Curso de mecânica de motos a distância.

26 Mar 2013 12:04 #1 por Juliano Arruda Touso
Prezados (as),

Acabei de fazer o cadastro no site, por isso não sei já existe um tópico referente ao assunto Curso de Mecânica de Motos. Estou buscando na net algumas informações, mas são tantos que fiquei com muitas dúvidas.

Sabemos que no mercado como qualquer outro exitem picaretas afim de tirar a sua grana. Por isso, sendo este um site que une os apaixonados por motos, com vasta experiência, resolvi perguntar aos membros as dicas, conselhos etc...

Estes cursos a distências, compensam?

Mesmo sem experiência, mas frequentando os cursos, estudando os assuntos, será que posso partir para este ramo. Mesmo sem experiência garantida, estes cursos são realmente para ensinarem a profissão. Penso em fazer algo que eu sou maluco.

Deixei o tempo passar, fui atrás de outras coisas, mas agora esbarrei na decisão a tomar. quero correr atrás do tempo perdido...

Desde já, agradeço pela oportunidade.

abraços a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2013 16:46 #2 por MarkMor
Juliano

Vamos por partes:

O aumento da frota de motocicletas ao longo dos ultimos anos mostra que é uma ótima oportunidade o serviço e comércio ligado às motocicletas : "houve um crescimento na frota de motocicletas em todas as metrópoles brasileiras. No conjunto delas o aumento relativo foi de 289,4%, o que corresponde a um acréscimo absoluto de 3,1 milhões entre 2001 e 2011. Na maioria delas o crescimento foi superior ao crescimento nacional. Em média, foram adicionadas a frota metropolitana 316.904 motocicletas a cada ano. Em São Paulo, o acréscimo foi superior a 1 milhão, o que representou um aumento
relativo de 260,8% no número de motocicletas na metrópole paulistana" Fonte: ( observatoriodasmetropoles.net/download/relatorio_automotos.pdf )

Se você gosta e quer trabalhar, ótimo.

A pergunta é se você precisa de um certificado para conseguir um emprego ou quer conteúdo de fato.

Se quiser apenas um certificado, faça um curso à distância e você terá noções básicas e um certificado

Se quiser conteúdo de verdade de mecânica, indico que realize um curso presencial, em que se mexe em um motor, descobre-se panes eletricas, problemas mecânicos, você suja a mão, acelara a moto, testa o pisca, isso não é possivel à distância.

Curso à distância, por melhor que seja, depende da sua auto-motivação para concluir, e fica no campo da teoria.

A pior coisa para um mecânico é demorar para diagnosticar um problema, porque se vc ficar dois dias com uma moto na bancada para descobrir porque uma moto está cortando corrente elétrica em alta rotação, é muito dinheiro que você perde, ou seja, deixa de ganhar arrumando mais motos neste tempo.

Não sei de onde você é, mas sei que o SENAI tem alguns cursos presenciais, tem lá seus problemas, mas é um bom curso.

Trabalhar em uma oficina para aprender é um caminho, mas corre-se o risco de aprender com que faz errado.

Outra coisa, você usou as palavras, "quero correr atrás do tempo perdido...", acredito que se tiver condições de fazer um bom curso com calma, será um curso que lhe auxiliará muito na nova empreita, então se puder deixe um pouco de lado a pressa e foco no que você deseja pra fazer bem feito de uma vez apenas.

O mercado precisa de bons mecânicos, porque tem muito "meXânicos" e conheço caso de oficina tão boa que tem gente que roda uns bons quilômetros para achar um bom serviço ou que após o periodo da garantia não volta mais na concessionária só leva em uma pequena oficina de confiança e qualidade.

é a minha opinião

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.087 segundos