Em busca da moto ideal: Scooters!

01 Abr 2009 18:18 #16 por dcardoso
Respondido por dcardoso no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
ótimo artigo.


No mercado de motos estamos muito longe de termos as motos ideiais, não por não existirem, o problema é que não temos que possuam um bom conjunto como preço, potência, ciclistica, conforto e segurança. Temos várias motos de 125 e 150cc de uso urbano, algumas de uso misto mas estas deixam a desejar na questão potência. Temos várias motos ótimas com +- 250 cc então esbarramos na questão custo/benefício e que no Brasil estas motos representam mais custos do que benefícios. Agora quando falamos em motos de maior cilindrada, a venda 0 km, aí é que a coisa fica complicada de 250 a 500 cc só me lembro de duas motos. Penso que a moto ideal seria algo entre 500cc, valor entre R$15000 a R$20000, de preferencia de uso misto, para a cidade e viagens curtas. Um exemplo de moto ideal e que faz sucesso no mercado Brasileiro a muito tempo por não ter uma concorrente direta: XT 600 e XT 660.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2009 18:21 #17 por dcardoso
Respondido por dcardoso no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
ótimo artigo.


No mercado de motos estamos muito longe de termos as motos ideiais, não por não existirem, o problema é que não temos motos que possuam um bom conjunto: como preço, potência, ciclistica, conforto e segurança. Temos várias motos de 125 e 150cc de uso urbano, algumas de uso misto mas estas deixam a desejar na questão potência. Temos várias motos ótimas com +- 250 cc então esbarramos na questão custo/benefício e que no Brasil estas motos representam mais custos do que benefícios. Agora quando falamos em motos de maior cilindrada, a venda 0 km, aí é que a coisa fica complicada de 250 a 500 cc só me lembro de duas motos. Penso que a moto ideal seria algo entre 500cc, valor entre R$15000 a R$20000, de preferência de uso misto, para a cidade e viagens curtas. Um exemplo de moto ideal e que faz sucesso no mercado Brasileiro a muito tempo por não ter uma concorrente direta: XT 600 e XT 660.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2009 10:53 #18 por alexlima
Respondido por alexlima no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
AXO OS SCOOTER UMA BOA OPÇÃO JA QUE AGORA TEMOS VARIOS MODELOS PARA OPTAR MAS AINDA DE BAIXA CILINDRADA.EU TIVE UMA 150TI DA GARINNI EU GOSTEI MUITO PELA COMODIDADE QUE ELA TRAZ BAU,PORTA LUVA,ENG PARA SACOLAS E O MELHOR DE TUDO.APOIO PARA OS PES AKI EM MANAUS CHOVE TODOS OS DIAS
COM ESSE APOIO VC NÃO MOLHA OS SAPATOS.

all

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Abr 2009 16:39 #19 por Magnun_NEO
Respondido por Magnun_NEO no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Bom, ótimo texto..porem nao adaptado para a realidade do Brasil!


Ao ler a chamada da materia pensei q iria ler algo interessante para quem visa comprar a "moto certa", porem oq mais li foi o cidadao falando de suas viajens e seus "cases" fora do Brasil...
Galera, nossa realidade eh outra....

Scooter 200cc 250cc seria otimo, mas quem compraria? media de preco com certeza ficaria na entre 18 20 mil.

absss

Canoas/RS

ENCONTRO MotonlineRS:

Curitiba :: EU VOU!

Red Bird + 3.000KM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Abr 2009 22:23 #20 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
bem vindo de volta, PC!

realmente, falta um scooter 250 no brasil, mas creio que
finalmente temos uma opção de "estradeira média", que é
a recém-lançada DL-650 Vstrom. R$ 35.000 e atende à
descrição que vc deu: suspensões melhores, boa proteção
(carenagem) e motor com torque razoável.

quanto aos scooters, também tenho me interessado cada
vez mais por eles. em parte pq quero convencer a
"patroa" a começar a andar de moto, e ela também prefere
as motonetas. o que me parece ser a melhor opção em
termos de rodas e tamanho é o Sundown Future 125cc. o
motor é menos potente que uma CG, mas as rodas são 13" e
o tamanho é razoável. Acho o Dafra Laser 150 muito
grandalhão (seria ótimo se fosse 250), e o já conhecido
Burgman muito pequenino...

e ainda acho que uma vantagem adicional dos scooters é a
proteção para as pernas, numa chuva fraca o piloto não
ficaria tão exposto. uma coisa q odeio é molhar os pés
com água que espirra do asfalto sujo.

Magnum, acho que o texto é adaptado à realidade do
Brasil sim. já disseram mais de uma vez e em mais de um
lugar: a moto ideal não é uma, mas duas ou até três. Só
precisamos saber exatamente o que queremos da moto para
escolher a melhor para cada caso.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Abr 2009 13:41 #21 por Paulo Couto

Magnun_NEO escreveu: Bom, ótimo texto..porem nao adaptado para a realidade do Brasil!


...Galera, nossa realidade eh outra....


Magnun_NEO, tenho pena (pra não dizer raiva) das pessoas que dizem "nossa realidade é outra...". Em um mundo globalizado como o nosso, a realidade é uma só e é pra todos. O que muda são as pessoas, que nasceram em determinados lugares e se "acostumaram" a eles. não mudam, não querem mudar, e não fazem nada para mudar.

Aqui no Brasil as pessoas se acostumaram a corrupção, ao desleixo, aos impostos abusivos, a falta de opções de compra (em qualquer setor, não só o de motos), acostumaram também a não ter educação, a ver fausão e BBB na TV, a gostar de música apelativa, a contar vantagens quando se aproveitam da corrupção, etc, etc.

O Brasil "país", com suas reservas naturais e sua capacidade de geração de riqueza, de cultura e educação só é o que é porque o povo é apático, acostumado com a zona que vivemos e achando que está tudo bom. Mudar pra quê, né?

Se não ter uma moto adequada para suas necessidades, se o asfalto é ruim, se as estradas são perigosas, se os impostos são abusivos, se a policia é corrupta, etc, etc, se tudo isso faz parte da sua REALIDADE e você não faz nada pra mudar, é porque tá achando tudo muito bom. Eu não acho nada bom, e estou fazendo a minha parte quando escrevo sobre isso. Outros que conheço também.

Pense a respeito...

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Abr 2009 17:46 #22 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Paulo, nada como um retorno com um assunto atual.

Acho a sua opinião válida, minha esposa começou com a scooter, mas sentiu falta de um pouco mais de controle para superar algumas situações e acabou passando para uma motocicleta com câmbio manual.

Acho que o câmbio CVT ainda precisa de um pouco mais de aceitação por parte dos motociclistas por ter um uso ligeiramente diferente, afinal o hábito é sair acelerando forte para se colocar à frente dos carros e o CVT exige uma aceleração constante para aproveitar melhor o motor.

Acho que a opção "esportiva" do câmbio CVT pode ser uma solução para isso, mas não tive a oportunidade de experimentá-lo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Abr 2009 20:04 #23 por Locke
Respondido por Locke no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Mais um excelente texto do nosso colunista top


Eu já andei em diversos tipos de moto (sempre em encontros de motos eu peço pra dar uma rodada na moto de alguém, na cara de pau ) e gostei muito de andar tanto na burgman 125cc, na Neo, até numa vespa eu andei lá em Conservatória (distrito de Valença-RJ). Em todos os casos eu gostei muito.

Senti uma grande diferença entre a Neo (que eu considero uma scooter tipo cub) e as outras scooters tradicionais (com rodas pequenas), não por causa do câmbio cvt, mas principalmente por causa do tamanho da roda. Não só em buraco, mas até mesmo em lombadas e bueiros, o tamanho pequeno das rodas de algumas scooters me incomodam muito. Mas em relação à Neo, seria uma ótima opção para moto do dia a dia.

Se não fosse o fato de eu ter me apaixonado pela Lander e que ela já tá na minha mira para o segundo semestre, uma "scooterzinha" tipo cub seria uma ótima opção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2009 11:02 #24 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Bem vindo de volta Paulo.

Ótima matéria, só discordo quando dizem das rodinhas da Burgman, que não dá estabilidade, que é insegura, etc.

Apesar do fato da roda ser de 10", muito esquecem do diâmetro do pneu. A burgman possui um pneu de perfil alto, que compensa o tamanho da roda. Não que seja o ideal, longe disso.

Já andei nas duas,Neo e Burgman, e falo com garantia que é mais fácil entortar uma roda da Neo do que uma de Burgman.

Eu já amassei uma roda da Biz em buracos que já passei com a Burgman e não amassou.

Agora, quanto a praticidade dos scooters em relação as motos isso é inquestionável.

O espaço da bagagem, o piso plano e a instalação de um baú faz a capacidade de carga ser muito superior de uma moto.

A Burgman tem porta luvas, piso plano para levar sacolas com gancho, espaço em baixo do banco e no caso da minha um baú de 30 litros.

Serve para tudo.

Algumas coisas que já transportei na Burgman:

- CPU (no assoalho);

- Impressora Jato de Tinta (amarrado no banco);

- Persiana de janela;

- Piscina de Vinil (desmontada, lógico);


Faço compra de mercado, e no dia a dia ainda levo capa de chuva e botas de borracha, corrente e mais uma mochila.

[]'s luidhi39909,5871875

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2009 11:09 #25 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Paulo, só mais uma coisa:

Seria interessante postar as fotos da instalação do Baú na NEO, sendo que seus proprietários tem dificuldade de instalar um baú, já que a Yamaha não vende nem recomenda a instalação do mesmo.

[]'s

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2009 11:20 #26 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Acho que uma Honda SH-300 faria muita gente deixar o carro em casa:



Ou uma Yamaha X-City 250:



Vamos sonhando... vamos sonhando... João Tadeu39909,655787037

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2009 12:17 #27 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Uma das poucas scooters que achei atraente foi esta aqui... Apesar de estreante, é bem legal.


Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2009 20:11 #28 por Paulo Couto
luidhi, o bau givi (não sei o modelo, era um que eu já tinha vindo de outra moto) encaixou muito bem em um suporte de aço (não sei a marca) que eu comprei há uns meses para a Neo CVT (é especifico pra esse modelo, não serve nas antigas). esse suporte substitui o original da moto e é fixado debaixo do banco, na furação original.

certamente deve haver um limite de peso, mas a fixação me parece bem firme. acho que o baú é pra 5kg se não me engano. não é muito grande, cabe um capacete e só.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2009 06:07 #29 por goliveira
Respondido por goliveira no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Paulo


Sempre leio e gosto de seus texto mas nesse vou ter que discordar. Fiz minha carteira com uma Vespa 250 motor 2T e já tive uma Biz. Hoje tenho uma Sportster e digo que não tem comparação. Apesar de ser considerada por muitos como uma moto grande pro dia a dia ela é infinitamente melhor que qualquer Scooter. Claro que são mais caras(manutenção, consumo) mas o custo benefício nem se compara. Se fosse pra economizar mesmo eu pegaria uma factor ou outra desse tipo. Uma humildde opinião de quem já teve e andou bastante de Scooter pela cidade. Parabéns pelas colunas e já estou aguardando a nova.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2009 07:16 #30 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!

goliveira escreveu: Paulo


Sempre leio e gosto de seus texto mas nesse vou ter que discordar. Fiz minha carteira com uma Vespa 250 motor 2T e já tive uma Biz. Hoje tenho uma Sportster e digo que não tem comparação. Apesar de ser considerada por muitos como uma moto grande pro dia a dia ela é infinitamente melhor que qualquer Scooter. Claro que são mais caras(manutenção, consumo) mas o custo benefício nem se compara. Se fosse pra economizar mesmo eu pegaria uma factor ou outra desse tipo. Uma humildde opinião de quem já teve e andou bastante de Scooter pela cidade. Parabéns pelas colunas e já estou aguardando a nova.

Goliveira,

Pegue sua sportster e faça o seguinte:

- Faça uma compra de 20 volumes no supermercado;
- Engraxe seu sapato marrom e faça um percurso de 20 km com a moto, e chegue ao destino com o sapato limpo, saia com ela logo após a chuva;
- Atravesse na Av. Faria Lima as 18h em menos de 15 minutos com sua Moto;
-
- Tente colocar na sua moto: 1 capa de chuva, 1 par de bota de borracha, uma corrente para prender a roda, 1 jogo de ferramentas, flanela, 1 notebook e alguns manuais de informática.
- Ande 200 km com 8 litros de combustível, sem reabastecer.

Só para constar: Tenho uma Suzuki Burgman 125 e uma Kawasaki Vulcan. A vulcan só é retirada da garagem nos fins de semana, e geralmente quando não chove, porque não tem lugar suficiente para ficar carregando capa de chuva.

[]'s

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.227 segundos