Kawasaki-D-Tracker 250-2010

25 Nov 2014 11:22 #1021 por Saggiomo
Respondido por Saggiomo no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Fico realmente feliz em poder ter ajudado e somado experiências a esse grupo. Fico feliz em contribuir para a disseminação do conhecimento.
Conhecimento, é nosso e não se pode roubar; Mas não adianta só um tê-lo, é preciso multiplicar... fico feliz em poder fazer isso aqui!
Agradeço a todos pelos toques e dicas também.
Realmente gostaria de mexer na minha, só que infelizmente pretendo comprar uma KTM 390 Duke ano que vem.
Não sei até que ponto seria interessante mexer na D-Tracker. =(

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2014 01:35 #1022 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Concordo plenamente com você Saggiomo, conhecimento precisa ser compartilhado e parabéns pela escolha, a Duke é uma moto excepcional. Aproveitando, humildemente vou compartilhar meu novo projeto, um tanque auxiliar pra nossa DTX, após inúmeras pesquisas gringas e nacionais, me inspirei num tópico da galera do fórum da XRE Online e resolvi meter a mão na massa para desenvolver algo meio que universal. Para começar, após checar e testar diversos modelos, minha escolha foi um tanque de gasolina da Sundown Future de 6 litros, pois ele é pequeno, perfeito para o meu baú de 28L, agora vou comprar uma bomba 12v de reservatório de gasolina pra carro a álcool, um rele DNI 0102, fiação, mangueiras próprias para a passagem do combustível de um tanque para o outro, conexões de cobre, abraçadeiras, um fusível e um botão liga/desliga. Preciso ligar a mangueira do tanque auxiliar no principal (estou estudando a melhor forma possível para realizar essa adaptação), utilizando a bomba 12v para alimenta-lo quando necessário. Qualquer ajuda será bem vinda.
Vejam o tanque usado que comprei numa loja em Santo André por R$60,00:





Segue como e onde realizaram a ligação de um tanque para o outro:






EduDTracker
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2014 08:09 #1023 por Saggiomo
Respondido por Saggiomo no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Edu, queria dizer duas coisas.
A primeira é: Sua ciclística ficará abalada pelo aumento no centro de gravidade da moto, você sentirá uma diferença boa na pilotagem. Deixe o tanquinho, o mais baixo possível. Sei que não será possível, então, o jeito é dizer outra coisa.
"QUE ideia foderástica cara.... hahahahahahaha sensacional. Seriam resolvidos os problemas de falta de gasolina numa viagem. Teria como fazer um sistema onde você consiga retirar o tanque e colocar depois? Digo pelo seguinte.
Na cidade, dia-a-dia, não acho necessário pois aqui em SP tem bastaaaante posto, mas uma descida pro litoral... uma viagenzinha mais curta até uns 180 km, seria perfeito.
A ideia para o acionamento, foi colocando no farol alto da moto, mas devido as bombas de comb. normalmente puxarem uma boa corrente, não recomendo. O mais certo seria passar um fio novo de 3 ou 4mm com uma chave liga e desliga (recomendo uma que necessite ficar apertando, para não esquecer sua bomba ligada após o término da transferência) Uma ideia melhor ainda, seria achar o fio da boia e sempre que ela enviar a corrente para o painel de que está na reserva, voáila, sua bomba automaticamente acionará. Esse método é legal, mas tem seu contra pois você pode esquecer a quantidade de comb e sair rodando....rodando... rodando... e acabar "rodando" o mais certo é encher sempre os dois e saber a autonomia. Ou então entrou na reserva, manda tudo do extra pro principal.
Sei lá... são ideias... hahahaha boa sorte e muito genioso...
Abração!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2014 12:19 #1024 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
edudtracker..... :)

NUM Passado bem distante....usávamos motos de cross importadas p/ fazer trilha, importações eram PROIBIDAS e o ÚNICO jeito de Vc ter uma moto destas, era SER filiado á confederação ,como PILOTO e ter o " direito de uso" ( a moto NÃO era sua ) que Vc negociava com outro piloto, pois as motos SÓ entravam no país através da Federação... :( :angry: :angry: :angry: .
Nessa Época éramos "ET`s" num país povoados de "DT`s, XL`s e TT´s" e estas motos consumiam como um Dodge R/T ( principalmente as 125 2T... :angry: ) e TÍNHAMOS q. inventar uma forma de andar com gasolina de aviação ( AVIGÁS ), comprada na "clandestinidade" em Aeroportos ( era proibida a venda á "Civis" pelo Governo ) pois tínhamos q. MISTURAR com a gasolina "comun" E RUIM q. achávamos nos postos do interior.
Pela dificuldade de se Trilhar carregando este tipo de coisa ( Vc ñ imagina.... :unsure: ) EU não consigo entender muito bem seu projeto....desculpe ! :(
Vc usa um "baúleto" que vai ficar inviabilizado de ser retirado da moto ( quando fizer TODAS as ligações necessárias...) e perderá definitivamente boa parte do espaço útil deste. No uso urbano ( esta é uma caracteristica de toda SM - percursos curtos, tanque pequeno -peso e agilidade em manobras...) pela quantidade de postos, fora o "incômodo" de visitas mais frequentes aos postos, EU não compreendo ! Em viagens, aí sim, a distância entre postos se torna uma "dor de cabeça" ( NÃO é a "praia" de qualquer " SM "...), MAS lhe pergunto:
Pelos "custos" envolvidos, o "trabalho medonho" de adaptar isto tudo ( injeção :angry: :angry: ) e o fato de Vc "eliminar" este "porta malas" KKKK :lol: em uma viagem, não seria melhor colocar uma ( ou mais) garrafa PET com gasolina ( para se usar na Emergência...) dentro do Baú ?

Olha, a idéia é muito interessante ( usada há muitos anos no extinto "Paris- Dakar" em algumas motos...) mas EU realmente não entendi bem a intenção na sua moto. :)

Espero q. compreenda ( pela "estorinha" do início...) minhas dúvidas ;) !

Abraçs á Todos !!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2014 10:07 #1025 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Bom, vamos por partes como Jack o estripador! rsrsrs

Saggiomo, só da moto ter um baú instalado, a ciclistica já foi alterada, colocar um peso a mais, na minha humilde opinião, não me afetaria tanto assim, principalmente utilizando em viagens e não no dia a dia, claro, só vou saber realmente como será, após instalar o tanque auxiliar e dependendo de como for, pode ou não ser viável utiliza-lo no dia a dia se necessário, ainda mais que meu uso diário é bem tranquilo, nada de aventuras além de enfrentar o transito caótico de São Paulo para ir e voltar ao trabalho. Todas as motos que passaram em minha vida, sempre possuíram um baú instalado, usado apenas para carregar minha roupa de chuva e nada mais, se preciso carregar alguma outra coisa, sempre utilizei minha mochila. Realizando uns testes antes de começar a instalação, o tanque é tão pequeno, que ainda consigo transportar minha roupa de chuva tranquilamente. Você acertou na mosca, estou fazendo um sistema para retirar o tanque facilmente quando necessário e realmente utiliza-lo mais para viagens do que na cidade, sempre recebo convites dos amigos de motoclubes e do trabalho pra dar uma esticada de moto pelo litoral e interior, porém, não vou devido à autonomia atual, fico constrangido em ter de parar tantas vezes para abastecer, mas espero mudar isso com esse projeto, pois minha real necessidade é poder visitar minha mãe com maior frequência viajando para Minas sem precisar parar diversas vezes para abastecer, pois rodar 500km se preocupando em qual será a distância do próximo posto de gasolina realmente não me agrada em nada, gosto de viajar curtindo a moto, a estrada e a liberdade que ela nos proporciona.
Realmente prefiro fazer uma instalação totalmente independente com botão liga e desliga, acho mais seguro e fácil para qualquer eventual manutenção, mas a ideia de acionamento pelo farol alto é realmente show de bola, valeu!

Poxa vida hein CAVAZZA, não sabia que nessa época era tão complicado ter uma moto de cross importada!
A idéia do projeto é realmente ter um sistema plug and play, não vai inviabilizar o bauleto definitivamente e os custos são muito baixos em relação ao benefício de uma viagem mais tranquila, já comprei quase tudo o que preciso para a instalação e a estimativa total seria de um gasto de R$150,00. Juro que pesquisei e pensei em vários meios de transportar o combustível utilizando galão, garrafa pet, etc, porém, não gostaria de parar no meio de uma estrada para abastecer a moto, queria que fosse um sistema meio que automático, onde mesmo em movimento, consigo reabastecer apenas apertando um simples botão.
Sou completamente apaixonado por essa moto e prefiro fazer determinadas alterações para suprir minhas necessidades ou caprichos a troca-la por outro modelo dessa mesma categoria com propostas diferentes, um dia posso ter outra moto, claro que sim, daí, pode ter certeza de uma coisa, vou começar tudo de novo....
Abraço a todos!

EduDTracker
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: CAVAZZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2014 10:26 #1026 por Vinao
Respondido por Vinao no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
edudtracker

Muito interessante sua idéia!
Entendo sua expectativa no projeto. Se for pensar "racionalmente" o Cavazza estaria correto. Mas ai perde toda a graça!

Mete ficha no seu projeto e nos mantenha informados!

Abraços
Vinão
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2014 11:52 #1027 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Valeu, edudtraker !!! :)

Obrigado pelos esclarecimentos !

Realmente, aquela Época era bem complicada :lol: :lol: ! Mas, impagável :woohoo: :woohoo: !
Seguinte: Eu sou a pessoa ( q conheço....) que fez (e tenho algumas...) a maior quantidade de "coisas estranhas" sobre duas rodas...Sei do "prazer" q. este tipo de coisa proporciona ( algumas dão certo, outras... :dry: ), então, entendi bem as explicações que Vc. me passou, e desejo ( sinceramente ;) ) que seu sistema funcione e lhe traga os resultados esperados !!!

Sorte com isso , dê notícias sobre..... :) !

Abrçs !!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2014 17:28 #1028 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Vinão , CAVAZZA e Saggiomo, vocês são de mais, entenderam realmente o que sinto, a verdadeira essência de tudo isso, sou novato no mundo das motos, mas o prazer em poder fazer algo diferente e muitas vezes profundamente pessoal é inexplicável, ainda mais quando podemos compartilhar tudo com as pessoas, é um vício e não sei mais viver sem isso! rsrsrs
Espero que nunca acabe, não é apenas o falar de moto, o fórum nos proporciona algo muito além disso, queria que todos entendessem realmente a sua verdadeira essência. Adoro o fato de que na maioria das vezes não nos conhecemos pessoalmente, despejamos nossas opiniões livremente sem qualquer tipo de restrição e ao mesmo tempo tratamos uns aos outros como se fossemos uma grande família, cara, isso não tem preço! Obrigado a todos!
Aproveitando, alguém saberia dizer onde seria o melhor local para ligar a mangueira do tanque auxiliar para transferir o combustível ao tanque principal através da bomba 12v? Seria no respiro do tanque como foi feito no projeto da XRE?

EduDTracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2014 10:09 #1029 por Saggiomo
Respondido por Saggiomo no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Obrigado pela "homenagem"... kkkkk
Quanto ao sistema.. essa parte realmente não saberia lhe informar, mas acredito que o respiro do tanque existe para uma função.
Os gases provenientes da evaporação da gasolina, são alllltamente inflamáveis e voláteis. Ou seja. Imagina você não ter mais o seu tão querido respiro e abre o tanque de comb. "vazio" (quanto menos combustível, consequentemente, mais gases) e sai uma faísca, ou sei lá...o celular toca e há uma faísca interna...enfim... é dificil de acontecer maaaas, acontece.

Repare no que essa besta mitológica faz!!!


Ou então:


É cara... não é fácil!!!

KKKKKKKKKKKKKKK
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2014 19:39 #1030 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
edudtracker.....

Blz... ! Obrigado por seu Tópico, :)

Seguinte.... Pelas fotos e sem conhecer bem o sistema, fica meio difícil de entender ONDE foi feita esta ligação ( PARECE ter sido usado um " T " antes da alimentação da bomba - SE ela for EXTERNA ao tanque, não sei :huh: ....)
DE qquer forma, sem uma descrição correta fica difícil saber. Uma coisa É certa... NÃO foi no que se chama "respiro" do tanque !
A função destra "entrada de ar" ( feita como um furo na tampa na qual se encaixa aquela "mangueirinha" nas motos off e como uma ou mais "entradas" ou furos nas laterais da tampa de combustível nas motos mais "streets" e não aparecem...como a tampa da nossa DT ) é fazer com que quando o combustível SAI o ar entra para não criar VÁCUO no tanque ( combustível não desce p/ o carburador ou queima a bomba pelo esforço... ) e o motor para.
Como na DT a bomba é interna ao tanque e as mangueiras de alimentação e retorno são BEM pressurizadas.... precisa saber exatamente ONDE será feita esta "instalação".... Como se viu nestes vídeos ( CREDO ! :blink: ) combustível + energia elét.+ calor é um negócio "meio perigoso" :evil: .

Furar o tanque e colocar um tubo para a descarga (dento do tanque _ óbvio que feito corretamente,ponta de metal, etc,etc...) seria o correto ...MAS EU fico "doente" só de pensar nisso....não teria "coragem" de fazer :pinch: .

Abrçs...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2014 19:12 #1031 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Amigos, não quero ser uma bomba ambulante, mas podem ter certeza de uma coisa, se não encontrar uma solução mais simples pra esse projeto, eu tenho coragem de fazer isso: fjr1300.info/howto/bulkhead.html - só preciso ter o material correto.












Nesse vídeo,
exatamente aos 10min15seg explicam como é feita a instalação da mangueira do tanque auxiliar no sistema de combustível da moto, só preciso entender melhor como é feito, pois meu inglês ainda é the book is on the table!
Tem gente que vai além, tem projeto pra tudo quanto é gosto! rsrsrsrs... www.sport-touring.net/forums/index.php/t...ll.html#.VHolxDHF-sF
Precisamos descobrir uma maneira viável, já comprei todo o material que considero necessário visando o projeto da XRE, mas após a descoberta dessas informações, tem outras opções muito interessantes.

Pensando em suas explicações CAVAZZA, seria possível substituir a tampa do tanque para uma com respiro e instalar a mangueira do tanque auxiliar justamente no respiro do nosso tanque? Seria uma opção viável?


EduDTracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2014 15:47 - 01 Dez 2014 15:50 #1032 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: edudtracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2014 17:17 #1033 por Rick_76
Respondido por Rick_76 no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Olá pessoal! Sou o mais novo membro do grupo. B)
Acabei de adquirir a minha DT com 12.300 km. :)
Já vinha lendo o forum quando estava pesquisando sobre a moto e ele foi muito importante para que eu tomasse minha decisão. Espero poder contribuir também de agora em diante. Abraço a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2014 18:21 - 01 Dez 2014 18:32 #1034 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Show de bola Patriarca, naveguei em todas as fotos, realmente incrível!

Rick_76, bem vindo à família D-Tracker!

Galera, encontrei esse tanque auxiliar de 13 litros da Gilimoto: www.gilimoto.com.br/tanques-plasticos/tanque-auxiliar-traseiro



Enviei um e-mail com a seguinte informação:
"Caros, tenho interesse no tanque auxiliar de 13 litros, ele serve em moto com injeção? Pois no site vcs citam apenas a instalação em moto carburada! Como seria na minha. O modelo seria a Kawasaki D-Tracker 250X. Onde instalo a mangueira do tanque auxiliar?"

Olha o que recebi de resposta:
Bom dia Eduardo!

Pode instalar na sua moto sim. substituindo a mangueira de respiro atual por uma mangueira conectada no tanque auxiliar com tubo pescador.

Veja tampa no link abaixo, ela é vendida separadamente:
www.gilimoto.com.br/Tampas/tampa-tubo-pescador



Será que é tão simples assim instalar um tanque auxiliar? O tanque que comprei possui uma saída abaixo para o combustível, acima possui outra saída que acredito ser um respiro e por último a parte do bocal onde está a tampa do tanque. O tanque da Gilimoto, é totalmente lacrado, existindo apenas a saída da gasolina pela tampa que deverá ser esse modelo com tubo pescador:



Será que se eu lacrar a saída de combustível que existe no tanque que comprei e apenas instalar essa tampa com o pescador ligando a mangueira diretamente no respiro da nossa moto vai funcionar? Pois esse método é totalmente por gravidade, o tanque auxiliar precisa ser localizado em um local mais alto que o tanque principal, se não funcionar por gravidade, posso instalar a bomba 12v conforme descrito no início do projeto. Posso manter a saída superior como um novo respiro ou devo lacra-la também? Onde exatamente está a mangueira de respiro da nossa moto?
Nossa, tá ficando interessante essa pesquisa! Precisamos desvendar o mistério dos tanques auxiliares e suas respectivas instalações! rsrsrsrs

EduDTracker
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2014 16:45 - 03 Dez 2014 17:11 #1035 por edudtracker
Respondido por edudtracker no tópico Kawasaki-D-Tracker 250-2010
Galera, a loucura foi feita, realizada a 1ª parte do projeto "Tanque Auxiliar": instalação do tanque no baú da moto.
Agora preciso urgente de uma ajuda, onde exatamente é o respiro da nossa moto? Existem duas mangueiras saindo direto do tanque que não se encaixam em nada, ficam apenas penduradas, realmente parece que são dois respiros, é isso mesmo? Nossa moto possui dois respiros? Acredito que posso ligar a mangueira do tanque auxiliar no respiro da moto, pois a funcionalidade não será comprometida, o tanque auxiliar possui um respiro próprio, ou seja, só vou muda-lo de lugar.

EduDTracker

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:1.601 segundos