cade as motos com kit de cilindrada?

23 Maio 2010 12:58 #1 por aryperna
De vez enquando alguem aparece aqui contando que instalou um kit de aumento de cilindrada na moto e ela está andando uma maravilha. Acho que aqui ninguem duvida que a moto passa a desenvolver infinitamente mais, porém niguem aparece para contar como a moto fica a médio e longo prazo tipo uns 20 mil km depois. Então convoco esse pessoal a contar o que acontece depois de um tempo.

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2010 13:42 #2 por MANDRUVADOIDAO
Eu já instalei um kit desses em uma TWISTER que eu tinha. A moto ficar muito mais potente. O mecânico que instalou pra mim disse que moto foi para 360cc, ou seja, aumento 110cc. Mas não posso garantir não, pois não coloquei ela no dínamo. O que posso falar e mostrar, são fotos que tirei do velocímetro dela com o ponteiro depois da casa dos 180, se existisse, pois ela só marca 160. Mas a velocidade nos mascadores tb é mentirosa como todos já sabemos.


Detalhes:


1- A moto anda infinitamente mais.


2-Bebe infinitamente mais.


3-O motor desregula infinitamente mais as válvulas.


4- O motor "cansa" infinitamente mais rápeido.


5- Não compensa.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2010 14:27 #3 por GuilhermeRS
Eh quem visa durabilidade tem que andar default mesmo, se possivel ateh o cano original...

POis eh parece que suzuki ninguem se atreve a mexer nos motores...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2010 21:59 #4 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Mais esse tópico é até interessante porque hoje mesmo estava conversando com um amigo meu sobre esse negocio, e naquela de beber e falar besteira acabou saindo uma ideia que aparentemente faz sentido.
Como todo mundo sabe, a Qingqi é que fabrica as Sundown STX, e usa os motores que são clones dos motores da Suzuki. Olhando uma STX outro dia eu reparei como o motor dela é parecido com o da minha intruder, tirando alguns detalhes estáticos que são próprios (como aquela capa de proteção da relação da coroa), a carcaça do motor é praticamente igual ao da Suzuki, o que dá para reparar nas fotos que achei dos motores sundown na Net.


Curioso pra saber se era o mesmo motor fui na net procurar.
O Diâmetro e curso
do motor da Intruder 125 é 57,0 mm x 48,8 mm enquanto da STX 200cc é 66,0 mm x 58,3 mm. Os dois motores são OHC, mas o que mais me chamou a atenção é que o motor da STX 125cc lançado recentemente tem as mesmas medidas do motor da Intruder. Depois fui procurar na Internet e descobri que muita gente fala por ai que o motor da DR200 (moto que foi "clonada" pela a Qingqi e depois virou a STX da Sundown) realmente usa uma derivação do motor 125cc que hoje equipa as Intruders brasileiras, o que aumentou ainda mais minha desconfiança.
Graças a tudo isso, fazendo as contas aqui, acho que for realmente o mesmo motor daria pra fazer um transplante de um motor da STX 200 pra Intruder e pra Yes sem maiores problemas. A STX 200cc tem originalmente quase 17 cvs conta 12 cvs no caso da Intruder (mas o motor 125cc da Sundown STX tem segundo ela apenas 10,87 cv). Se fizermos uma regra de 3 seguindo a mesma proporção de diferença de potência da 125cc da suzuki e da sundown para a 200cc, teriamos cerca de 19 cv. Não é muita a diferença, mas o torque pularia de 1,19 kgm da Intruder 125 pra 2 kgm na 200cc (desde que seguindo a mesma proporção da potência). Seria um ganho razoável, especialmente porque ficaria uma moto mais torcuda (a Strada da honda, por exemplo, tinha 1,7 kgm de torque com cabeçote OHC e a Twister 2,48 kgm em um cabeçote DOHC ).
Talvez a diferença entre as potências se explica por acerto de caburação, compressão e comando de válvulas.
Há e depois procurando na Internet as fichas técnicas das motos da qingqi olhem o que eu encontrei, uma clone da Intruder 200cc original de fábrica da qingqi.

E ainda tem uma versão street com o mesmo motor

Agora vou ficar com minhoca na cabeça até achar um motor de STX 200 aberto pra conferir

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rogerio.klaussner

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 06:46 #5 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Igual ao motor da Intruder eu não sei, mas que o motor da STX é idêntico ao motor da Yes, isso eu pude ver.

Acredito que se adaptar o motor da Yes para ficar igual ao da STX, é muito possível.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 09:21 #6 por michelrezende
Ou até mesmo correr atrás de uma STX em algum leilão são motos pouquissimo requeridas vendidas a valores baixissimos, tenho um amigo que frequenta os leilões aqui de BH ele diz que essas motos de marcas menos populares saem a preços absurdamente baixos, tipo Hunter 100 por R$800,00, e até uma intruder 125cc 2007 inteira outro dia saiu por R$1500,00... por isso que não é muito incomum ver motos "debulhadas" sendo vendidas parte a parte no ML, com yes e intruder já vi isso rolando umas 2 ou 3x... painel, farol, rodas, tanque tudo sendo vendido pelo mesmo vendedor.

Vc peneira uma dessas pérolas ai nos leilões, transfere o motor e vende o resto : )

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 09:53 #7 por GuilhermeRS
Kra se ê identico o da yes, serve na trudi certinho tb, as diferenças são mais exteriores do que interiores...

Muito boa idéia, eu e um colega de curso que mexe em motos, jah tinhamos visto pra colocar pistão de cg150 e vira e biela de strada, mas teriamos que ou furar o virabrequim pra da mais curso ou usar um pino cursado de uns 3mm pelo menos...
Funcionaria, mas as adaptações seriam tantas que teria que comprar até um cilindro original de intruder pra quando desse m3rda eu pudesse voltar ao normal e vende-la...
Mas agora com o esquema da stx que eu não tinha me ligado surge uma maneira mais fácil...
Só queria saber todas as medidas possiveis do vira-brequim da stx, e a faixa de giro e em quantos rpm's corta a ignição por causa de comando de valvulas e ignição serem compativeis...

Jah vo aproveita agora de tarde e ligar pra distribuidora da minha amiga pra ver quanto sai as peças no preço de fábrica...



PS: o maior problema vai ser o curso muito pequeno da intruder, até a biz 125 o pistão tem mais curso 48,8mm é coisa de motor de 90cc, é que no caso da gn125 o motor gira muito, entaum o pistão é grande mas o curso é minimo pra se obter mais giros (tipo f1)...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 14:25 #8 por odio
Respondido por odio no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Eu ja tinha pensado nisso, só que usando o motor da Strada 200. Nao tenho informacoes tecnicas, mas os motores são bem parecidos (pra nao dizer iguais) por fora

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 14:53 #9 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?

GuilhermeRS escreveu: Kra se ê identico o da yes, serve na trudi certinho tb, as diferenças são mais exteriores do que interiores...

Muito boa idéia, eu e um colega de curso que mexe em motos, jah tinhamos visto pra colocar pistão de cg150 e vira e biela de strada, mas teriamos que ou furar o virabrequim pra da mais curso ou usar um pino cursado de uns 3mm pelo menos...
Funcionaria, mas as adaptações seriam tantas que teria que comprar até um cilindro original de intruder pra quando desse m3rda eu pudesse voltar ao normal e vende-la...
Mas agora com o esquema da stx que eu não tinha me ligado surge uma maneira mais fácil...
Só queria saber todas as medidas possiveis do vira-brequim da stx, e a faixa de giro e em quantos rpm's corta a ignição por causa de comando de valvulas e ignição serem compativeis...

Jah vo aproveita agora de tarde e ligar pra distribuidora da minha amiga pra ver quanto sai as peças no preço de fábrica...



PS: o maior problema vai ser o curso muito pequeno da intruder, até a biz 125 o pistão tem mais curso 48,8mm é coisa de motor de 90cc, é que no caso da gn125 o motor gira muito, entaum o pistão é grande mas o curso é minimo pra se obter mais giros (tipo f1)...



Mas se arrumasse um motor de STX e fizesse o transplante completo, levaria junto a relação de marchas encurtada (o que é ruim) e o CDI completo (o que é bom). Desconfio que dá pra adaptar o virabrequin da STX na carcaça do motor 125, mas fico meio cabreiro. Acho mais fácil trocar o motor inteiro e andar com a nota fiscal de leilão no caso de algum policial parar pra criar problema e na pior das hipóteses você fica com um motor guardado e apenas troca se der algum problema ou desmontar pra aprender a mexer.
Em teoria, acho que teria como fazer o transplante de motor aproveitando o "bloco" do virabrequim com a numeração correta da moto sem maiores problemas, mas isso é na base do chutometro. Pra achar as medidas, as vezes no manual de manutenção da STX ache, porque no da Intruder tem todas as medidas do motor 125.
Desconfio também que o motor da STX com o comando de valvulas da 125, um carburador mais "solto" e uma relação mais longa deve ficar bom tanto pra Yes quanto pra Intruder, a Intruderzinha pelo menos tenho certeza que ficaria bem mais gostosa de andar.

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 15:07 #10 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Ha mais uma coisa, se alguem fizer um motor 66 mm x 48,8 mm (pistão e camisa da STX com o curso da Intruder) chega a quase 170cc, e provavelmente dá bem menos trabalho que trocar o motor inteiro.

jasper40322,7649305556

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 15:42 #11 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Novidades, arrumei o manual de manutenção da STX 200 da Sundown. Vou tentar postar aqui, mas já descobri algumas coisas, como por exemplo, a Intruder usa um caburador MIKUNI BS 26 enquanto a STX usa carburador MIKUNI BS 28, o processo de ajuste da folga das válvulas é basicamente o mesmo, visualmente muitas peças da STX são intercambiáveis com a Yes e a Intruder e mais algumas coisas. Como estou na faculdade não estou conseguindo entrar no 4shared pra subir o arquivo, mas se conseguir fazer isso quando chegar em casa eu aviso aqui.

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 19:31 #12 por Bruno Oliveira

jasper escreveu: Mais esse tópico é até interessante porque hoje mesmo estava conversando com um amigo meu sobre esse negocio, e naquela de beber e falar besteira acabou saindo uma ideia que aparentemente faz sentido.
Como todo mundo sabe, a Qingqi é que fabrica as Sundown STX, e usa os motores que são clones dos motores da Suzuki. Olhando uma STX outro dia eu reparei como o motor dela é parecido com o da minha intruder, tirando alguns detalhes estáticos que são próprios (como aquela capa de proteção da relação da coroa), a carcaça do motor é praticamente igual ao da Suzuki, o que dá para reparar nas fotos que achei dos motores sundown na Net.



Curioso pra saber se era o mesmo motor fui na net procurar.
O Diâmetro e curso
do motor da Intruder 125 é 57,0 mm x 48,8 mm enquanto da STX 200cc é 66,0 mm x 58,3 mm. Os dois motores são OHC, mas o que mais me chamou a atenção é que o motor da STX 125cc lançado recentemente tem as mesmas medidas do motor da Intruder. Depois fui procurar na Internet e descobri que muita gente fala por ai que o motor da DR200 (moto que foi "clonada" pela a Qingqi e depois virou a STX da Sundown) realmente usa uma derivação do motor 125cc que hoje equipa as Intruders brasileiras, o que aumentou ainda mais minha desconfiança.
Graças a tudo isso, fazendo as contas aqui, acho que for realmente o mesmo motor daria pra fazer um transplante de um motor da STX 200 pra Intruder e pra Yes sem maiores problemas. A STX 200cc tem originalmente quase 17 cvs conta 12 cvs no caso da Intruder (mas o motor 125cc da Sundown STX tem segundo ela apenas 10,87 cv). Se fizermos uma regra de 3 seguindo a mesma proporção de diferença de potência da 125cc da suzuki e da sundown para a 200cc, teriamos cerca de 19 cv. Não é muita a diferença, mas o torque pularia de 1,19 kgm da Intruder 125 pra 2 kgm na 200cc (desde que seguindo a mesma proporção da potência). Seria um ganho razoável, especialmente porque ficaria uma moto mais torcuda (a Strada da honda, por exemplo, tinha 1,7 kgm de torque com cabeçote OHC e a Twister 2,48 kgm em um cabeçote DOHC ).
Talvez a diferença entre as potências se explica por acerto de caburação, compressão e comando de válvulas.
Há e depois procurando na Internet as fichas técnicas das motos da qingqi olhem o que eu encontrei, uma clone da Intruder 200cc original de fábrica da qingqi.

E ainda tem uma versão street com o mesmo motor

Agora vou ficar com minhoca na cabeça até achar um motor de STX 200 aberto pra conferir

Que chique essa street ai, bem que a suzuki poderia lançar ela no BR...

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 19:41 #13 por alvarofisica
...eu ate trocaria o motor inteiro, mais vai ficar muito caro pra fazer a legalização disso junto ao Detran(eu acho um absurdo uma modificação desse porte sem ser legalizada)...
...e tambem se fosse trocar um motor por um mais forte assim teria que trocar os freios e a suspenção para manter a segurança em primeiro lugar sempre...
..portanto chego a conclusão que é melhor comprar uma STX e usar ela...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 20:54 #14 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?

alvarofisica escreveu: ...eu ate trocaria o motor inteiro, mais vai ficar muito caro pra fazer a legalização disso junto ao Detran(eu acho um absurdo uma modificação desse porte sem ser legalizada)...
...e tambem se fosse trocar um motor por um mais forte assim teria que trocar os freios e a suspenção para manter a segurança em primeiro lugar sempre...
..portanto chego a conclusão que é melhor comprar uma STX e usar ela...


Isso resolveria facilmente se a J.Tolerdo tivesse lançado a Thunder 250 e voltasse a vender a Intruder 250.



Acho que o mais complicado desse tipo de adaptação não é tanto o freio (não que não seja importante), mas a torção do quadro seria algo a se preocupar. Freio não é dificil de adaptar outros como o da Intruder 250, mas quadro é complicado.
jasper40323,0035648148

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2010 21:10 #15 por jasper
Respondido por jasper no tópico cade as motos com kit de cilindrada?
Pra quem quiser baixar o manual de manutenção do STX 200 tá aqui o link
http://www.4shared.com/document/Ey05nhcV/QingQi200GY-STX200- RepairManua.html


jasper40323,0074884259

Suzuki Intruder 2005 - Uberlândia / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.210 segundos