Em busca da moto ideal: Scooters!

29 Mar 2009 20:11 #2 por GilVix
Respondido por GilVix no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Ótimo texto Paulo (como sempre). Realmente estávamos sentindo sua falta. Antes de recomeçar no mundo das motos andei pesquisando algumas scooters mas não achei nada que me agradasse, pois além de andar na cidade, queria também fazer alguns pequenos passeios pelas estradas, o que seria muito perigoso com as disponíveis em nosso mercado. Desisti! Comprei uma Yes e atualmente estou com uma Titan Sport.
Continue nos brindando com seus ótimos artigos. Não nos abandone!

Vitória- ES

CBR250R

"A paz do mundo começa em mim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2009 20:38 #3 por Jo.Leal
Respondido por Jo.Leal no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Belo texto.

Eu também compartilho desta opinião. A moto ideal para uso urbano seria uma scooter menor que a burgman 400 e maior que a 125, entre 200 e 250 cc. É o que falta no nosso mercado.

Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 05:50 #4 por Leonardo Duke
Tava na hora de voltar, hein, Paulo? Seja bem-vindo de volta...rs.


O problema com os scooters no Brasil é simplesmente um: preconceito. Quantos motociclistas você conhece que apreciam o scooter e o respeitam como alternativa válida de transporte? Todos repetem o mesmo mantra: "scooter é coisa de mulher", "isso aí é uma M...", "isso não anda nada", e por aí vai.


Dia virá que os scooters dominarão a Terra! E não demora muito...

"Voltamos a nossa programação normal"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 06:54 #5 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Excelente texto.

Vou mandar para minha esposa ler.

Acabei de voltar do OstrasCycle e ela viu umas motos Custom imensas, algumas tinham até apoio para os braços do carona estilo poltrona. Porém eu sempre tive dúvidas se uma custom realmente é mais confortável para viajens...

Meu sonho de consumo atual é na linha das mid/big trail, mostrei para ela uma V Strom 1000 e falei que gostaria de ter uma daquelas porém 650, tinha uma BMW neste estilo também. A XT 660 é uma moto bonita, mas eu gostaria de uma com 2 cilindros pelo menos.

O problema é que depois que ela viu a poltrona sobre rodas só sabe dizer "se você me ama de verdade vai comprar uma moto daquelas..."

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 08:17 #6 por Stardust Cowboy
Bem vindo de volta, Paulo! E como sempre, parabéns pela coluna daqui e também pela do Fórum PCs.

Nunca andei em um scooter e não cheguei a considerá-los uma opção na compra da minha primeira moto porque não existe uma opção de 250cc ou mais por aqui, além do fato deles não se adaptarem ao meu uso principal (uso minha moto basicamente para viajar), porém, já montei em um Burgman 125cc parado e me senti extremamente desconfortável pela falta do tanque na minha frente. Uma pergunta aos proprietários de scooter ou a quem já andou: no caso de uma freada mais brusca, a ergonomia do banco é suficiente para nos segurar em cima da moto? A impressão que tive é que em uma situação de emergência, seria catapultado para frente...
Stardust Cowboy39902,4721064815

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 08:48 #7 por Paulo Couto
Stardust Cowboy, em uma batida frontal voce será catapultado pra frente com ou sem tanque.... hehehe

De fato a sensação no inicio é meio estranha. não só pela falta do tanque mas também pela posição dos pés, no inicio voce fica sem saber o que fazer com eles.

mas é questão de costume. em poucos km voce se habitua com as scooters, e o conforto é sem duvida muito maior do que em uma moto tradicional. Outra coisa que não mencionei no artigo é o "estilo" de pilotagem. com a ex-XTZ da minha esposa eu adotava uma pilotagem agressiva naturalmente, por causa da posição de pilotagem, da necessidade de manter os giros altos e cambiar com frequencia, e da suposta maior manobrabilidade em função do guidão grande.

com a scooter voce adota naturalmente uma pilotagem mais tranquila. não tem cambio, não é preciso forçar para ultrapassar os carros pelo corredor, o guidão é estreito, os freios e retormadas são bastante bons, enfim, tudo fica mais tranquilo e nem por isso menos eficiente.Paulo Couto39914,5294907407

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 08:48 #8 por João Tadeu

Stardust Cowboy escreveu: A impressão que tive é que em uma situação de emergência, seria catapultado para frente...



Com efeito ... por isso que em um sccoter o freio principal é o trazeiro pois a massa se encontra conjunto com a balança trazeira.


Mas o modo de se estar sentando ao inves de montado lhe propicia várias horas de pitotagem continua ...


Tenho que após o uso do CVT, os scooters são a evolução natural das motocicletas. Duvida ?


Piaggio Gilera GP 800 the world's fastest scooter
It is powered by a twin cylinder 850 cc engine delivering 75 hp power output and torque of over 76 Nm.





http://www.youtube.com/watch?v=7nkwxTjU00I
João Tadeu39902,4943287037

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 08:57 #9 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
O Cvt é bom, mas ainda prefiro câmbiar, pela ecônomia que isso representa. eu teria uma honda Biz: Agíl com uma moto, porém confortável que nem uma scooter.

Quanto as maiores, a escolha mais racional são as trail. Porém nem sempre fazemos escolhas racionais...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 11:20 #10 por Leonardo Duke
Se o preço fosse um pouquinho menor, os scooters grandes seriam uma excelente alternativa as custons.

"Voltamos a nossa programação normal"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2009 19:28 #11 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Ainda estou estudando a aquisicão de um Scooter, porém o preço de um 250 ainda me afasta um pouco.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2009 08:21 #12 por Tato
Respondido por Tato no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Realmente, os scooters 125 ou menos não tem condições. O Burgman 400 cc é ótimo e por um preço relativamente alto (sem concorrência). O ideal, como postou o Jô Leal seria a categoria 250 cc, mas os disponíveis no mercado, todos importados, custam "os olhos da cara". Lisarb é fogo .

Osório - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2009 09:48 #13 por guilherme.tw
também vejo um grande preconceito por parte dos motociclistas nacionais, frases como "ah, é muito caro para um scooter" são muito comuns... se viesse um scooter 250 com boa ciclistica eu até compraria, para andar na cidade e pra mulher usar seria ótimo...



YS 250 FAZER Limited Edition

XV 250 VIRAGO (em restauração)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2009 15:42 #14 por Stardust Cowboy

Paulo Couto escreveu: Stardust Cowboy, em uma batida frontal voce será catapultado pra frente com ou sem tanque.... hehehe


Nada tão extremo Paulo, pensei só em uma freada brusca mesmo ...

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2009 16:10 #15 por fmnsp
Respondido por fmnsp no tópico Em busca da moto ideal: Scooters!
Paulo,
Parabéns pelo seu excelente texto. Passei também por
suas imensas dúvidas nesse mundo das 2 rodas. Já tive
Scooter, Custom, Street e no momento estou curtindo
minha B65S. Apesar de estar bastante satisfeito com
minha máquina, acho que ainda não seja a máquina ideal.
Ela é feita mesmo só para asfalto e acabou. Não encara
nem de perto terra ou areia... Observo muito as
Varaderos e a V-Strom's e penso que essa sim seria minha
máquina ideal. Quanto as Scooters, estou de acordo. São
ótimas máquinas para a cidade, são charmosas, fáceis de
conduzir e se não fosse assim não haveria de tonelada na
Europa, Japão e Estados Unidos.
Creio que no Brasil o pessoal gosta muito de conduzir
ofensivamente e as motos com marcha contribuem para
isso... Moro em Sampa, utilizo minha moto pro dia a dia.
Tentei sobreviver numa 125c.c. (YES), mas foi
impossível... Me sinto mais seguro com uma máquina de
pelo menos 250c.c. Creio que idem para a Scooter, se bem
que com uma 125c.c. o deslocamento diário é garantido.
As rodas realmente fazem toda a diferença do mundo e se
houvessem menos animais conduzindo motos, creio que
haveriam mais mulheres no trânsito de duas rodas.

fmnsp

Suzuki Bandit 650Sie

Honda Sahara NX350

Ex-Yamaha Fazer YS250ie

Ex-Virago XV535S

Ex-Suzuki Yes EN125 2008

Ex-Kawasaki Vulcan 500LTD

Ex-Kymco Manboy90

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.269 segundos