Macete do tubo - TUTORIAL

05 Out 2010 18:11 #586 por Jorge Freitas
Respondido por Jorge Freitas no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
[size=3>Amigos, ressuscitando o macete do tubo.


Fiz em minha Yes 2008 e realmente ela ficou muito mais disposta e o consumo melhorou, fez 38 km/l na última medição. Está muito mais disposta nas arrancadas e nas retomadas de velocidade e mais disposição nas subidas. Até a quarta a danada dá tudo o que tem, mas quando passo a quinta marcha observo que a moto não desenvolve mais. Enquanto na quarta marcha o giro aumenta juntamente com a velocidade, mas quando passo a quinta a moto para de desenvolver velocidade e não aumenta mais a RPM que fica em 8000 ou um pouco mais (tudo bem que o giro diminua, mas o problema é que não cresce mais), enfim é como se na quinta ela estacionasse e deveria desenvolver mais pois é uma marcha de velocidade.

Uma estrada de moto. Somente quem anda sabe o prazer que dá.

Yes 2008/2008 Prata

29000 km

Feira de Santana - Bahia

www.ipernity.com/home/167571

www.ipernity.com/home/75006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2010 15:32 #587 por herculesbsouza
Respondido por herculesbsouza no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Só faltava o macete do tubo na Silvia.
Acabei de realizar e a primeira impressão
foi que nas retomadas a motoca não ficou
pedindo força, pcp quando não reduzia em
uma curva. Valeu J Duarte

INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS

"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2011 10:02 #588 por Murilown
Respondido por Murilown no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Fala galera, seguinte; não queria abrir um tópico so para isso, por enquanto, rsrsrs
Vou aproveitar por aqui...
Enfim, tenho uma intruder 2008/2009, filtro de ar de papel, uma leeeeve afastadinha no tubo, cerca de 1mm. Bom, com ela ligada ja com motor aquecido, ao acelerar bruscamente, ela ameaça afogar, se eu segurar o acelerador, ela afoga, se soltar não.
Isso não é normal, é ?

Coloquei a agulha do pistonete na 3ª ranhura, a da ponta... pra ver como ficava e ta igual...

Me ajudem, oq devo fazer ?

Aumentar Giclê ?
Aguardo respostassss

Edit: Lendo tópicos, vi que poderia ser o diafragma do esguicho do carburador q não esteja funcionando... será ?
Murilown2011-11-15 22:09:57

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2011 12:10 #589 por 5junior
Respondido por 5junior no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Vi no começo do tópico que na última etapa do macete do tubo, o corte diagonal do retritor de ar, que o resritor da foto parece ser bem menor que o da minha Intruder 09/10, isso quer dizer q pra fazer o corte diagonal tem que cortar um pedaço do tubo do retritor antes?

Restritor cortado em diagonal do Tutorial (cano do restritor menor, aparentemente cortado):


Restritor cortado em diagonal (cano do restritor maior, tipo o da minha, q está original):





5junior2011-12-28 14:11:58

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2012 10:01 #590 por Murilown
Respondido por Murilown no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Caixa de ar, Intruder.Seguinte galera, hoje aproveitei o tempo livre pra fuçar na caixa de ar da Intruder 2008/2009.
Enfim, removi a mesma (deu muito trabalho ja que eu nunca tinha feito isso, rsrs ). Tirei o tubo condutor que por sinal estava muito sujo de óleo (tirei o filtro de ar original e coloquei o de papel á uns meses ) limpei-o e tentei pensar em algo para melhorar aquela coisa infernal cheia de curvas que atrapalha tudo.
Percebi que, ao fazer o macete o tubo dobra. Tudo bem, deixei de lado isso e fui almoçar e ao voltar fui a guerra (colocar a caixa no lugar, rsrs) e feito, lá estava. Porém, ao tentar encaixar os furos dos parafusos (são 3, dois em cima da caixa por baixo do banco e outro lá em baixo perto do motor.) eu tinha que fazer uma certa força para encaixa-los em seus lugares fazendo o tubo dobrar sem o macete, ou seja, sem o macete ele ja fica dobrado atrapalhando a passagem de ar.
Tirei os parafusos de cima q eu ja havia colocado e puxei a caixa mais para trás; o tubo ficou 'reto' assim como na foto >


Andei um pouco com a moto e , pelo que senti, ela está vibrando menos e, PARECE estar melhor. Lenta estável e tudo mais.
Não sou muito bom em perceber melhorias, se alguem fizer que diga o que percebeu, rs, abraços.

Só que não tinha como prender os parafusos lá, então, coloquei apenas 1 lá em cima, o que fica pro lado do para-lama traseiro. Tudo bem, dobrou só um pouco, mais muito pouco. Deixei assim para ver como a moto se comporta, mais acho que está melhor.

Se tivesse como prender essa caixa mais para trás assim como vi, certamente o macete não seria necessário pois o tubo fica sem curvas fazendo o ar passar melhor.
Do jeito q está a minha, ainda dobrou pouca coisa, pensei em prender com aquelas presilhas de plastico mais fiquei receoso.
É isso.
Vamos tentar discutir sobre o assunto e, por favor, não estou duvidando do macete do tubo, só estou falando isso pq qlqer 1 que remover a caixa e ficar quebrando a cabeça, vai perceber a mesma coisa.
Abraços.


Murilown2012-01-30 12:03:06

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2012 10:04 #591 por Murilown
Respondido por Murilown no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
O que percebi logo de cara é que ao afastar a caixa e regular a mistura, a lenta ficou muito estável, o ponteiro não se mexe, fica praticamente estático!

Vou analizar a vela daqui uns dias rodando e vou ver...
Não sei dizer se está com mais desempenho, talvez esteja a mesma coisa porém vibrando muito menos, foi o que percebi a principio.

O correto talvez seria afastar essa caixa o maximo que pudermos, fazendo até mudanças nas furações do quadro onde os parafusos da caixa ficam ou apenas prendendo com presilhas de alguma maneira.
Quem sabe se afastarmos no máximo a caixa juntamente com o macete o tubo, pode ser muito bom.

Abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2012 19:02 #592 por ricferrari
Respondido por ricferrari no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
na minha 2008, percebi que a lenta está um pouco mais "acelerada"
mesmo em 1500 rpm dá a impressão de que ela tá em rotação maior,
depois do macete o consumo melhorou um pouco,gostaria de saber se essa lenta acelerada é por causa da mistura.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Fev 2012 10:24 #593 por Murilown
Respondido por Murilown no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
up!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2013 22:52 #594 por tiago.sousa
Respondido por tiago.sousa no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
olar amigo quero saber como trocar o cabo do afogador da suzuki yes e se precisa ou nao trocar o carburador junto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2014 22:13 #595 por Jocarollo
Respondido por Jocarollo no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
O procedimento é o mesmo em uma Yes 2009, ou existe diferença??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2016 22:16 #596 por Deyser
Respondido por Deyser no tópico Macete do tubo - TUTORIAL
Boa noite galera? Sou novo aqui nesse fórum e gostaria se possível que me tirassem uma dúvida caso alguém aqui já fez esse macete do tubo....pois bem alguém sabe se com esse macete a moto perde velocidades final? Pois a minha trudi 2007 recém restaurada durante um dia ficou excelente com a regulagem original....a única coisa q fiz foi o corte no tubo do filtro de ar...a saída ficou redondinha e com final em torno de 105km/h....no dia seguinte ficou ruim, com boa saída mais assim q esquentava ficava ruim, amarrada e não passava dos 90km/h, com esse macete da agulha ela ficou redonda dnovo porem continua sem final, na casa dos 90km/h....obs: o macete do tubo foi feito completo e a moto está tda revisada, regulagem de válvulas, ponto e carburador e vela nova...alguém poderia me ajudar???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2016 10:28 #597 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Macete do tubo - TUTORIAL

Deyser escreveu: Boa noite galera? Sou novo aqui nesse fórum e gostaria se possível que me tirassem uma dúvida caso alguém aqui já fez esse macete do tubo....pois bem alguém sabe se com esse macete a moto perde velocidades final? Pois a minha trudi 2007 recém restaurada durante um dia ficou excelente com a regulagem original....a única coisa q fiz foi o corte no tubo do filtro de ar...a saída ficou redondinha e com final em torno de 105km/h....no dia seguinte ficou ruim, com boa saída mais assim q esquentava ficava ruim, amarrada e não passava dos 90km/h, com esse macete da agulha ela ficou redonda dnovo porem continua sem final, na casa dos 90km/h....obs: o macete do tubo foi feito completo e a moto está tda revisada, regulagem de válvulas, ponto e carburador e vela nova...alguém poderia me ajudar???


Olá Deyser,

Na minha 2008/09 eu fiz o macete e a moto ficou muuuiiito melhor, mas não alterou em nada a final, apenas chegou lá mais rápido!!!

O que alterou a minha final foi a troca do pinhão, que coloquei um com 14 dentes (original 15). Com isso ela diminuiu um pouco a final, mas aumentou a média horária, pois ela não perdia tanto a força nas subidas. (acredito que não seja esse seu problema)

Ela está indo até o limite de giros????
Seu velocímetro está correto????
Seu filtro de ar está limpo???? (eu usava o da CG que é de papel)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.352 segundos