Algumas dúvidas - 883r - Manutenção/Custo

05 Out 2010 10:09 #1 por r.gapski
Salve pessoal do Motonline!

Sou leitor assíduo do fórum há uns 4 anos e esse é o meu primeiro post.
Nunca havia postado por nunca ter dúvidas que exigissem um post.
A galera daqui é fera mesmo!
Atualmente tenho uma intruder 125 que uso pra me locomover e tenho um carro que uso somente para viajar, e normalmente, sozinho.


Estou querendo vender meu carro e comprar uma custom média/grande na faixa de uns 25 ~ 30 mil.

Gosto muito do visual da 883r, mas me surgiu uma dúvida que não encontrei resposta: como é a manutenção da HD883?
Digo no sentido de quanto custa uma correia, quanto dura, pneus, freios, etc...
Me parece que a moto não da manutenção, pois não encontrei ninguem apontando defeitos, mas sim caracteristicas da moto (falei igual harleyro agora! rs).

Quem tem 883 pode me falar mais sobre a moto, com relação ao consumo, manutenção, conforto, seguro, etc?

Estou em dúvida se compro uma HD883 ou uma Suzi Boulevard 800. A idéia é rodar uns mil km/mes com ela.

Grande abraço!

09' Suzuki Intruder 125 - (Suzie Q)
12' Honda CB300r - (Ceboza)
São Paulo/ SP

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05 Out 2010 10:55 #2 por cezariomaia
Meu irmão tem uma com 36k km. Nunca quebrou. Mudou os pneus aos 16k e foi a Chile. A Boulevard é mais confortável e tem melhor posição de pilotar. Mas, gosto é gosto, cada um tem o seu. Experimente as duas e resolva. cezariomaia40456,6554166667

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

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05 Out 2010 11:13 #3 por wolfmann
eu não tenho 883. Nunca tive. Todas as informações são de terceiros.

Sobre a Sportster posso te dizer que é uma moto de proprietário. Por que isso? Porque não existe proprietário de Sportster insatisfeito oom o modelo. Os que migram para uma moto maior, acabam fazendo com dor no coração.

A moto é a mais tradicional em linha de montagem (mais de 50 anos). A 883R é a mais barata no catálogo HD Brasil. A Iron é pouca coisa mais cara e você estará pagando o preço da novidade porque esse modelo não tem disco duplo na dianteira, tem banco solo e os amortecedores originais (que já não são grande coisa na R) tem curso menor.

A maioria dos proprietários de 883R parte para algumas modificações que a gente pode chamar de padrão: troca de suspensões pelas PS (amortecedores na traseira e molas na frente), guidão e banco.

Conheço vários colegas que não fizeram essas alterações, mas acabaram trocando pelo modelo maior. Quem partiu para as alterações, só tem elogios para a moto.

Sobre manutenção, vai depender se você vai fazer em casa, em oficina especializada ou em oficina autorizada.

Comprando a moto zero, você vai precisar fazer as revisões na autorizada: pode colocar algo em torno de 40 a 50% a mais no valor só pelo carimbo. O serviço é muito criticado e a falta de peças é crônica. Ou você atura isso, ou manda a garantia no lixo.

Se parte para uma oficina especializada em HD ou com mecânico de confiança, você vai ter um custo menor e pode ter de se virar para arrumar algumas peças para a revisão. Nada que não possa ser comprado com alguma antecedência nos EUA ou no e-bay.

Quando perguntei se você vai fazer a revisão em casa é porque a manutenção é muito simples e muitos acabam fazendo sozinhos. O básico é troca de óleo e filtro a cada 8000 kms (você vai ouvir muitas recomendações para fazer com intervalo menor) e troca de pastilhas e pneus conforme se fazem necessário.

Um reaperto geral nos parafusos, lubrificação de cabos, verificação da lubrificação da caixa de direção, limpeza de contatos em cada troca de óleo e troca de óleo da suspensão dianteira a cada 16000 kms (você também vai ouvir muitas recomendações para fazer isso com intervalo menor). Sobre a suspensão dianteira, o manual recomenda a cada 24000 kms, mas acho um intervalo excessivo para o piso brasileiro.

A duração de pastilhas e pneus depende muito do teu uso: quanto mais você usa no trânsito pesado, maior o gasto dessas peças.

Na minha Fat Boy eu troco um pneu traseiro a cada 20000 kms e um pneu dianteiro a cada 40000 kms. A pastilha traseira troco a cada 8000 e a dianteira a cada 16000.

A correia tem troca recomendada a cada 100.000 kms.

Tomando minha Fat como parâmetro, meu custo de manutenção é de R$ 0,50/km rodado (não incluo nisso o gasto com gasolina, impostos ou seguro). Meu seguro, em quinta renovação custou R$ 860,00 com franquia reduzida.
Eu fiz as revisões durante o período de garantia na autorizada e depois passei a fazer com um mecânico de confiança. Nessa receita, não acredito que você vá ter um custo muito superior (acho mesmo que vai ser inferior) e o seguro vai depender do teu perfil.

O consumo da Fat é na casa dos 13 km/l na cidade e 20 km/l na estrada. Acredito que a Sportster consiga 16 km/l na cidade e 22 km/l na estrada.

Agora cabe aos colegas de Sportster completar a ficha da "magrela".

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05 Out 2010 12:43 #4 por cezariomaia
R. Gapski:


O Wolfmann explicou com muita propriedade o que é ter a 883. Aliás, muitas coisas alí ditas servem para qualquer outro modelo de Harley. E talvez esse seja o encanto e magia das motos: você mesmo poder fazer a manutenção delas. Num instante se troca o óleo, pastilhas,lâmpadas e outras coisinhas. Quanto a quebrar mesmo, é raríssimo uma Harley quebrar. O mais é manutenção e diversão. Muita diversão.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
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05 Out 2010 13:20 #5 por r.gapski
Galera!

Obrigado pelos esclarecimentos!
Por enquanto estão sendo muito uteis.

Com relação à manutenção, tenho mto receio pois, apesar de saber fazer manutenção da moto, não tenho tempo pra isso.
Ouvi tbm pessimas indicações sobre as concessionarias da harley (grupo izzo).

Eu tenho por hábito levar meus carros e motos pra concessionaria cuidar, e nunca tive problemas, muito pelo contrario, meus veiculos ficam em estado de novo por quase 10 anos e são sempre revendidos facilmente sem muita depreciação.

Isso que me preocupa em pegar uma harley, pois andei em uma 883r injetada e curti demais a moto, assim como gostei muito tbm da boulevard (a briga é boa, rs).
Eu já tive algumas motos da suzuki (GS, yes, burgman 125, e agora uma trudinha 125) e sempre utilizei as concessionarias GPS, Moto & Cia e Motoshow.
Sempre tive peças à disposição, bom atendimento e preço que considero justo pelo serviço prestado.
Minhas motos sempre voltavam redondinhas e limpas após as revisões.

Tenho medo de comprar uma HARLEY (que considero um mito) e ficar na mão de concessionario incompetente, esperando meses para chegar "um parafuso" coisa que sei que não vai me acontecer na suzuki, que já conheço bem.

Confesso que se não precisasse me preocupar com essas coisas, já teria comprado a harley 883r, pois o preço do seguro dela é a metade da boulevard!

Tem outro problema, moro em Praia Grande/SP, e a concessionaria mais próxima da H-D fica há uns 100km daqui! =(
Não quero que rodar uns 100km para fazer uma revisão, pois isso me demandaria não só dinheiro, mas muito tempo, fora que, e quebrar a moto, tem que guinchar pra SP, o que deve custar uma graninha boa... rs

Conhecem algum lugar que trabalhe com harley aqui na baixada santista? Pq assim a coisa fica mais facil! :)
Se tiver, to pensando em ir lá e conversar com os caras!

Abraços!

09' Suzuki Intruder 125 - (Suzie Q)
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05 Out 2010 13:54 #6 por cezariomaia
Ora ora, r.gapski, você tá achando 100 km longe? Moro em Natal, e a concessionária mais perto fica em B. Horizonte! São "apenas" 2.350 km...

C.Maia
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05 Out 2010 14:49 #7 por r.gapski

cezariomaia escreveu: Ora ora, r.gapski, você tá achando 100 km longe? Moro em Natal, e a concessionária mais perto fica em B. Horizonte! São "apenas" 2.350 km...


Cezario!

Que inveja de vc cara (no bom sentido)!
Sou louco pra morar no nordeste...

Cara, eu não acho 100km longe, muito pelo contrario!
Vou muito pra SP (100km) também até Mogi das Cruzes (140km), Itu (200km) e Bauru (400km).
A ideia é usar a moto para fazer estas viagens curtinhas.

O que me incomoda é se em uma enventualidade precisar de assistencia técnica com certa agilidade.
A 883, como todo produto mecanico, esta sujeito a quebras, por mais bem construida que seja.
Se eu morasse em SP, suave. Pois sei que tem muita oficina boa que meche em HD.

Tenho receio de não poder viajar porque a moto ta parada esperando peça, ou prq tem que guinchar até SP, afinal, estou substituindo meu carro (que é pau pra toda obra) por uma outra moto.

Vou usar pouco, prq a trudinha guerreira vai continuar me levando pro trabalho, mas não consigo encarar nenhuma viagem maior que 60km com ela, pois é 125 e muito limitada, inclusive acho perigoso pegar estrada a 80km/h nos dias atuais, pois até os caminhões hoje andam a mais de 120km/h.

Fora que também as viagens são sempre garupadas, o que já faz descartar a trudinha... rsrsrsrs

Meu problema é querer uma custom, e em materia de custom, o mercado nacional é uma bela porcaria. Quase não temos opção.
Pra mim, que procuro algo médio, entre 600cc e 900cc não existem opções! Ou é shadow (feia), boulevard ou 883.

Fico entre a cruz e a espada, pois ou tenho confiança na concessionaria (suzuki) ou pago um seguro razoável (harley)...

Sabem o que é pior disso tudo?
Todo dia que saio de casa para trabalhar, uma 883 fica me olhando na garagem, lançando aquele charme quase irresistivel... rs

Abraços!

09' Suzuki Intruder 125 - (Suzie Q)
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05 Out 2010 15:17 #8 por cezariomaia
Faltou citar a Yamaha Midnight Star 950. Mas a 883 é a mais barata!

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05 Out 2010 16:11 #9 por Robson BaLa
Caro Gapski, tenho uma 883r e sei que a coisa não é tão complicada assim. Qualquer mecânico pode fazer a manutenção básica dela.


Para a troca de óleo, basta seguir as recomendações do manual, ou entrar em qualquer forum e conferir as especificações do mesmo. Ficar atento aos desgastes naturais de uso (pastilhas, pneus, etc).


Harley não quebra!


No mais... siga o mestre (Wolf).

HD-Sportster883R

São Paulo - SP

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05 Out 2010 17:49 #10 por wolfmann
Gapski, 100 kms para São Paulo é bobagem... qualquer seguradora leva a moto para lá dentro da distância prevista no teu seguro.

Para uma Sportster ficar parada por conta de peça só se for algo muito pouco usual como uma ECU queimada... não é muito diferente com a suzuki.

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05 Out 2010 20:00 #11 por r.gapski
Pessoal,

Andei fazendo umas ligações e falando com a galera que conheço...
Vou encarar a 883 mesmo!!! Ta decidido!

Agora é só me livrar do carro e pegar a 883!

Valew pela força galera!

Abraços!

09' Suzuki Intruder 125 - (Suzie Q)
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06 Out 2010 09:00 #12 por wbugno
Boa sorte e felicidades, espero que a 883 atenda a suas expectativas, é uma moto que todos que tem falam muito bem e depois que entra no "espírito" da HD acaba não saindo mais... ( com algumas excessões, certo Paulo ?!?!? )

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

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10 Out 2010 17:16 #13 por Teixeiracj
r.gapski.
Parabéns pela escolha, tenho certeza que você não vai se arrepender, a 883 é show... e pode ficar despreocupado com peças e manutenção, principalmente se fizer você mesmo ou levar para um mecânico de sua confiança. Estou no interior de São Paulo e nunca tive problema em comprar peças,(pastilha de freio, vela de ignição, filtros etc.) tudo por telefone ou internet, detalhe, todas as compras que fiz no dia seguinte as peças via sedex em minha casa.
Como o amigo Wbugno mencionou sobre o "espírito HD", pode acreditar, sua vida vai mudar... e mudar para melhor.
Felicidades;

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

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13 Out 2010 07:44 #14 por LCROCHA
Caro Teixeiracj
Qual loja internet você utilizou para comprar as peças?

r.gapski,
É isso aí.. Conheço gente que comprou outra moto que não uma Harley Davidson e não se contentou. O lance é chegar nas harleys mesmo. A 883 é magnífica.

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13 Out 2010 09:16 #15 por Teixeiracj
Steel Goose;
Comprei na Mascaro American Cycles, é uma loja de Curitiba-PR. Não tive problema, pessoal gente boa, de confiança mesmo, preços bons, tudo original HD e a entrega por sedex no dia seguinte após a compra. Recomendo.
Abraço

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

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