Peguei minha Shadow e como temia encontrei um problema um tanto sério ao meu ver.
Pequei ela na marginal tietê ontem e durante o trajeto a luz de superaquecimento acendeu, o transito estava lento e o calor infernal, achei que poderia ser isso. Demorei um pouquinho para encostar pois não tinha nenhum lugar para parar, desliguei o motor, dei um tempo e voltei para estrada. Chequei até a castelo sem acender a luz e já imaginei: “Agora não liga mais pq vai ter vento”. Porém quando estava a 100 km/h no Rodoanel acendeu novamente. Encostei esperei mas um tempo e segui até em casa, chegando lá acendeu outra vez.
Verifiquei que a cebolinha está ligando e ao tirar a tampa do radiador o nível de água estava próxima a tampa. O dono veio da praia com ela as 5 da manhã (140 km) e informou que a luz não acendeu.
Como é minha primeira experiência com sistema de arrefecimento venho humildemente pedir auxílio de vcs, os detalhes que reparei que ao meu ver podem impactar são:
1º) Quando tirei a tampa notei que havia uma camada, tipo uma gosma, de cor alaranjada. Acredito que seja efeito da oxidação da água no sistema talvez por não ter sido colocado a proporção correta de água e anticorrosivo. Vou mandar para revisão geral incluindo limpar o sistema de arrefecimento assim que transferir e emplacar.
2º) O dono mencionou colocar água apenas pela tampa do radiador, não sei se pondo ali também completa o reservatório. O reservatório foi pintado durante a pintura da moto, então não estou conseguindo verificar se tem água ali, vou comprar um “pintoff” para remover a tinta do reservatório, lava-lo por fora e ver se consigo ver a água.
Vcs tem ideiá do que poderia ser? Estou muito triste pois até resolver isso só vou poder sair com ela para fazer a vistoria e emplacamento.
Pelo que vc descreveu, é falta de manutenção no sistema de arrefecimento. Uma boa limpeza e verificação deve resolver.
Tem gente que olha apenas o visual e se esquece do funcional. Pintar o reservatório de Liquido de arrefecimento???? Para quê?!?!?!?!
Além do mais, nunca se deve colocar apenas água no sistema (apenas numa emergência, e trocando o líquido assim que possível), mas sim a mistura correta de água com aditivo (sempre de boa qualidade). Para reposição, tem no mercado já diluído na proporção correta e é só completar o reservatório até a marca MAX.
Dei uma fuçada na net de como trocar o liquido e ao tira-lo estava com um cheiro forte de ferrugem, além de ter umas partículas cor de barro solto na água. Coloquei apenas água destilada e um produto de limpeza, liguei por 5 minutos, sangrei todo o liquido novamente e coloquei o aditivo pronto da Motul.
Após isso andei 84km, pegando estrada e ruas de bairro com alguns trechos de subida íngreme onde subi devagar e com giro alto. Apenas nessas subidas percebi a ventoinha ligando e em nenhum momento acendeu a luz de temperatura. O clima no dia não estava quente, porém meu sogro disse que a temperatura externa altera pouco e oque esquenta mesmo é o funcionamento do motor, espero que ele esteja certo porque sendo assim o problema já foi resolvido.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
Dei uma fuçada na net de como trocar o liquido e ao tira-lo estava com um cheiro forte de ferrugem, além de ter umas partículas cor de barro solto na água. Coloquei apenas água destilada e um produto de limpeza, liguei por 5 minutos, sangrei todo o liquido novamente e coloquei o aditivo pronto da Motul.
Após isso andei 84km, pegando estrada e ruas de bairro com alguns trechos de subida íngreme onde subi devagar e com giro alto. Apenas nessas subidas percebi a ventoinha ligando e em nenhum momento acendeu a luz de temperatura. O clima no dia não estava quente, porém meu sogro disse que a temperatura externa altera pouco e oque esquenta mesmo é o funcionamento do motor, espero que ele esteja certo porque sendo assim o problema já foi resolvido.
Que bom que solucionou!!!
Agora é só fazer a verificação constante do líquido de arrefecimento e completar quando necessário. Mas se necessitar de constantes complementos, pode indicar um outro problema! O normal é demorar para ter que completar (apenas da 1ª vez por conta de algum ajuste).