Luz de superaquecimento acendendo - Shadow 600

17 Nov 2017 09:05 #1 por Dedenis
Bom dia amigos(as),

Peguei minha Shadow e como temia encontrei um problema um tanto sério ao meu ver.

Pequei ela na marginal tietê ontem e durante o trajeto a luz de superaquecimento acendeu, o transito estava lento e o calor infernal, achei que poderia ser isso. Demorei um pouquinho para encostar pois não tinha nenhum lugar para parar, desliguei o motor, dei um tempo e voltei para estrada. Chequei até a castelo sem acender a luz e já imaginei: “Agora não liga mais pq vai ter vento”. Porém quando estava a 100 km/h no Rodoanel acendeu novamente. Encostei esperei mas um tempo e segui até em casa, chegando lá acendeu outra vez.

Verifiquei que a cebolinha está ligando e ao tirar a tampa do radiador o nível de água estava próxima a tampa. O dono veio da praia com ela as 5 da manhã (140 km) e informou que a luz não acendeu.

Como é minha primeira experiência com sistema de arrefecimento venho humildemente pedir auxílio de vcs, os detalhes que reparei que ao meu ver podem impactar são:

1º) Quando tirei a tampa notei que havia uma camada, tipo uma gosma, de cor alaranjada. Acredito que seja efeito da oxidação da água no sistema talvez por não ter sido colocado a proporção correta de água e anticorrosivo. Vou mandar para revisão geral incluindo limpar o sistema de arrefecimento assim que transferir e emplacar.

2º) O dono mencionou colocar água apenas pela tampa do radiador, não sei se pondo ali também completa o reservatório. O reservatório foi pintado durante a pintura da moto, então não estou conseguindo verificar se tem água ali, vou comprar um “pintoff” para remover a tinta do reservatório, lava-lo por fora e ver se consigo ver a água.


Vcs tem ideiá do que poderia ser? Estou muito triste pois até resolver isso só vou poder sair com ela para fazer a vistoria e emplacamento.

Obrigado desde já!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2017 08:40 #2 por ezenecon
Bom dia Dedenis,

Pelo que vc descreveu, é falta de manutenção no sistema de arrefecimento. Uma boa limpeza e verificação deve resolver.

Tem gente que olha apenas o visual e se esquece do funcional. Pintar o reservatório de Liquido de arrefecimento???? Para quê?!?!?!?!

Além do mais, nunca se deve colocar apenas água no sistema (apenas numa emergência, e trocando o líquido assim que possível), mas sim a mistura correta de água com aditivo (sempre de boa qualidade). Para reposição, tem no mercado já diluído na proporção correta e é só completar o reservatório até a marca MAX.

Parabéns pela moto!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Dedenis

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2017 13:38 #3 por Dedenis
Obrigado Ezenecon!

Dei uma fuçada na net de como trocar o liquido e ao tira-lo estava com um cheiro forte de ferrugem, além de ter umas partículas cor de barro solto na água. Coloquei apenas água destilada e um produto de limpeza, liguei por 5 minutos, sangrei todo o liquido novamente e coloquei o aditivo pronto da Motul.

Após isso andei 84km, pegando estrada e ruas de bairro com alguns trechos de subida íngreme onde subi devagar e com giro alto. Apenas nessas subidas percebi a ventoinha ligando e em nenhum momento acendeu a luz de temperatura. O clima no dia não estava quente, porém meu sogro disse que a temperatura externa altera pouco e oque esquenta mesmo é o funcionamento do motor, espero que ele esteja certo porque sendo assim o problema já foi resolvido.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2017 14:34 #4 por ezenecon

Dedenis escreveu: Obrigado Ezenecon!

Dei uma fuçada na net de como trocar o liquido e ao tira-lo estava com um cheiro forte de ferrugem, além de ter umas partículas cor de barro solto na água. Coloquei apenas água destilada e um produto de limpeza, liguei por 5 minutos, sangrei todo o liquido novamente e coloquei o aditivo pronto da Motul.

Após isso andei 84km, pegando estrada e ruas de bairro com alguns trechos de subida íngreme onde subi devagar e com giro alto. Apenas nessas subidas percebi a ventoinha ligando e em nenhum momento acendeu a luz de temperatura. O clima no dia não estava quente, porém meu sogro disse que a temperatura externa altera pouco e oque esquenta mesmo é o funcionamento do motor, espero que ele esteja certo porque sendo assim o problema já foi resolvido.


Que bom que solucionou!!!

Agora é só fazer a verificação constante do líquido de arrefecimento e completar quando necessário. Mas se necessitar de constantes complementos, pode indicar um outro problema! O normal é demorar para ter que completar (apenas da 1ª vez por conta de algum ajuste).

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.105 segundos