Análises escritas por Thiago Moreno

10 resultados - mostrando 1 - 10
 
Trail
 
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    15 de Abril de 2015
Atualizado pela última vez: 15 de Abril de 2015
Analista Top 10  -  

Eu rodei uns 2.000 km com a moto de um amigo de São Paulo a Campo Grande. A moto é muito confortável e o parabrisa faz diferença na estrada. Na rodovia a média ficou em 25 km/l. Na cidade passa em qualquer lugar. Freia bem e anda melhor ainda. Acompanhei e até ultrapassei algumas Harley Sportster no caminho.

Mas não é trail de verdade, a suspensão é pouco dura pra isso e não tem nada no guidão pra amortecer a vibração, coisa que uma Tenere 250 tem. Ela também não tem proteção para o amortecedor traseiro nem para o radiador, que fica cheio de barro se você sair do asfalto. Fora que os pneus são totalmente on-road.

Ou seja, baita moto pra andar na cidade e pegar a estrada numa boa. Só não espere que ela vá fazer trilha. E ela podia ser mais barata, mas o que no Brasil é barato, não é mesmo?

Eu recomendo!
Prós
Conforto
Consumo
Desempenho
Agilidade
Contras
Preço
Desempenho na terra
Vibração no guidão
Não tem guarda pó para a suspensão traseira
Não tem proteção para o radiador

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
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Trail
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
6.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
5.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Essa moto eu comprei com meu pai há uns 5 anos. Estava encostada e enferrujada numa garagem. Pagamos R$ 2.500 nela e eu devo ter gasto a mesma quantia arrumando. A primeira coisa foi desmontar tudo para pintar o quadro e substituir peças em mal estado. Foi aí que eu vi o quanto é simples mexer nessa moto. Duas chaves de boca e um alicate a deixam só no quadro em questão de minutos. O motor já está na quarta retífica, provavelmente por causa do tempo parado e mecânicos que só sabem mexer em CG. Mas as famosas "7 partes móveis" em todo o motor são simples e mesmo a retífica completa não sai por mais de R$ 400.

A moto deixa muita 250cc para trás e muda de direção com facilidade. A suspensão de curso longo ignora os buracos e a posição do piloto é muito confortável, como na maioria das Trail. O diferencial aqui é deixar moleque de Twister para trás numa nuvem de fumaça, rs.

Eu acho a fumaça e o cheiro do óleo 2 tempos um charme, mas como todo mundo que eu conheço acha que é um defeito, entram na lista dos contras. O consumo não é dos melhores, mas é esperado para um motor desse tipo. Comigo, fica na casa dos 17 km/l na cidade.

Eu recomendo!
Prós
Desempenho
Charme do motor 2 tempos
Simplicidade mecânica
Dirigibilidade
Contras
Consumo
"Charme" da fumaça e do cheiro de óleo 2 tempos, tem que goste. Como eu, por exemplo.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1996
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
18.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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Trail
 
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
6.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Como substituta da Falcon, a XRE ficou devendo muito. Mas seu desempenho está dentro do esperado para a categoria. O conforto e a dirigibilidade são muito bons, mas o acabamento final é muito ruim, com plásticos de má qualidade e fios pendurados. E olha que ela não é nenhuma pechincha para comprar.

Não recomendo.
Prós
Visual
Desempenho
Conforto
Contras
Acabamento
Preço

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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Trail
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
6.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Eu tenho uma DT 180 1996 e me senti muito à vontade na XTzinha. Me lembrou em muitos aspectos a minha antiga a 2 tempos. O guidão largo com banco alto propiciam uma boa postura de condução e as rodas grandes com curso de suspensão maior seguram os buracos muito bem, só que a XT 125 tem um motor de 4 tempos bem mais econômico e amigável que o da DT: não solta fumaça nem saio cheirando a óleo. Eu acho isso um charme, mas como minha namorada discorda, tendo a achar que o estranho sou eu mesmo, rs.

O lado negativo fica por conta do visual, que parece uma Lander miniatura, e o motor 125cc que é pouco para uma moto dessa proposta. O banco em nível único não deve agradar muito os garupeiros de plantão

Eu recomendo!
Prós
Curso de suspensão
Conforto
Ergonomia
Dirigibilidade
Contras
Visual
Desempenho

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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Street
 
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Passei um dia com essa moto e achei interessante a evolução em relação à antiga Twister, com adoção da injeção eletrônica e visual mais interessante. A moto responde bem ao acelerador e faz curvas sem medo. O problema é que a Yamaha Fazer faz tudo isso, é mais barata e nem tão visada para roubos quanto o modelo da Honda.

Não recomendo.
Prós
Desempenho
Dirigibilidade
Contras
Preço
Índice de furtos e roubos
Acabamento

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
6.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Apesar de ter andado pouco com a Lead, eu me diverti muito com ela. É sentar e acelerar, ela não exige esforço algum para conduzir e é muito confortável. Você se pega sorrindo a 40 km/h ziguezagueando entre os obstáculos. Vira uma brincadeira andar com ela na cidade. Ela possui porta-objetos cômodos e de fácil a cesso, enquanto o sistema de injeção eletrônica e o arrefecimento à liquido do motor tornam o funcionamento da moto imperceptível.

O senão vai para as rodas pequenas e a suspensão de curso curto, o que ocasiona o famoso "fim de curso" na buraqueira, mas isso acontece com todas as cub com rodas inferiores a 16". O preço também é salgado considerando a concorrência, mas a Lead tem mais tecnologia embarcada.

Eu recomendo!
Prós
Praticidade
Dirigibilidade
Rede de Concessionárias
Tecnologia
Contras
Preço
Desempenho da suspensão na buraqueira (inerente de motos com roda pequena)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    27 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Fiz um breve teste-drive No estande da Yamaha em Interlagos. Me surpreendi pela facilidade de condução, ela muda de direção sem esforço. É uma boa opção pra quem quer sair do transporte público. O sistema semi-automático sem embreagem é cômodo no anda-e-para, mas limita o desempenho, ainda mais considerando que o câmbio tem apenas quatro marchas. Outro problema que tive foi com a suspensão, muito firme pelo baixo peso.

E pra mim moto que não oferece freio a disco de série não pode ser perfeita. Mas esse é o Brasil, País onde o cara prefere comprar partida elétrica no lugar de itens de segurança.

Eu recomendo!
Prós
Praticidade
Dirigibilidade
Baixo peso
Contras
Câmbio de apenas quatro marchas
Desempenho (mas não dá pra exigir muito de uma moto nessa proposta)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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Trail
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    26 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Conheço essa moto há pouco tempo, mas ela me surpreendeu positivamente. Muito confortável para o piloto e para o garupa graças ao banco largo e o para-brisa, ela anda muito bem na cidade e em pequenos trechos rodoviários. Faltou uma sexta marcha para manter 120 km/h, velocidade em que o motor já beira os 7.500 rpm e gera incômodo em longas distâncias. Com o tanque grande, é o jeito mais barato de brincar de Big Trail sem muito dinheiro. Por causa do visual e do porte, porém, muito frentista já me perguntou se era uma Tenere 600.

Eu recomendo!
Prós
Versatilidade
Conforto
Autonomia
Contras
Desempenho em estrada

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
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Custom
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
6.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    26 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Foi a primeira moto que eu comprei, tenho outras maiores e não consigo me desfazer dessa pequena. Muito bonita, vem bem equipada considerando a média do segmento. Tem boa ergonomia e acomoda bem um garupa. Com essa moto e já caí seis ou sete vezes. Tudo que precisei trocar até agora foram alguns piscas e espelho. O guidão eu troquei depois do quarto tombo, só por segurança, não queria desentortá-lo novamente. O chicote elétrico dela é chinês e muito frágil, minha lanterna traseira entrou em curto por causa disso. Fora isso, em manutenção nesses cinco anos, só o usual. Nunca me deixou na mão.

Na lista das manutenções em cinco anos de uso:
- Cabo do tacômetro: x2
- Cabo do velocímetro: x2
- Desmultiplicador: x1
- Disco de freio: x1
- Pastilha de freio dianteiro: x6
- Sapata do freio traseiro: x2
- Pneu dianteiro: x1
- Pneu traseiro: x2
- Lâmpada do farol: x2
- Lâmpada de posição dianteira: x1
- Lâmpada de posição traseira: x3
- Luz de freio: x3

Eu recomendo!
Prós
Preço
Consumo
Manutenção simples
Visual
Equipamentos de série
Contras
Componentes de origem chinesa
Pouca durabilidade de algumas peças

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2007
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
33.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Custom
 
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
5.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    26 de Junho de 2012
Analista Top 10  -  

Comprei a minha no final de 2010 a muito custo. Ela é dura, esquenta e vibra muito, além do consumo que não consigo fazer sair da casa dos 13 km/l na cidade (São Paulo). Mas nada disso sobrepõe o prazer de se circular em cima dessa moto. Ela é do tipo que exige habilidade e recompensa o piloto por isso. Para quem gosta de uma moto com personalidade, essa é a pedida. Ainda mais considerando que se compra uma moto de quase 900cc por preço de 650cc.

A mancada mesmo é só o banco original, muito plaino e duro. Para o garupa é um terror, pois a moto não oferece nenhum tipo de apoio. Coloquei um assento mais largo e com mais espuma. Melhorou um pouco, mas sem um sissy-bar (encosto para o garupa), é difícil para quem vai atrás completar uma viagem de mais de uma hora.

Outro ponto negativo é o preço dos acessório. Me informaram um preço de R$ 1.000 para um encosto original. Estou procurando paralelos

Eu recomendo!
Prós
Visual
Torque
Usabilidade urbana considerando o porte da moto
Preço de aquisição
Habilidade de cruzar grandes distâncias
Contras
Consumo
Autonomia
Conforto para o garupa
Preço das revisões em concessionária

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
7.800 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Alto
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