você solta a embreagem, se a folga está em torno de uns 2,5 cm da manopla, é quando a moto começa a se movimentar. Uma regulagem menos que isso, torna as trocas de marcha mais duras, porque os discos da embreagem não estão totalmente livres.
Quanto ao fato de cair em ponto morto na passagem para segunda marcha, também tive esse problema com a minha Intruder, dava até vergonha ahahah !!, tente forçar um pouco mais o pé nessa passagem. Mas isso é quase normal, por ter o ponto morto entre essas duas marchas, em todas as motos que tive acontecia isso de vez em quando.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2012 11:32 #9 por mandsximenes
Vou tentar então deixar mais folgada pra ver se resolve... Mas eu reparei que a moto parada fica bem complicada de engatar a 1º, ai tipo apaga o painel das marchas, nem em ponto morto, nem em 1º....ai da uma mechidinha nela e volta a funcionar, agora em movimento, engata que eh uma beleza.
a sua moto tambem fazia o barulhinho irritante (piiiiiiii), na hora de frenar entre 2º e 1º com o freio dianteiro..??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2012 13:47 #10 por L.Martinelli
Esse barulhinho no freio dianteiro a minha não fazia, mas pode ser a pastilha de freio que está assentando com o uso pode parar. As motos por terem câmbio seqüencial, é assim mesmo, para desengatar com o motor parado só dando uma empurradinha para frente e para trás mexendo no câmbio, mesmo assim entra em primeira, sobe prá segunda, baixa prá primeira novamente. :S

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2012 15:30 #11 por Rodrigonh
Oi mandsximenes,

Eu também sou novato na Intruder, o detalhe é que comprei a minha usada, com 1.300 km rodados. Tudo isso que o pessoal já explicou acho que está 100%, escrevo apenas para adicionar mais alguma coisa (tudo baseado em coisas que li, por favor me corrijam se estiver errado):

1- Nunca ligue sua moto e saia, espere esquentar um pouco. Isto se torna ainda mais importante em motores em amaciamento. Dando um esquentandinha antes garante a correta lubrificação.
2- Em motores novos os aneis do pistão ainda estão se ajustando, o motor precisa de pressão para que os aneis se ajustem de forma correta. Desta forma é aconselhável não manter muito numa mesma rotação por muito tempo. O ideal é ir utilizando várias RPM durante o percurso (dentro dos limites indicados para o nível de amaciamento), e aplicar pressões diferentes no motor. Pressão diferente significa: Uma coisa é andar a 4.000 RPM numa reta outra é andar a 4.000 RPM numa subida leve, na subida leve o motor leva mais pressão (por exemplo). Acho que a idéia aqui é não deixar o motor "livre" demais, de vez em quando ir aplicando uma pressãozinha maior.

Pelo que já andei no trânsito de cidade achei tranquilo manter nos 5.000 RPM, gerenciando as trocas de marcha.

3- Em casos de necessidade não pense duas vezes, exceda a RPM máxima de amaciamento se isto significar sua segurança e integridade física no trânsito! Quero dizer, em casos esporádicos de necessidade mesmo. Na minha opinião não é isto que vá atrapalhar o amaciamento. De qualquer forma como sua moto é muito nova o melhor é manter dentro da RPM especificada.


Abraços !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2013 18:59 #12 por jessé.luiz cunha
Boa noite,


Acabo de comprar uma Intruder 125 e não entendo nada de moto.

Estou achando estranho que a moto morre nos semafaros quando fica em menos 400 rpm. Cheguei a apertar um pouco o parafuso da aceleração para deixar ela sempre acelerada para não ficar morrendo. Mas tenho medo que danifique o motor se ela ficar sempre tão acelerada.

A moto morre na decida, more no semafaro, sempre que a rotação diminui ela morre. Estou preocupado com isto.

Alguém pode me ajudar com estas dividas?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2013 20:08 #13 por Patriarca
Tente deixar a marcha lenta próximo dos 1500rpm, e volte na concessionária para ver isso. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2013 21:29 #14 por L.Martinelli
jessé.luiz cunha, pode deixar a rotação em torno dos 1500rpm, mesmo amaciando é normal, muito abaixo disso a moto morre mesmo. Qualquer dúvida consulte o manual. Já tive várias motos 0km, e o procedimento é esse.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2013 12:18 #15 por Correa
Minha primeira Intruder, uma 2005, eu segui o recomendado e ela só ficou boa mesmo (soltinha) aos 10k, agora na que estou pegando, com 26 km rodados, farei o mesmo, amaciarei com mais paciência ainda, pois adoro essas motinhas.
Sigo religiosamente o escrito no manual, essa é a garantia para não se ter dor de cabeça no futuro.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.137 segundos